Questões de Administração do ano 2013

Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O posicionamento competitivo das empresas, dentro de um ramo de negócio, é influenciado pelas forças competitivas. Segundo Michael Porter, essas forças são

  • A. a entrada de novos competidores, as ameaças de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • B. a entrada de novos competidores, a alteração da legislação tributária, o poder de negociação dos compradores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • C. a entrada de novos competidores, as ameaças de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • D. as ameaças de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • E. a entrada de novos competidores, as ameaças de produtos substitutos e o poder de negociação dos compradores.

Entre as técnicas utilizadas para o planejamento estratégico, a matriz SWOT consegue identificar, de maneira eficiente, as variáveis internas e externas. Com base nisso, é correto afirmar que as informações sobre os fatores externos recebem o nome de

  • A. forças e oportunidades.
  • B. forças e fraquezas.
  • C. fraquezas e ameaças.
  • D. fraquezas e oportunidades.
  • E. ameaças e oportunidades.

Com relação aos conceitos relacionados às estratégias de crescimento, assinale a alternativa correta.

  • A. Penetração de mercado é quando se busca obter menor participação no mercado onde se atua com o mix de produtos/serviços já oferecidos pela empresa.
  • B. Estratégias de crescimento são divididas em intensivas, integrativas e financeiras.
  • C. Desenvolvimento de produto é quando se busca uma maior participação no mercado de atuação com novos produtos/serviços.
  • D. Diversificação é quando se busca entrar em novos mercados com a mesma linha de produtos/serviços.
  • E. Desenvolvimento financeiro é quando empresas que não possuem muitas oportunidades de negócios, porém possuem capital, associam-se a empresas que também possuem capital e novas oportunidades de negócio.

Certa empresa fabrica vidros e procura aumentar o seu resultado, por meio da utilização de uma vantagem competitiva. Dessa forma, ampliou a própria capacidade produtiva, evitando um aumento proporcional do seu custo de produção. Assim, o aumento do número de vidros produzidos representou uma diminuição do custo médio por produto. Com base na situação hipotética citada, assinale a alternativa que apresenta o fator de custo da cadeia de valor utilizado por essa empresa.

  • A. Padrão de utilização de capacidade.
  • B. Licitações.
  • C. Políticas discricionárias.
  • D. Timing.
  • E. Economia de escala.

Com base nos conceitos de aliança estratégica, assinale a alternativa correta.

  • A. A aliança estratégica resume-se à coordenação estratégica das atividades, não se preocupando com as atividades operacionais.
  • B. Para haver aliança estratégica, deve ocorrer, entre outras, atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia.
  • C. Necessariamente deve haver participação acionária.
  • D. Alianças estratégicas sempre acabam em fusão das empresas participantes da aliança.
  • E. Apesar de toda a cooperação envolvida, uma das empresas necessariamente deve assumir os direitos de licenciamento sobre o objeto da aliança.

A empresa Resultados Ltda. utilizou o Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão, necessitando materializar, de forma visual, seus objetivos, suas metas e ações. Precisa, também, distribuí-los em perspectivas, de maneira que fique evidente a toda a organização a relação de causa e efeito entre os objetivos e a participação de cada um para o alcance deles. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que demonstra a melhor maneira pela qual a empresa Resultados apresentará essas informações aos colaboradores dela.

  • A. Resumo estratégico.
  • B. Plano financeiro.
  • C. Plano de negócio.
  • D. Mapa estratégico.
  • E. Plano de alinhamento.

A educação corporativa é um processo institucional estruturado, de formação continuada e desenvolvimento do potencial humano, que é influenciado por três variáveis que interagem entre si. Com relação a essas variáveis, é correto afirmar que a variável

  • A. tecnológica auxilia nos processos individuais de aprendizagem, favorecendo a competitividade entre os trabalhadores da instituição.
  • B. comportamental abrange os aspectos de natureza psicocomportamentais, como a motivação e a cognição, relacionados à aprendizagem.
  • C. comportamental analisa o perfil emocional dos trabalhadores, auxiliando em evitar conflitos futuros.
  • D. tecnológica, a comportamental e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.
  • E. tecnológica, a organizacional e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.

Com relação ao levantamento de necessidades de treinamento (LTN), assinale a alternativa correta.

  • A. A entrevista de desligamento é um expressivo instrumento de levantamento de necessidades de treinamento.
  • B. Um programa de treinamento eficaz alcança todos os funcionários simultaneamente, gerando economia de recursos para a instituição.
  • C. A análise do treinamento deverá acontecer a partir do exame dos requisitos e das especificações dos cargos.
  • D. O levantamento de necessidades de treinamento parte de uma visão micro, isto é, do conhecimento das necessidades individuais, para uma visão macro da organização.
  • E. A definição dos temas e dos conteúdos a serem abordados em cada assunto é a etapa que antecede o estabelecimento dos objetivos do programa.

Um dos focos da estratégia é a busca da satisfação d os stakeholders, entendidos como todas as partes interessadas no sucesso de uma organização. Sobre essa importante relação, assinale a alternativa correta.

  • A. Quando uma organização busca formar preços justos e competitivos, demonstra um foco estratégico nos clientes.
  • B. Os fornecedores não podem ser considerados no grupo dos stakeholders da organização, pois não interferem e não são afetados pelas ações estratégicas.
  • C. Os colaboradores internos não participam das atividades de gestão estratégica, pois esta é competência exclusiva da alta administração da organização.
  • D. O estudo do ambiente de operações da organização está relacionado aos concorrentes, não sendo, assim, contemplada a perspectiva da sociedade ou as questões de responsabilidade social.
  • E. Em organizações sem fins lucrativos, as atividades estratégicas são influenciadas somente pelas variáveis governamentais, uma vez que não existe a perspectiva da competitividade.

Peter Drucker dizia que o responsável pela concretiz ação de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão. Considerando que a missão, a visão de futuro e os valores de uma organização devem estar enraizados na essência dela, assinale a alternativa correta.

  • A. Segundo Drucker, o planejamento financeiro de uma organização deve ser a prioridade em detrimento da realização da própria missão.
  • B. A missão da empresa, às vezes, é definida como uma declaração de como ela vai atuar no mercado, sendo bem flexível, de modo que, caso as condições do mercado se modifiquem, a missão também se altera.
  • C. A missão está relacionada aos objetivos futuros da empresa, no que se refere diretamente ao planejamento da construção de um futuro para o negócio e seus clientes.
  • D. Os valores devem espelhar os padrões de comportamentos éticos institucionais e as atitudes positivas, para que a empresa seja respeitada junto ao mercado e seus clientes.
  • E. A visão deve estar fundamentada no passado, na origem da empresa e na respectiva atividade habitual e real, definindo o que ela realmente faz.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...