Questões de Administração do ano 2013

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A Teoria Clássica, desenvolvida por Henri Fayol, em 1916, caracteriza-se pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eiciente. Parte da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eiciência de todos os elementos envolvidos, sejam eles departamentos, seções ou pessoas como executoras de tarefas e ocupantes de cargos. Com relação às funções básicas da empresa, propostas por Fayol, é INCORRETO relacionar:

  • A. Funções Técnicas
  • B. Funções de Segurança
  • C. Funções de Pessoal
  • D. Funções Comerciais
  • E. Funções Contábeis

Segundo Idalberto Chiavenato: “[...] O planejamento igura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. [...] determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. [...] começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.”. Assim, o planejamento se refere ao conjunto de ações a serem adotadas para atingir os objetivos almejados, sendo, portanto, importante ferramenta de gestão das organizações no curto, médio e longo prazos. O planejamento abrange três níveis na organização, cujas ações precisam ocorrer de forma articulada: os níveis estratégico, tático e operacional.

Com relação a esses níveis do Planejamento Organizacional, é correto airmar:

  • A. O nível tático compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela deinição dos objetivos e planos da empresa, tomando decisões quanto às questões de médio prazo, tais como: sua sobrevivência, crescimento e eicácia geral.
  • B. O planejamento operacional direciona seus esforços para setores especíicos que apresentam grandes impactos na organização, como a tomada de decisões quanto às questões de longo prazo. As decisões desse nível são revistas a todo o momento, conforme necessário.
  • C. O planejamento, no nível estratégico, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais especíicos. O principal desaio neste nível é promover um contato eiciente e eicaz entre os níveis tático e operacional.
  • D. O planejamento, no nível estratégico, dada a sua natureza e grau de importância na organização, representa um impacto mais amplo e profundo, com conteúdo mais genérico, sintético e abrangente, sendo responsável pela tomada de decisões de longo prazo e macro-orientadas.
  • E. O planejamento, no nível tático, apresenta maior grau de incerteza para as tomadas de decisões, que são realizadas no médio prazo. As decisões nesse nível são mais facilmente revistas, quando necessário, por terem menor abrangência que as estratégias.

O administrador é o proissional que gerencia a organização, soluciona problemas, dimensiona recursos, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações, enim, toma decisões embasadas em fatos concretos. O conhecimento tecnológico da administração é fundamental para o exercício de suas funções, mas há um elemento pertencente ao processo que precisa ser considerado – a personalidade e o modo de agir do administrador, ou seja, suas habilidades. Habilidade é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis. Para um administrador executar eicazmente um processo administrativo, são necessárias ao menos três habilidades:

  • A. habilidade técnica, gerencial e humana
  • B. habilidade de controle, humana e gerencial
  • C. habilidade humana, gerencial e conceitual
  • D. habilidade de controle, técnica e conceitual
  • E. habilidade técnica, humana e conceitual

O desenvolvimento tecnológico e a Tecnologia da Informação (TI) causaram impactos profundos nas organizações, propiciando o surgimento da Era da Informação. A riqueza das organizações passa a se depositar em seu capital intelectual, no conhecimento por ela gerado. Em seu livro Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato destaca a importância do conhecimento nesta Era e o impacto da TI nas organizações: “... Em primeiro lugar, ela (TI) permite a compressão do espaço. (...) Em segundo lugar, a TI permite a compressão do tempo. (...) Em terceiro lugar, a TI permite a conectividade. (...).”. Considerando o impacto da Tecnologia da Informação nas organizações, indique a alternativa INCORRETA:

  • A. A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual. Prédios e escritórios sofreram brutal redução de tamanho. A compactação fez com que arquivos eletrônicos acabassem com o papelório e com a necessidade de móveis, liberando espaços para outras inalidades.
  • B. A informação em tempo real permite a integração de vários processos diferentes nas organizações. Os Centros de Processamento de Dados (CPD) foram enxugados e centralizados por meio de redes integradas de microcomputadores nas organizações.
  • C. Surgiram as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas ixas. A miniaturização, a portabilidade e a virtualidade tornaram-se a nova dimensão espacial fornecida pela TI.
  • D. As comunicações tornaram-se móveis, lexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. A instantaneidade passa a ser a nova dimensão temporal fornecida pela Tecnologia da Informação.
  • E. Com o microcomputador portátil, multimídia, trabalho em grupo (workgroup), estações de trabalho (workstation), surgiu o “teletrabalho”, em que as pessoas trabalham juntas embora distantes isicamente, diminuindo a necessidade de deslocamento físico.

