Questões de Administração do ano 2013

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Qual tipo de estratégia, com atitude defensiva, deve ser adotado quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades?

  • A. Estratégia de sobrevivência
  • B. Estratégia de crescimento
  • C. Estratégia de manutenção
  • D. Estratégia de desenvolvimento

A Administração Financeira e Orçamentária utiliza métricas para analisar o desempenho e os resultados obtidos por uma organização. Dentre as métricas, têm-se os índices de liquidez. A respeito do Índice de Liquidez Imediata (ILI), assinale a afirmativa correta.

  • A. Medida que compara as obrigações com vencimento de curto prazo com o que a empresa possui em caixa ou em títulos conversíveis em dinheiro.
  • B. Medida que relaciona os retornos da empresa com suas vendas, seus ativos ou com seu patrimônio líquido.
  • C. Índice mais usado para avaliar a capacidade de uma empresa para saldar seus compromissos em dia.
  • D. Índice que mede a rapidez com que determinados ativos giram dentro de um exercício em relação ao volume de operações da empresa.

Assinale a alternativa que apresenta característica da Administração Pública Gerencial.

  • A. Obedece às regras e aos procedimentos.
  • B. Define indicadores de desempenho e utiliza contratos de gestão.
  • C. Opera sistemas administrativos.
  • D. Define procedimentos para contratação de pessoal, compras de bens e serviços.

Com relação aos processos produtivos, os princípios do Just In Time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 60/70 do século XX. Dentre as características e fatores adotados no JIT, podem-se citar:

I - Produção antecipada, considerada como desperdício.

II - Melhor eficiência da mão de obra dedicando um trabalhador por máquina.

III - Sistema empurrado de controle da produção.

IV - Utilização de lotes de produção reduzidos.

Marque a alternativa correta:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

O planejamento e o controle de capacidade possuem como objetivo a curto prazo a busca na definição da estratégia que irá ajustar a capacidade da operação produtiva à demanda requerida. Dentre as estratégias básicas de planejamento, a política de capacidade constante:

  • A.

    Utiliza a prática de alterar os preços para reduzir a demanda nos momentos de pico.

  • B.

    Mantém o ritmo de produção constante, estocando unidades que não são consumidas para serem usadas nos momentos de maior demanda.

  • C.

    Implanta constantemente novos meios de produção e, com isso, atende às flutuações de demanda.

  • D.

    Cria mecanismos para influenciar a demanda e, com isso, adaptá-la à capacidade produtiva existente.

  • E.

    Procura reduzir os estoques a um nível mínimo seguindo os princípios da produção enxuta.

  • A.

    X seriam classificados como A, pois representam maior demanda financeira.

  • B.

    X seriam classificados como C, pois têm baixo volume de consumo anual.

  • C.

    Y seriam classificados como A, pois compõem maior valor ponderado por item consumido.

  • D.

    Z seriam classificados como B, pois apresentam um baixo valor de demanda financeira anual.

  • E.

    Z seriam classificados como A, pois têm alto volume de consumo anual.

O planejamento de carreira quando se trata de gestão de pessoas, é uma técnica de retenção de empregados, especialmente para os cargos mais especializados, em que o recrutamento e a retenção são sempre difíceis. O plano de carreira é o caminho através do qual o empregado pode crescer dentro de uma empresa, constituindo-se no instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa. Em relação ao plano de carreiras, tem-se que:

  • A.

    A definição dos cargos, nesse documento, é rígida, de tal forma que todos os empregados realizam as atividades de maneira padronizada.

  • B.

    Possibilita aos empregados plena autonomia para progredirem na carreira.

  • C.

    É opcional a sua associação com os demais programas da área de Recursos Humanos.

  • D.

    São estabelecidas, neste documento, as condições e os requisitos para a promoção dos empregados.

  • E.

    Se restringe aos gerentes e diretores da empresa porque eles são os responsáveis pela carreira de seus subordinados.

Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Logo, um dos métodos utilizados é o Método dos Incidentes Críticos. Este método caracteriza-se:

  • A.

    Por ser um procedimento que combina vários métodos, classificando comportamentos relevantes para o desempenho da função.

  • B.

    Pela avaliação do desempenho dos membros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu desempenho de diferentes perspectivas.

  • C.

    Pela classificação com base em uma escala, de um conjunto de fatores considerados relevantes para o desempenho do cargo.

  • D.

    Pelo registro dos desempenhos fora do padrão em períodos determinados, focalizando a atenção em comportamentos que se mostraram especialmente eficazes e ineficazes.

  • E.

    Pelo preenchimento de um formulário no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário.

Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente:

  • A.

    Em julgar o desempenho do passado de cada funcionário.

  • B.

    Importar modelos já implantados em outras organizações.

  • C.

    Mapear somente os pontos fracos da organização.

  • D.

    Apontar ações para melhorar o desempenho futuro.

  • E.

    Auxiliar cada funcionário na progressão da carreira.

Ao realizar um processo de avaliação, podemos dizer que o sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos externos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método:

  • A.

    Comparativo.

  • B.

    De incidentes críticos.

  • C.

    De escalas gráficas.

  • D.

    De escolha forçada.

  • E.

    360 graus.

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