Questões de Administração do ano 2014

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Assinale a alternativa que não apresenta restrições ao processo de recrutamento.

  • A. Planos e recursos humanos.
  • B. Políticas públicas.
  • C. Políticas organizacionais.
  • D. Hábitos do recrutador.
  • E. Requisitos do cargo.

Considerando que a interação entre funcionário e organização é um processo recíproco, assinale a alternativa que explica essa reciprocidade.

  • A. A organização realiza certas ações para e pelo funcionário e o remunera, mas não garante a segurança dele. Reciprocamente, o funcionário trabalha e desempenha melhor as respectivas tarefas.
  • B. A organização não espera que o funcionário obedeça à sua autoridade, e ele também não espera que a empresa se comporte corretamente.
  • C. A organização espera que o funcionário obedeça à sua autoridade, e ele não espera que a empresa se comporte corretamente com ele e opere justiça.
  • D. A organização realiza certas ações para e pelo funcionário, remunera-o e também garante a segurança dele. Reciprocamente, o funcionário trabalha e desempenha melhor as respectivas tarefas.
  • E. Ambas as partes da interação não estão orientadas por diretrizes que definem o que é correto e equitativo e o que não é.

Considerando que o método da escala gráfica é o mais utilizado e divulgado na avaliação de desempenho, assinale a alternativa que indica os três processos de classificação mais conhecidos desse método.

  • A. Escalas gráficas contínuas, escalas gráficas semicontínuas e método da escolha forçada.
  • B. Escalas gráficas contínuas, escalas gráficas semicontínuas e escalas gráficas descontínuas.
  • C. Método dos incidentes críticos, método da escolha forçada e método de pesquisa de campo.
  • D. Método de pesquisa de campo, escalas gráficas semicontínuas e escalas gráficas descontínuas.
  • E. Escalas gráficas contínuas, método da escolha forçada e método de pesquisa de campo.

Considere que a Funpresp-Exe tenha, nos respectivos quadros, uma boa equipe de trabalho e que, para aprimorar ainda mais o quadro de pessoal, abra outro processo seletivo. Nesse caso hipotético, é correto afirmar que o tipo de equipe existente na instituição caracteriza-se pela(s)

  • A. Objetividade em compartilhar informações.
  • B. Sinergia neutra.
  • C. Multifuncionalidade das equipes
  • D. Responsabilidade individual.
  • E. Habilidades aleatórias e variadas.

É correto afirmar que grupo de trabalho é aquele que apresenta

  • A. interação basicamente para reter informações.
  • B. necessidade e oportunidade de engajamento em um trabalho coletivo.
  • C. sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior que a soma das contribuições individuais.
  • D. dois ou mais indivíduos, em interação e interdependência, que se unem para atingir um objetivo.
  • E. habilidade complementar.

Considerando que um grupo pode ser classificado em diferentes tipos, assinale a alternativa que indica a classificação e a definição de um desses tipos.

  • A. Grupo informal é aquele definido pela estrutura da organização, com atribuições específicas que estabelecem tarefas necessárias para a realização de um trabalho.
  • B. Grupo de comando é composto de pessoas que se reportam diretamente a um superior, mantendo a informalidade da estrutura.
  • C. Grupos de tarefa são definidos pela organização, formados por pessoas que se reúnem para executar determinada tarefa.
  • D. Grupo formal é aquele em que as pessoas se reúnem para atingir um objetivo comum pelo qual o indivíduo se interessa.
  • E. Grupo de interesse se forma frequentemente, porque os membros possuem algumas características em comum. São as alianças sociais que costumam extrapolar o ambiente de trabalho.

No ambiente organizacional de trabalho, os grupos geralmente passam por um processo evolutivo, que se pode chamar de modelo de cinco estágios de desenvolvimento de grupo. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto aos estágios de desenvolvimento do grupo.

  • A. Desenvolvimento do grupo, formação, comando, tormenta e normatização.
  • B. Formação, comando, interrupção, tarefa e normatização.
  • C. Formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção.
  • D. Formação e estágios I, II, III, IV.
  • E. Comando, formação, tarefa, desempenho e interrupção.

Considere que a Funpresp-Exe, no respectivo processo seletivo, determina as exigências do conhecimento em gestão como um fator primordial para os futuros ocupantes dos cargos funcionais. Acerca desse tema, é correto afirmar que os fatores mais significativos relacionados ao desempenho das equipes são

  • A. as habilidades e personalidades dos próprios membros, a alocação de papéis e a diversidade, o tamanho da equipe e as preferências dos membros pelo trabalho em equipe.
  • B. a percepção do papel, as expectativas do papel e o contrato psicológico.
  • C. os papéis, as normas, o status, o tamanho e a coesão.
  • D. as habilidades e personalidades dos próprios membros, um clima de confiança, o tamanho da equipe e as preferências dos membros pelo trabalho em equipe.
  • E. os recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e recompensas.

Assinale a alternativa que descreve o processo da comunicação.

  • A. O receptor codifica a mensagem e a transmite por um meio (canal) até o emissor, que a decodifica. Posteriomente, é feita a verificação do sucesso da transmissão, o feedback.
  • B. O emissor codifica a mensagem e a transmite por um meio até o receptor, possibilitando assim o feedback.
  • C. Esse processo é o ato de repassar uma mensagem.
  • D. O emissor codifica a mensagem e a transmite por um meio (canal) até o receptor, que a decodifica. Posteriormente, é realizada a verificação do sucesso da transmissão, o feedback.
  • E. A comunicação se justifica pelo propósito de uma mensagem a ser transmitida pelo receptor ao emissor.

É correto afirmar que a educação corporativa se justifica

  • A. pela ausência das organizações.
  • B. pela atuação do Estado junto ao empresariado.
  • C. pelas organizações que se isentam da responsabilidade.
  • D. pelo deslocamento do papel do empresariado para o Estado na direção de projetos educacionais.
  • E. pela isenção do Estado em fornecer para o mercado mão de obra adequada.
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