Questões de Administração do ano 2013

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O planejamento estratégico define os objetivos, as metas, as estratégias, as decisões e as ações de uma organização. Antes do planejamento, deve-se realizar um diagnóstico da organização, estudando o seu ambiente externo e interno. Em relação ao estudo do ambiente externo utilizando a matriz SWOT, assinale a alternativa correta.

  • A. Ao analisar o ambiente externo na matriz SWOT, deve-se observar somente os pontos fortes da organização.
  • B. Na análise do ambiente externo na matriz SWOT, deve-se avaliar os pontos fortes e fracos da organização, que irão influir na competitividade da empresa no mercado.
  • C. O rápido crescimento do mercado, a abertura aos mercados estrangeiros e o surgimento de novas tecnologias podem ser aspectos ligados às oportunidades surgidas no ambiente externo.
  • D. investimento em inovação na empresa são aspectos do ambiente externo, que podem ser ameaças na matriz SWOT.
  • E. Os consumidores, os sindicatos e os fornecedores são stakeholders internos que não afetam as atividades de uma organização em relação ao seu ambiente externo.

De modo geral, a aliança estratégica é a união de duas ou mais empresas que possuem um objetivo comum entre si. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático de aliança estratégica.

  • A. As empresas X e Y realizaram uma aliança estratégica, caracterizada por sempre envolver uma participação acionária entre as duas empresas.
  • B. A aliança estratégica entre as empresas X e Y, por ser um negócio privado, não sofrerá restrições governamentais por meio de leis e regulamentos.
  • C. Na análise da parceria estratégica entre as empresas X e Y, devem ser considerados todos os recursos materiais. Contudo, as empresas não devem considerar os recursos imateriais e intangíveis, bem como a sua capacidade de aprendizagem.
  • D. Na aliança estratégica entre as empresas X e Y, a participação acionária entre os parceiros não foi cogitada, uma vez que elas constituíam empresas multinacionais.
  • E. A formação de aliança estratégica entre as empresas X e Y poderá proporcionar bons resultados ao longo dos anos, uma vez que elas poderão obter vantagens competitivas significativas.

Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta.

  • A. Toda vantagem competitiva constitui uma competência essencial.
  • B. Um ativo físico da empresa é uma competência essencial.
  • C. Competência essencial é uma carteira de produtos.
  • D. Uma competência essencial pode ser uma fonte de vantagem competitiva.
  • E. As competências essenciais são o aprendizado individual de cada gestor da empresa.

Tendo em vista que todas as atividades desempenhadas pela empresa podem ser representadas utilizando-se uma cadeia de valores, assinale a alternativa correta a respeito de valores competitivos.

  • A. Empresas atuando no mesmo ramo possuem cadeia de valores totalmente iguais, compondo, desse modo, uma base de vantagem competitiva.
  • B. As atividades de valor da cadeia de valores podem ser genericamente divididas em atividades primárias e atividades de apoio.
  • C. As atividades primárias sustentam as atividades de apoio por meio do fornecimento de insumos, tecnologias, recursos humanos e outras funções.
  • D. As atividades de apoio da cadeia de valores da empresa podem ser subdivididas em cinco categorias a saber: logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas e serviços.
  • E. As inter-relações entre os elos da cadeia de valores ou, mais especificamente, entre os setores da organização não possibilitam a transferência de conhecimento e informações de maneira contínua.

Assinale a alternativa quanto ao sistema que permite ao empregador/contribuinte consolidar os dados cadastrais e financeiros da empresa e de seus empregados, bem como repassá-los ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e à Previdência Social.

  • A. FGTS
  • B. SEFIP
  • C. GFIP
  • D. GRF
  • E. NRA.SFP

A administração de benefícios envolve o desenho de um plano de benefícios de acordo com critérios próprios e específicos, adaptados à realidade de cada organização. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta as estratégias de benefícios inseridas na etapa de estabelecimento de objetivos dentro do desenho do plano.

