Questões de Administração do ano 2014

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As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta. Essa adequação ocorre porque as empresas se caracterizam por serem sistemas

  • A. abertos, que interagem com o ambiente, influenciando- o e sendo por ele influenciados.
  • B. orgânicos, onde cada atividade é realizada de acordo com padrões preestabelecidos, sem alteração.
  • C. centralizados, onde as atividades são demandadas pelos gestores de acordo com seus objetivos pessoais.
  • D. rotineiros, e a cada mudança acordada pela empresa é necessário que os procedimentos existentes sejam revistos.
  • E. mecanicistas, que operam de maneira ordenada e fechada, preservando, assim, sua competitividade.

Uma empresa do setor de construção civil está elaborando seu planejamento estratégico. O planejamento estratégico é importante para a organização porque

  • A. especifica os detalhes de como devem ser realizadas as atividades rotineiras para controlar a operação.
  • B. estabelece os planos que se aplicam à organização como um todo, posicionando-a em relação ao ambiente em que atua.
  • C. cria as interações que devem existir entre os diferentes níveis hierárquicos da organização, estabelecendo sua relação com o mercado.
  • D. estrutura a organização, segundo os padrões existentes no setor em que atua, visando à produção.
  • E. controla as operações realizadas na organização seguindo os padrões estabelecidos para a produção.

O mundo tem passado rapidamente por grandes transformações nos últimos anos, decorrentes da globalização, utilização intensiva de tecnologia e mudanças ambientais radicais. Nesse contexto, as organizações também começaram a mudar, adotando novos paradigmas de gestão, passando de “empresas tradicionais” para “empresas modernas”. Constitui característica de uma empresa moderna:

  • A. organizar-se através de força de trabalho homogênea.
  • B. organizar-se através de uma estrutura burocrática.
  • C. ter foco no cargo.
  • D. ser orientada pelas demandas dos clientes.
  • E. priorizar empregos permanentes.

A complexidade do mundo atual faz com que tenhamos um ambiente dominado por organizações, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. Embora o tamanho de umas organizações possa diferenciar-se em relação aos de outras, todas as organizações apresentam elementos em comum que fazem com que o conceito de organização, de maneira geral, seja compreendido plenamente. Os elementos críticos para o pleno entendimento do conceito de organização são:

  • A. hierarquia e cliente
  • B. hierarquia e planejamento
  • C. cliente, orçamento e planejamento
  • D. estrutura, pessoas, propósito e tecnologia
  • E. cliente, motivação, pessoas, planejamento e produtividade

A administração é uma ciência relativamente nova. A profissão de Administrador foi reconhecida no Brasil em 09 de setembro de 1965. Embora a administração profissional tenha-se mostrado cada vez mais importante no ambiente organizacional, visando à eficácia e à eficiência, na busca da produtividade e da competitividade, ainda existem muitas dúvidas em relação ao seu papel. De maneira geral, o papel do administrador no ambiente organizacional é

  • A. ser um facilitador, colaborando para as decisões e ações da empresa, de maneira independente, sem se envolver com o dia a dia da organização.
  • B. examinar cuidadosamente as atividades realizadas para averiguar se foram realizadas de acordo com as disposições planejadas.
  • C. fiscalizar os processos da organização, analisando os procedimentos para determinar quais são mais produtivos.
  • D. analisar demonstrações financeiras, revisando procedimentos de controle interno.
  • E. trabalhar com pessoas para alcançar eficientemente os objetivos organizacionais utilizando recursos limitados em um ambiente dinâmico.

A organização de uma empresa envolve diversas atividades para que haja maior eficiência. Uma dessas atividades é o agrupamento das tarefas de tal forma que se torne mais fácil a coordenação e integração das atividades. O processo de agrupar as tarefas é a(o)

  • A. competitividade
  • B. departamentalização
  • C. descentralização
  • D. produtividade
  • E. planejamento

As organizações, de maneira geral, apresentam diferentes níveis hierárquicos e cada um tem um papel distinto na gestão da empresa. Cada nível tem, atrelado a si, sua atuação e abrangência. Assim, o nível

  • A. operacional tem atuação de longo prazo e abrangência parcial, envolvendo uma unidade da organização.
  • B. tático tem atuação operacional e abrangência específica, envolvendo uma determinada operação.
  • C. gerencial tem atuação de curto prazo e abrangência global, envolvendo uma determinada operação.
  • D. técnico tem atuação intermediária e abrangência parcial, envolvendo uma unidade da organização.
  • E. institucional tem atuação estratégica e abrangência global, envolvendo toda a organização.

Uma empresa que foi recém-inaugurada está-se estruturando para que possa crescer de maneira organizada. Para isso, está estabelecendo uma série de padrões que deverão ser atendidos nos diferentes processos que são realizados na produção e que servirão como indicadores de desempenho. Ao estabelecer padrões para seus processos e indicadores de desempenho, que função da administração a empresa está realizando?

  • A. Planejamento
  • B. Direção
  • C. Controle
  • D. Organização
  • E. Coordenação

Um administrador foi contratado por uma empresa para exercer o cargo de Gerente de Operações. Ele sabe que, para que possa executar com eficácia os processos inerentes ao seu cargo, de acordo com o que foi estabelecido pela empresa, terá de utilizar a sua capacidade de trabalhar com pessoas, compreendendo as motivações e atitudes dos empregados que terá sob sua responsabilidade, conseguindo, assim, liderá-los. A habilidade que esse administrador deverá utilizar em seu cargo é, predominantemente,

  • A. humana
  • B. conceitual
  • C. técnica
  • D. operacional
  • E. motivacional

Qual o autor considerado o mais importante do movimento da Administração Científica?

  • A. Frederik Winslow Taylor.
  • B. Peter Drucker.
  • C. Max Weber.
  • D. Elton Mayo.
  • E. Abraham Maslow.
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