Questões de Administração do ano 2013

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Com relação as características de produção dos layouts utilizados nos processos produtivos, podemos entender que os mesmos apresentam vantagens e desvantagens quando comparados quanto aos critérios de desempenho de custo e flexibilidade. Sobre os diversos tipos de layout, suas características e possíveis exemplos, é INCORRETO afirmar que o(s)

  • A.

    Layout posicional é aquele cujo produto encontra-se fixo no ambiente de produção, tal como podemos observar na construção de edifícios e navios.

  • B.

    Baixo custo unitário e o alto nível de especialização são características do layout por produto.

  • C.

    Layout posicional e o funcional são mais adequados para processos de alto volume.

  • D.

    Layout celular é utilizado para produção em massa e tem boa relação custo-flexibilidade, porém pode ser muito caro de ser instalado e/ou mudado.

  • E.

    Roteiros distintos de produção e a grande variedade são características típicas do layout funcional.

Uma determinada empresa de serviços, com o objetivo de obter um fluxo de clientes mais eficiente, utiliza o arranjo físico por produto. Dentre as desvantagens do uso desse tipo de arranjo físico inclui-se o(a)

  • A.

    Aumento da velocidade dos serviços e de produção.

  • B.

    Nível alto de utilização dos equipamentos e colaboradores.

  • C.

    Sistema com baixa flexibilidade em resposta a mudanças no volume de produção.

  • D.

    Tempo de treinamento menor se comparado a outro tipo de arranjo físico.

  • E.

    Execução de tarefas rotineiras pelo setor de contabilidade e de compras.

A teoria geral da administração é o conjunto dos conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Sobre as teorias administrativas, analise as proposições abaixo.

I. A Teoria dos Sistemas Abertos, de Daniel Katz e Robert Kahn, é estruturada sob uma visão das organizações a partir de uma perspectiva social, apresentando quatro elementoschave: natureza dos sistemas sociais, componentes (comportamento no papel, normas e valores), descrição dos subsistemas (produtivos, de apoio, de manutenção, adaptativos e administrativos) e relacionamento com o ambiente.

II. A Teoria das Contingências pode ser vista como um desenvolvimento da Teoria dos Sistemas, indo a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e com outras variáveis para estruturas específicas de organização, estabelecendo que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso de teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações.

III. Os estudos de Hawthorne, desenvolvidos entre 1924 e 1932, divididos em quatro experiências (os estudos da iluminação, os estudos da sala de teste de montagem de relês, o programa de entrevista e os estudos da sala de observação de montagem de terminais), integram a teoria estruturalista.

IV. A Teoria Administrativa e a Teoria da Burocracia são muito relacionadas. Em alguns aspectos são idênticas. Ambas são largamente dedutivas, veem a organização normalmente como uma entidade abstrata (uma construção mental) e defendem a especialização, um elemento fundamental das organizações formais, como vantagem competitiva.

V. Apesar do Faylorismo e o Taylorismo se apresentarem como duas soluções para o mesmo problema, o da força humana, o primeiro abordou os problemas administrativos, elevandose do posto de trabalho do executor para o nível intermediário da gerência, enquanto o segundo se concentrou nos problemas de interesse da administração geral da empresa, qualquer que fosse a sua natureza, tipo e finalidade.

Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens

  • A. I e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. IV e V.

As organizações estão passando diariamente por transformações, e essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Considerando o século XX e as diferentes eras das organizações, analise as proposições a seguir.

I. A industrialização clássica cobriu o período compreendido entre 1900 e 1950. Possuia uma estrutura predominantemente funcional e burocrática, do tipo piramidal, com ênfase nas células administrativas e apresentava um ambiente organizacional previsível, com poucas mudanças e desafios ambientais.

II. A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na teoria com foco no futuro, com ênfase na mudança e na inovação.

III. A era da informação fez com que os processos organizacionais se tornassem mais importantes do que os órgãos que constituem a organização, tornando esta mais fluída, flexível e descentralizada, em face do novo ambiente organizacional configurado, o qual é caracterizado pela mutabilidade decorrente das grandes e intensas mudanças globais.

IV. Na industrialização clássica, as pessoas eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos de controle, enquanto que na era da informação, as pessoas são caracterizadas pela proatividade, dotadas de inteligência e habilidades, as quais devem ser estimuladas e impulsionadas.

V. Acompanhando a dinâmica das organizações, a concepção sobre a administração dos empregados/funcionários das organizações também passou por um processo evolutivo ao longo do século XX. Na industrialização clássica, era denominada de Administração de Recursos Humanos; já na industrialização neoclássica, era conceituada como Administração de Pessoas e, na Era da Informação, é conhecida como Gestão de Pessoas.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens:

  • A. I, III e V.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.

A cultura organizacional pode desenvolver disfunções definidas como desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, as quais prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. São exemplos de disfunções da cultura organizacional as que constam nas alternativas abaixo. EXCETO

  • A. a resistência generalizada à necessidade de mudanças internas.
  • B. a dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
  • C. a tendência de utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes.
  • D. a facilidade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
  • E. o uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental das pessoas nas organizações. As teorias sobre a motivação que explicam o desempenho das pessoas em situações de trabalho são divididas em dois grupos: teorias de processo e teorias de conteúdo. Acerca dessa temática, analise as proposições abaixo.

I. A teoria da expectativa tem por objetivo explicar a cadeia de causas e efeitos que liga o esforço inicial ao resultado ou recompensa final. Como integrante do grupo das teorias de conteúdo, possui como principais componentes estruturantes o valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associação entre o esforço e o desempenho.

