Questões de Administração do ano 2014

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Com relação às abordagens para a departamentalização em organizações, assinale a opção correta.

  • A. A departamentalização por localização é caracterizada pelo parcelamento das operações da organização em componentes temporais.
  • B. Na departamentalização por processos, as divisões organizacionais são definidas com base nas atividades operacionais executadas.
  • C. Na departamentalização por produto, consideram-se as áreas funcionais da organização.
  • D. Na departamentalização funcional, observam-se os processos desenvolvidos na organização como base para a definição dos departamentos.
  • E. Organizações que destinam um departamento para clientes industriais e outro para clientes varejistas adotam a departamentalização por objetivo.

A respeito das características de líderes carismáticos e transacionais, assinale a opção correta.

  • A. Os líderes que causam forte impressão inspiradora em seus seguidores são reconhecidos como líderes transacionais.
  • B. Os líderes religiosos são exemplos de líderes transacionais.
  • C. Os líderes que ameaçam seus seguidores para obter o que precisam são chamados de carismáticos.
  • D. Os heróis mitológicos são exemplos de líderes transacionais.
  • E. Denominam-se transacionais os líderes que apelam às necessidades primárias de seus seguidores.

Assinale a opção correta a respeito do recrutamento interno e externo.

  • A. O recrutamento externo é mais rápido que o interno.
  • B. Uma das desvantagens do recrutamento interno é a possibilidade de gerar frustração nos candidatos que não forem escolhidos, o que pode resultar em conflitos.
  • C. No recrutamento interno, o risco de incompatibilidade entre o candidato e a organização é maior que no recrutamento externo.
  • D. Com a realização de recrutamento interno, é possível renovar as competências da organização.
  • E. Por meio do recrutamento interno, busca-se a renovação do quadro de colaboradores da organização.

São ações representativas dos níveis estratégico, tático e operacional, respectivamente

  • A. recrutamento, gestão de arquivos de pessoal e motivação.
  • B. definição de políticas de gestão, treinamento e definição de sistemas de remuneração.
  • C. motivação, recrutamento e definição de políticas de gestão.
  • D. controle de horários, definição de políticas de gestão e recrutamento.
  • E. motivação, treinamento e controle de horários.

Assinale a opção em que é apresentada a ordem correta, do início ao fim, dos processos envolvidos na etapa de gestão de escopo.

  • A. coleta de requisitos ― definição de escopo ― criação de estrutura analítica de projeto ― controle de escopo ― verificação de escopo
  • B. controle de escopo, definição de escopo ― criação de estrutura analítica de projeto ― verificação de escopo e coleta de requisitos
  • C. criação de estrutura analítica de projeto ― coleta de requisitos ― definição de escopo ― verificação de escopo e controle de escopo
  • D. definição de escopo ― coleta de requisitos ― verificação de escopo ― criação de estrutura analítica de projeto ― controle de escopo
  • E. coleta de requisitos ― definição de escopo ― criação de estrutura analítica de projeto ― verificação de escopo ― controle de escopo

Assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, um princípio norteador da qualidade total e um da reengenharia.

  • A. nova carteira de produtos e ajuste em áreas organizacionais deficitárias
  • B. ajuste em áreas organizacionais deficitárias e melhoria incremental nas tecnologias
  • C. ruptura de paradigmas e transformação organizacional
  • D. melhoria incremental nas tecnologias e transformação organizacional
  • E. transformação organizacional e nova carteira de produtos

No mapeamento de processos, os elementos arquivo, decisão e conferência são representados, respectivamente, pelos seguintes símbolos

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em uma organização que monitora os impactos dos lucros, da qualidade de produtos e serviços, e da satisfação de funcionários e clientes sobre seus diferentes insumos, tais como pessoas, informações, conhecimentos e recursos financeiros, entre outros aspectos, identifica-se sistema na perspectiva

  • A. estrutural, pois é possível observar, pelas características organizacionais, uma estrutura básica de funcionamento voltada para a competição e para a adaptação ao mercado por meio do uso de seus recursos.
  • B. processual, caracterizada pela relação de feedback entre os resultados e as entradas que são transformadas para gerar a competividade e sobrevida da organização.
  • C. interacional, dada a evidente interação da organização com o seu meio ambiente para gerar seus resultados e entregar produtos e serviços.
  • D. contingencial, pois observa-se a adaptação da organização às mais variadas situações-problema identificadas no contexto de mercado.
  • E. mecânica, pois as características da organização indicam funcionamento padronizado para monitorar seus resultados e relacioná-los aos recursos necessários à sua sobrevivência.

As características definidoras da identidade organizacional e dos comportamentos esperados das pessoas que atuam na organização são evidenciadas por meio

  • A. das normas, valores e costumes, que balizam a forma como a organização opera sua estrutura e age no mercado, representando sua dimensão cultural.
  • B. das vantagens financeiras, que sustentam as operações da organização no mercado, representando sua dimensão econômica.
  • C. das interações pessoais e com outras organizações, representando a dimensão relacional da organização.
  • D. das regulamentações normativas e institucionais, que definem o modo de atuação da organização no contexto local e global, representando sua dimensão político-legal.
  • E. dos avanços científicos e tecnológicos, que marcam o contexto externo da organização e incidem sobre sua estrutura interna.

Em uma organização, a definição de metas e planos para o direcionamento de suas ações junto ao mercado favorece a identificação das pessoas com a organização, reduz incertezas e proporciona

  • A. fundamento para as decisões gerenciais acerca das políticas organizacionais.
  • B. padrões de desempenho que definem os resultados esperados e o desempenho da entidade no mercado.
  • C. legitimidade à imagem da organização junto ao público externo, como clientes, fornecedores e governo, simbolizando o propósito da entidade.
  • D. direcionamento das ações organizacionais para alvos específicos, focando os esforços necessários para o alcance dos resultados esperados.
  • E. motivação e compromisso para que as pessoas possam realizar suas atividades e entregar resultados de valor agregado.
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