  • A. Retorno do investimento, mútua responsabilidade e pagamento parcial.
  • B. Interligação, evidenciação e motivação.
  • C. Pacificação, comparativa de benefícios e benefícios mínimos.
  • D. Desenho de objetivos, envolvimento e comunicação.
  • E. Custo, participação e porcentagem da folha de benefícios.

Determinado conselho profissional demanda a melhoria na qualidade dos próprios serviços, a partir do reconhecimento das melhores práticas. Nesse sentido, buscará tais práticas junto a outras organizações similares, com destacado reconhecimento. No caso hipotético, esse conselho está utilizando o método conhecido como

  • A. Princípio de Pareto.
  • B. Benchmarking.
  • C. BCG.
  • D. Downsizing.
  • E. 6 Sigma.

Assinale a alternativa que indica uma das premissas do método Kaisen.

  • A. Mobilidade de capital, pessoas e ideias.
  • B. Enxugamento de níveis hierárquicos.
  • C. Eliminação de concorrência.
  • D. Melhoria contínua.
  • E. Retroação buscando melhorias no processo.

Tão importante quanto o cliente externo, o cliente interno constitui um capital humano de fundamental importância na organização. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático sobre a abordagem do capital humano interno, adotado pela organização hipotética Conselho Profissional Y (CPY).

  • A. Considerando importante investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores o CPY, implantou um projeto para mapeamento de conhecimentos, de habilidades e de atitudes fundamentais para o melhor desempenho das pessoas na organização.
  • B. Ao mapear o capital humano envolvido nos serviços prestados pela organização, o CPY considerou que esse capital é possuído pela organização e não pelas pessoas envolvidas nas tarefas internas.
  • C. Ao recrutar uma nova equipe de colaboradores a serem alocados na prestação de serviços junto aos seus associados, o CPY não precisou considerar qualquer conjunto de conhecimentos, de habilidades e de competências, uma vez que esses aspectos não necessitam de desenvolvimento por serem intrínsecos às pessoas contratadas.
  • D. No atual projeto de valorização do capital intelectual do CPY, o departamento de pessoal considerou o projeto somente no nível gerencial, uma vez que todos os investimentos realizados no cliente interno e no contentamento dele não se correlacionam, direta ou indiretamente, com a satisfação do cliente externo.
  • E. Com base em estudos recentes sobre o capital humano, o CPY cancelou os projetos envolvendo o mapeamento de competências, uma vez que tais estudos demonstram que não há, nessa vertente, impacto direto nos resultados da organização ou na satisfação do cliente.

A Abordagem Clássica da Administração se divide em duas partes: Administração Cientíica e Teoria Clássica. A Administração Cientíica é um modelo de administração criado por Frederick Winslow Taylor no im do século XIX e início do século XX, baseado na aplicação do método cientíico na administração com o intuito de garantir a melhor eiciência aos sistemas produtivos. Em 1911, Taylor publicou seu livro Princípios da Administração Cientíica, reforçando suas propostas de planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, que tiveram grande impacto social e cultural. Propôs, então, os Princípios da Administração Cientíica, sobre os quais é correto airmar:

  • A. Princípio de Execução: consiste em substituir métodos empíricos por procedimentos cientíicos, de forma a treinar os trabalhadores para produzirem mais e melhor, para que atinjam a meta estabelecida.
  • B. Princípio de Controle: consiste em estabelecer e controlar a seleção dos trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, para que atinjam a meta estabelecida.
  • C. Princípio de Controle: consiste em controlar o desenvolvimento do trabalho para se certiicar de que o mesmo está, segundo o plano de produção, de acordo com a metodologia deinida e dentro da meta estabelecida.
  • D. Princípio de Preparo dos Trabalhadores: consiste em preparar as condições de trabalho e os meios necessários (ambiente físico, recursos) para que os trabalhadores executem a tarefa estabelecida.
  • E. Princípio de Planejamento: consiste em substituir métodos empíricos por procedimentos cientíicos, de forma a garantir as condições de trabalho e os meios necessários (ambiente físico, recursos) para que os trabalhadores executem a tarefa estabelecida.
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