II. O behaviorismo não focaliza especificamente a motivação humana para o trabalho. Mas suas proposições e hipóteses oferecem alguns elementos para a compreensão dos mecanismos que ativam o comportamento humano, especialmente no que diz respeito a políticas de recompensas.

III. A teoria ERG, de Clayton Alderfer, é considerada uma versão revista da teoria das necessidades de Abraham Maslow, pois suas diferenças estão alicerceadas na estruturação de seus princípios. A primeira afirma que as necessidades dos indivíduos são dispostas em uma hierarquia, enquanto a segunda define que as necessidades humanas não são sequenciais, mas simultâneas.

IV. A teoria de processo denominada equidade ou teoria do equilíbrio tem como premissa a ideia de que as pessoas sempre fazem comparações entre seus esforços e recompensas com os esforços e recompensas dos outros, especialmente quando há algum tipo de proximidade, ou seja, as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos.

V. A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação, a qual é resultante de duas categorias de fatores: fatores motivacionais, exemplificados através políticas de administração de pessoal e relações pessoais com os colegas de trabalho, e, fatores higiênicos, cujos exemplos são o exercício da responsabilidade e a possibilidade de crescimento.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens

  • A. II e IV;
  • B. II, III e V;
  • C. I, III, IV;
  • D. I, II e IV;
  • E. III e V.

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, objetivando o alcance de metas organizacionais por meio da direção dos colaboradores. Sobre os estilos e modelos de liderança, é INCORRETO afirmar que

  • A. a liderança transacional apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos subordinados, a partir de uma política de recompensas (materiais e/ou psicológicas), ou ainda, de ameaças, para conseguir a realização das metas.
  • B. a liderança voltada para pessoas compreende a criação de uma clima no qual estas se sintam confortáveis. Quando esse tipo de liderança é levado ao extremo, permite-se a classificação do líder como permissivo ou omisso.
  • C. a liderança orientada para tarefa foca a busca do cumprimento de metas e da superação da concorrência, ou seja, possui muito mais preocupação com as atividades do que com o grupo que a executa.
  • D. a liderança carismática consiste em estabelecer valores e padrões e criar os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas, sendo capaz de incentivar os seguidores a superar seu desempenho passado e seu interesse pessoal, criando um sentido de comprometimento em relação aos objetivos.
  • E. a liderança autocrática concentra o poder de decisão no líder, enquanto que a liderança democrática tem o poder de decisão influenciado pelos integrantes do grupo. Esses estilos são reconhecidos desde a Antiguidade Clássica, assim como suas disfunções: a demagogia e a tirania, respectivamente.

O processo decisório, com vistas à resolução de problemas e ao aproveitamento de oportunidades, tem cinco fases principais. Na fase do diagnóstico, procura-se entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências, e, para tanto, os administradores utilizam de forma sistemática, algumas ferramentas da Gestão de Qualidade para auxiliar a análise da situação, de forma sistemática. Considere a seguinte definição:

Esta se refere ao

  • A. Histograma.
  • B. Diagrama de Ishikawa.
  • C. Ciclo PDCA.
  • D. Plano de Ação 5W2H.
  • E. Gráfico de Pareto.

Gestão de conflitos é a parte de uma organização especializada na administração dos conflitos entre indivíduos, entre estes e grupos internos à organização, entre grupos pertencentes à organização ou entre organizações, através da utilização de técnicas, práticas e processos. Sobre as técnicas de gerenciamento de conflitos, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A abstenção pode ser uma ótima estratégia quando as partes conflitantes possuem quase o mesmo poder, quando é desejável alcançar uma solução temporária para uma questão complexa, ou quando as pressões do tempo exigem uma solução ágil.
  • B. O acordo consiste na manutenção de relações harmoniosas, mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das vontades próprias dos indivíduos.
  • C. A colaboração caracteriza-se pela discussão franca e honesta entre as partes, a audição ativa para entender as diferenças e a cuidadosa deliberação sobre uma gama completa de alternativas para encontrar uma solução final, em que todos saiam ganhando.
  • D. A acomodação funciona bem quando se precisa de uma solução rápida sobre questões importantes, quando se devem tomar medidas impopulares ou quando o comprometimento dos demais com a sua proposta de solução não é crucial.
  • E. A imposição é aplicada quando o conflito é trivial ou quando a potencial perturbação provocada por uma ação mais enérgica representar um custo maior que os benefícios da resolução.

Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e interpretação da informação e dos significados, as quais são denominadas de barreiras. Considerando que as barreiras da comunicação podem ocorrer na fonte, no destino ou no próprio processo de comunicação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a reação apressada às mensagens, como interrupções na fala do emissor para que o receptor exponha sua história sobre o assunto contido na mensagem, configura-se como uma das dificuldades com o recepção no processo de comunicação.
  • B. o feedback é um dispositivo que funciona automaticamente em qualquer sistema de comunicação, sem a necessidade de ser previsto e implementado pelos comunicadores.
  • C. a falta de disposição para falar, a incorreção da linguagem e o uso de codificação incorreta são exemplos de dificuldades com o transmissor no processo de comunicação organizacional.
  • D. quando duas pessoas de diferentes níveis de escolaridade, mas que falam o mesmo idioma, lotadas em um mesmo setor, não conseguem conversar sobre um determinado processo, há uma dificuldade de comunicação a respeito deste, causada pela falta de um sistema comum de codificação.
  • E. a sobrecarga, uma das barreiras à comunicação promovida pelo emissor, ocorre quando há uma criação exagerada de informações para os destinatários, fazendo com que as mesmas não sejam processadas adequadamente pelos receptores.
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