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Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2013
Qual tipo de estratégia, com atitude defensiva, deve ser adotado quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades?
Administração - Administração Financeira - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2013
A Administração Financeira e Orçamentária utiliza métricas para analisar o desempenho e os resultados obtidos por uma organização. Dentre as métricas, têm-se os índices de liquidez. A respeito do Índice de Liquidez Imediata (ILI), assinale a afirmativa correta.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2013
Assinale a alternativa que apresenta característica da Administração Pública Gerencial.
Com relação aos processos produtivos, os princípios do Just In Time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 60/70 do século XX. Dentre as características e fatores adotados no JIT, podem-se citar:
I - Produção antecipada, considerada como desperdício. II - Melhor eficiência da mão de obra dedicando um trabalhador por máquina. III - Sistema empurrado de controle da produção. IV - Utilização de lotes de produção reduzidos. Marque a alternativa correta:I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O planejamento e o controle de capacidade possuem como objetivo a curto prazo a busca na definição da estratégia que irá ajustar a capacidade da operação produtiva à demanda requerida. Dentre as estratégias básicas de planejamento, a política de capacidade constante:
Utiliza a prática de alterar os preços para reduzir a demanda nos momentos de pico.
Mantém o ritmo de produção constante, estocando unidades que não são consumidas para serem usadas nos momentos de maior demanda.
Implanta constantemente novos meios de produção e, com isso, atende às flutuações de demanda.
Cria mecanismos para influenciar a demanda e, com isso, adaptá-la à capacidade produtiva existente.
Procura reduzir os estoques a um nível mínimo seguindo os princípios da produção enxuta.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
X seriam classificados como A, pois representam maior demanda financeira.
X seriam classificados como C, pois têm baixo volume de consumo anual.
Y seriam classificados como A, pois compõem maior valor ponderado por item consumido.
Z seriam classificados como B, pois apresentam um baixo valor de demanda financeira anual.
Z seriam classificados como A, pois têm alto volume de consumo anual.
O planejamento de carreira quando se trata de gestão de pessoas, é uma técnica de retenção de empregados, especialmente para os cargos mais especializados, em que o recrutamento e a retenção são sempre difíceis. O plano de carreira é o caminho através do qual o empregado pode crescer dentro de uma empresa, constituindo-se no instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa. Em relação ao plano de carreiras, tem-se que:
A definição dos cargos, nesse documento, é rígida, de tal forma que todos os empregados realizam as atividades de maneira padronizada.
Possibilita aos empregados plena autonomia para progredirem na carreira.
É opcional a sua associação com os demais programas da área de Recursos Humanos.
São estabelecidas, neste documento, as condições e os requisitos para a promoção dos empregados.
Se restringe aos gerentes e diretores da empresa porque eles são os responsáveis pela carreira de seus subordinados.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Logo, um dos métodos utilizados é o Método dos Incidentes Críticos. Este método caracteriza-se:
Por ser um procedimento que combina vários métodos, classificando comportamentos relevantes para o desempenho da função.
Pela avaliação do desempenho dos membros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu desempenho de diferentes perspectivas.
Pela classificação com base em uma escala, de um conjunto de fatores considerados relevantes para o desempenho do cargo.
Pelo registro dos desempenhos fora do padrão em períodos determinados, focalizando a atenção em comportamentos que se mostraram especialmente eficazes e ineficazes.
Pelo preenchimento de um formulário no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário.
Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente:
Em julgar o desempenho do passado de cada funcionário.
Importar modelos já implantados em outras organizações.
Mapear somente os pontos fracos da organização.
Apontar ações para melhorar o desempenho futuro.
Auxiliar cada funcionário na progressão da carreira.
Ao realizar um processo de avaliação, podemos dizer que o sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos externos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método:
Comparativo.
De incidentes críticos.
De escalas gráficas.
De escolha forçada.
360 graus.
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