Questões de Administração do ano 2013

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Um sistema de informações gerenciais (SIG) é utilizado para prover regularmente a administração das informações de que necessita para a tomada de decisões. Considerando as fases de evolução do SIG moderno, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O processo evolutivo do SIG moderno iniciou-se em meados da década de 60, refletindo mudanças extraordinárias. No entanto, até a presente década, este não alcançou seu potencial pleno como uma sistema integrado e coordenado de informações.
  • B. A quarta fase do processo evolutivo do SIG, denominada de redes interativas móveis, desenvolveu-se a partir de 1996, mediante a conexão dos usuários finais por meio de comunicadores pessoais portáteis que, do tamanho de uma palma da mão, combinam as funções de telefone, fax e computadores em um único disposito inteiramente portátil.
  • C. A segunda fase do desenvolvimento do SIG, denominada de redes interativas de localização fixa, teve como ênfase a criação e a implementação de mecanismos para conectar os usuários finais, onde o computador de um gerente, por exemplo, pode se comunicar com outros computadores por meio de uma rede interativa.
  • D. A primeira fase evolutiva do SIG, denominada de processamento de dados aplicado à Administração, iniciou-se a partir de 1965 e não foi caracterizada por dificuldades para os administradores em acessarem as informações dos sistemas centralizados de atividades administrativas e contábeis, pois não havia controles de informações por parte de especialistas de SIG.
  • E. Na terceira fase da evolução do SIG, intitulada de computação descentralizada no usuário final, os computadores pessoais passaram a predominar e os departamentos de sistemas de dados evoluíram para centros de apoio de informações, fazendo com que os administradores assumissem a responsabilidade pelo controle das informações.

Henry Mintzberg, ao analisar a literatura sobre o pensamento estratégico, constatou algumas variações de conteúdo e de abordagem, as quais foram reunidas em três grupos: de natureza prescritiva, de natureza descritiva e de configuração, formalizando as chamadas dez escolas do planejamento estratégico. Relacione a primeira coluna, composta por algumas escolas do planejamento estratégico, com a segunda coluna, nas quais são evidenciados os respectivos pensamentos estratégicos de cada uma.

Assinale a alternativa correspondente à sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a segunda coluna.

  • A. 4, 6, 2, 5, 3, 1
  • B. 5, 1, 5, 2, 3, 6
  • C. 3, 6, 2, 5, 4, 1.
  • D. 4, 6, 1, 3, 5, 2.
  • E. 3, 1, 5, 2, 4, 6.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton, com foco na medição e gestão de desempenho. Relacione os componentes integrantes do BSC, elencados na primeira coluna, às suas respectivas definições, presentes na segunda.

A sequência numérica que preenche de maneira CORRETA a segunda coluna é:

  • A. 1,2,3,4,5.
  • B. 5,2,3,4,1.
  • C. 5,1,2,3,4.
  • D. 5,3,4,1,2.
  • E. 1,2,5,4,3.

A análise de cenários refere-se à etapa do diagnóstico estratégico que considera as variáveis, dos ambientes internos e externos à organização, necessárias para a definição de estratégias e objetivos. Sabe-se que a análise SWOT é a ferramenta mais utilizada para a definição e estudos dos cenários. No que diz respeito à análise de fatores externos, devemos considerar

  • A. forças e oportunidades.
  • B. forças e ameaças.
  • C. oportunidades e fraquezas.
  • D. forças e fraquezas.
  • E. oportunidades e ameaças.

O processo de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalho chamados departamentos. A escolha das tarefas que serão atribuídas aos departamentos baseia-se em critérios de departamentalização. Estes são considerados formas de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização. Relacione os critérios de departamentalização, elencados na primeira coluna, às suas respectivas definições, presentes na segunda.

A sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a segunda coluna é:

  • A. 1, 4, 3, 5, 2.
  • B. 3, 4, 1, 5, 2.
  • C. 3, 2, 1, 4, 5.
  • D. 1, 2, 3, 4, 5.
  • E. 1, 4, 3, 2, 5.

A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. Por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio. Relacione os componentes que integram o ambiente da Gestão do Conhecimento, elencados na primeira coluna, às suas respectivas definições presentes na segunda.

Assinale a alternativa correspondente à sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a segunda coluna:

  • A. 2, 3, 4, 6, 1, 5
  • B. 1, 6, 4, 5, 2, 1
  • C. 2, 4, 3, 6, 1, 5
  • D. 2, 5, 4, 6, 1, 3
  • E. 1, 5, 3, 6, 2, 4

A Gestão de Desempenho deve ter seus objetivos associados às estratégias organizacionais verificando como a organização está caminhando para o alcance de suas metas e como seus recursos humanos estão sendo aplicados nos seus processos e atividades. Com base nessa afirmativa podemos dizer que a Gestão de Desempenho deve proporcionar as seguintes condições. EXCETO

  • A. a geração de promoções e premiações associadas à remuneração variável, de forma justa e transparente.
  • B. o reconhecimento de um profissional-talento, que fora estimulado pela organização para a apresentação de competências e habilidades, e que demonstra satisfação em fazer parte dos resultados organizacionais.
  • C. a demissão de pessoas que não são do interesse da organização por não apresentarem nenhum tipo de talento ou aptidão para o trabalho.
  • D. o destaque às potencialidades dos empregados e dos gestores para que as ações sejam mais direcionadas às reais necessidades de desenvolvimento e planejamento de carreiras.
  • E. a propiciação ao empregado em identificar a harmonia entre seus valores e os da organização.

Segundo o Manual da Secretária, de João Bosco Medeiros, são condições para a eficácia na comunicação:

I. O emissor não pode dizer algo muito diferente daquilo que o receptor espera dele.

II. Utilizar o meio mais rápido para se comunicar com o receptor é a maneira mais eficaz, independentemente se apropriado ou não.

III. A mensagem é determinada pelas experiências passadas entre emissor e receptor. As pessoas nem sempre estão dispostas a repetir experiências malogradas.

IV. A comunicação é influenciada, sobretudo, pela oportunidade, pelo momento (quando) em que dizemos algo.

V. Saber falar e ouvir.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas I, III e IV.

  • C.

    Apenas I, III e V.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    Apenas III, IV e V.

  • A.

    III,I,II,IV.

  • B.

    II,III,IV,I.

  • C.

    IV,I,II,III.

  • D.

    I,IV,III,II

  • E.

    III,IV,I,II

Escolha dentre as opções abaixo as que completam corretamente a frase:

......................... é ter os ........................necessários, na quantidade, local e tempo certos, à disposição dos órgãos de produção da empresa.

  • A.

    Administração de material / material.

  • B.

    Administração de marketing / funcionários.

  • C.

    Administração de material / funcionários.

  • D.

    Administração de Pessoas / material.

  • E.

    Administração de Marketing / material.

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