Questões de Administração do ano 2013

Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que não apresenta uma barreira à comunicação em nível organizacional.

  • A. Necessidades departamentais.
  • B. Diferenças de status e poder.
  • C. Falta de canais formais.
  • D. Rede de comunicação inadequada para a tarefa.
  • E. Semântica.

A comunicação humana pode ocorrer de várias formas. Estas possuem características específicas, no entanto, se integram para possibilitar uma sincronia entre ideias, contexto e relação pessoal. A qualidade de nossos relacionamentos faz a diferença na obtenção dos resultados que buscamos. O pedagogo, visando a melhorar a comunicação interpessoal, não precisa

  • A. escutar ativamente e observar a si e ao(s) outro(s); demonstrar respeito, valorização, atenção. Tão importante como escutar é ser escutado.
  • B. pensar em conjunto, dialogar; ficar atento às pistas não verbais.
  • C. ser mais avaliador; desenvolver uma comunicação voltada para as tarefas.
  • D. ser assertivo, ser claro e transparente.
  • E. aumentar o nível de empatia; respeitar a subjetividade.

A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a comunicação recebe a máxima prioridade. O processo de comunicação é um processo transacional. A comunicação interpessoal é uma ferramenta de vital importância em qualquer organização que pretenda aperfeiçoar seus processos comunicacionais e desenvolver o capital humano e intelectual. É correto afirmar que a comunicação interpessoal é

  • A. uma comunicação direta entre as pessoas. As mensagens são sempre recebidas no tempo e lugar em que são emitidas, ou seja, dentro do modelo de comunicação síncrona.
  • B. aquela que utiliza, nas empresas, canais formais de comunicação, e a impessoalidade é sua marca.
  • C. aquela que flui de forma vertical. Assim, as pessoas passam a se comunicar melhor e de forma mais produtiva, neutra e objetiva.
  • D. o conhecimento das relações internas entre si próprio, ou com seu “eu” interior. Nessa categoria, pode-se falar de autoconhecimento, autorreflexão, a fim de estudar os sentimentos e emoções, análise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos, um novo universo se abre, o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vive, pois o seu estado interno reflete diretamente em seu mundo externo.
  • E. essencialmente um processo interativo e didático, de pessoa a pessoa, em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

Falar sem parar não significa necessariamente se comunicar. A comunicação deficiente é, provavelmente, a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho. Ao analisarmos mais detalhadamente o processo de comunicação, podemos dividi-lo em três etapas gerais: Codificação da informação em uma mensagem, Transmissão da mensagem por algum veículo e Decodificação da informação da mensagem recebida. Analise as informações a seguir, marcando 1 para Codificação, 2 para Transmissão ou 3 para Decodificação e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Existe fora do comunicador e pode ser percebido por todos.

( ) A ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos do idioma.

( ) Processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.

( ) A ideia é subjetiva e, a princípio, é conhecida apenas pelo comunicador.

( ) Quando funciona bem, a imagem mental resultante corresponde à do comunicador.

  • A. 3/ 1/ 3/ 1/ 2
  • B. 3/ 3/ 1/ 2/ 2
  • C. 2/ 1/ 2/ 1/ 3
  • D. 2/ 1/ 3/ 1/ 3
  • E. 1/ 3/ 1/ 2/ 1

As pessoas passam quase 70% do tempo em que estão acordadas comunicando-se. É razoável, portanto, imaginarmos que é essencial para o sucesso na carreira ter uma boa capacidade de comunicação. Esta tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização. São elas: controle, motivação, expressão emocional e informação. A respeito das funções básicas da comunicação, analise as assertivas abaixo.

I. Quando os funcionários são informados que devem, por exemplo, adequar-se às políticas da empresa, a comunicação está desempenhando uma função de controle.

II. A comunicação também facilita a motivação dos funcionários, pois ajuda no esclarecimento do que deve ser feito e qual a qualidade esperada no desempenho das atividades.

III. A função final da comunicação é facilitar a expressão emocional de sentimentos e a satisfação de necessidades sociais.

IV. Quando consideramos o grupo de trabalho como fonte primária de interação social, a comunicação dentro do grupo deixa de ser um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou satisfações.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Considerando as principais abordagens da administração clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir.

A teoria de sistemas procura entender as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, enfatizando a natureza multivariada das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as principais abordagens da administração clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir.

A administração por objetivos é um processo sistemático, administrado e planejado de mudança de cultura, sistemas e comportamentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia na solução dos problemas e no alcance dos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo Deming, um dos principais autores da escola da qualidade, a inspeção em massa constitui requisito que subsidia o trabalho dos departamentos de controle da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a evolução da administração e as reformas administrativas que levaram à nova gestão pública, julgue os itens a seguir.

A teoria geral dos sistemas aplicada à administração preconiza a reorientação do pensamento e da visão do mundo com base em paradigmas que contemplam uma visão analítica, mecanicista e linear, de causa e efeito, das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização realiza sua avaliação e diagnóstico da gestão organizacional com base no modelo de excelência da gestão. Essa empresa compreende claramente a relação de interdependência entre seus diversos componentes, e também entre a organização e seus fornecedores, clientes e sociedade. Seus gestores atuam de forma aberta, democrática e motivadora, visando à promoção da cultura da excelência, além de perseguir o alcance de resultados consistentes que assegurem a perenidade da organização, com o aumento do capital intelectual e financeiro, além da relevância da marca.

Tendo por base os critérios de excelência, julgue os itens a seguir, relativos à organização hipotética acima descrita.

Um dos fundamentos adotados por essa organização é o pensamento sistêmico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...