Segundo Chiavenato, ético é o “conjunto de valores ou princípios morais que estabelecem o que é certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização”. O autor deine, ainda, responsabilidade social como o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade, adotando políticas e assumindo compromissos que beneiciem esta. Considerando a importância da ética e da responsabilidade social para as organizações, as empresas possuem fatores que impulsionam o desenvolvimento de um programa de responsabilidade social.

Dentre os fatores que estimulam a adoção de programas de responsabilidade social pelas organizações, indicados por Chiavenato, é INCORRETO airmar que:

  • A. Promover e melhorar as comunidades onde a organização faz negócios
  • B. Inluenciar a regulação governamental ou intervenções externas para sanar a omissão das organizações.
  • C. As ações sociais e ações éticas podem gerar lucros.
  • D. Obtém-se uma melhora na imagem pública da organização.
  • E. A responsabilidade social aumenta a viabilidade dos negócios e os negócios proporcionam benefícios sociais.

Como soluções bem-sucedidas (soluções emergentes), nas últimas décadas, podemos apontar: Melhoria Contínua; Qualidade Total; Reengenharia; Benchmarking; Equipes de Alto Desempenho; Gestão de Projetos.

Veriicando os conceitos a seguir, identiique a deinição INCORRETA:

  • A. Equipes de Alto Desempenho – participação das equipes, compostas por pessoas que buscam uma resposta mínima para as mudanças individuais, no dinâmico ambiente de negócios. São os grupos que aderem à compatibilidade da estrutura organizacional, visando a adequar as pessoas aos negócios da empresa.
  • B. Melhoria Contínua – baseia-se no Controle Estatístico de Processo (CEP), com o foco na qualidade e base na análise da probabilidade. Visa à qualidade dos produtos e serviços em programas de longo prazo, para privilegiar a melhoria gradual da administração, com abordagem participativa e mudança de conceitos. Melhoria signiica um processo de gestão que elimina o desperdício e eleva a qualidade.
  • C. Qualidade Total – é representada pelo atendimento às exigências do cliente, ligada à aplicação da melhoria contínua, na organização como um todo, do nível operacional, passando pelo nível tático, até o nível estratégico, ou a cúpula, com envolvimento total de todos.
  • D. Reengenharia (de processo) – baseia-se na readequação do processo, buscando a implantação rápida de tecnologias que inovem e agilizem os trabalhos realizados na empresa, como por exemplo a ixação de uma tecnologia de informação e processo (software corporativo que integra todas as áreas da empresa). Uma das preocupações da reengenharia é fazer mais com cada vez menos.
  • E. Benchmarking – pesquisa de mercado que inluencia a qualidade e a produtividade da empresa. Busca as melhores práticas na indústria, que servirão de referência e conduzirão a um desempenho superior. É quando uma empresa examina como outra executa uma função, a im de melhorar a realização desta mesma função ou de alguma semelhante.

A Teoria do Capital Intelectual considera o conhecimento como o principal fator de produção da era contemporânea. Em seu livro Capital Intelectual - A nova vantagem competitiva das empresas, Thomas Stewart destaca que “A informação e o conhecimento são as armas nucleares da nossa era”. Assim, o esforço das organizações deve voltarse para a produção e gestão desse componente da cadeia de valor. Stewart destaca a importância do conhecimento tácito como elemento estratégico na composição do capital intelectual, considerando-o o principal ativo das organizações. Para Stewart, o capital intelectual é composto por:

  • A. Capital Humano, Capital-Cliente e Capital Financeir
  • B. Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Organizacional
  • C. Capital Humano, Capital Estrutural e Capital de Marca
  • D. Capital Humano, Capital Organizacional e Capital Estrutural
  • E. Capital Humano, Capital-Cliente e Capital de Marca

Peter Senge propôs cinco disciplinas de aprendizagem para construir um ambiente organizacional fértil em criatividade e aprendizagem, criando um ciclo de renovação permanente.

Veriicando os conceitos a seguir, identiique a deinição INCORRETA:

  • A. DOMÍNIO PESSOAL: é a mesclagem do que o indivíduo aspira em sua vida pessoal com sua realidade atual, capacitando-o a fazer as melhores escolhas e alcançar os melhores resultados.
  • B. MODELOS MENTAIS: focam-se na relexão e no questionamento que inluenciam o pensamento e a interação entre as pessoas. Ao reletirem, as pessoas têm autonomia sobre suas decisões e ações.
  • C. APRENDIZAGEM DE EQUIPE: é a forma de interação entre os componentes de um grupo. Suas técnicas são o diálogo e a prática de ações que alcancem o objetivo comum, desenvolvendo uma inteligência maior que a soma dos talentos individuais.
  • D. VISÃO COMPARTILHADA: várias pessoas que compartilham propósitos individuais, nutrindo um compromisso pessoal. Criação de um ambiente de emancipação e valorização dos talentos e projetos pessoais.
  • E. PENSAMENTO SISTÊMICO: trata-se de estudar e entender como interagem e se correlacionam os comportamentos do sistema na sua totalidade e não em seus detalhes.

A Administração de Recursos Humanos envolve todas as ações voltadas ao estímulo da interação do trabalhador com a organização e ao aumento de sua produtividade. É uma área multidisciplinar e tem como função enfatizar a importância dos funcionários, dando subsídios para que estes se desenvolvam na organização, realizando seus objetivos proissionais, ao mesmo tempo em que auxiliam a empresa a alcançar suas metas. Considerando os principais objetivos da Administração de Recursos Humanos apontados por Chiavenato, é INCORRETO indicar:

  • A. Proporcionar competitividade à organização.
  • B. Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivado
  • C. Aumentar a autoavaliação e a satisfação dos empregados no trabalho.
  • D. Desenvolver e manter a qualidade de vida dos gestores.
  • E. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

O treinamento busca a aquisição de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades por um indivíduo que resultam no aumento da performance no cargo atual. Assinale a alternativa correta:

  • A. O treinamento é visto como meio para dirigir as tendências dos indivíduos em termos de falta de iniciativa, de ordem e de lealdade, para que estes respondam às ordens dos gerentes para alcançar os objetivos da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em três subsistemas interdependentes: diagnóstico, execução e avaliação.
  • B. O treinamento é visto como o início da formação, para suprir as carências dos trabalhadores em termos de conhecimento e competências, para que estes mantenham as atitudes necessárias para cumprir os objetivos da cheia imediata. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em dois subsistemas interdependentes: planejamento (programação ou desenho) e avaliação.
  • C. O treinamento pode ser visto como um mecanismo para se fazer cumprir as determinações da alta direção das organizações, dirigindo os indivíduos em termos de conhecimento, habilidades e atitudes, para que estes respondam aos desígnios necessários, de desempenho e idelidade, para alcançar os objetivos da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em cinco subsistemas interdependentes: diagnóstico, programação, desenho, execução e avaliação.
  • D. O treinamento é visto como um im para suprir as lacunas dos indivíduos em termos de conhecimento, crenças e atitudes, para que estes realizem as tarefas necessárias para responder aos supervisores e ditames da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em subsistemas interdependentes: planejamento (programação ou desenho), diagnóstico, avaliação, execução e reavaliação.
  • E. O treinamento é visto como meio para suprir as carências dos indivíduos em termos de conhecimento, habilidades e atitudes, para que estes desempenhem as tarefas necessárias para alcançar os objetivos da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em quatro subsistemas interdependentes: diagnóstico, planejamento (programação ou desenho), execução e avaliação.
Provas e Concursos

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