Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a abordagem estrutural, o conflito

  • A. surge quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes.
  • B. surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.
  • C. é solucionado quando as partes trabalham juntas para resolver problemas e identificam soluções do tipo ganha-ganha.
  • D. é identificado quando são utilizados meios estruturais para influenciar a relação das pessoas, determinando previamente os procedimentos e conflitos.
  • E. surge quando da criação de terceiras partes para auxiliar na implementação de soluções do tipo ganha-ganha.

As teorias das organizações, além de contribuírem para o modelo brasileiro de administração pública, especialmente a teoria da burocracia, ajudaram a despertar novos enfoques sobre a motivação humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Na hierarquia das necessidades de Maslow, o estágio final tem foco na continuidade do autodesenvolvimento e no atingimento da plenitude do potencial do indivíduo como ser humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão, que mantinham o foco na definição das tarefas associadas a cada área funcional da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. A estrutura utilizada na gestão de processos é a verticalizada, ao contrário da gestão tradicional, que trabalha com estruturas horizontalizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. Nas organizações públicas, os processos de atendimento ao cidadão são considerados de apoio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. Em uma organização, os processos centrais são aqueles relacionados à gestão de pessoas, que compõem o núcleo estrutural da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento que tem como objetivo otimizar determinada área e não a empresa como um todo é denominado

  • A. planejamento tático.
  • B. planejamento estratégico.
  • C. planejamento operacional.
  • D. planejamento organizacional.
  • E. planejamento institucional.

Uma das ferramentas de diagnóstico estratégico comumente utilizada pelas organizações é a Análise Swot, que tem entre suas perspectivas de análise os (as)

  • A. pontos fortes, que são as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.
  • B. pontos fracos, que são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa, em relação ao ambiente.
  • C. oportunidades, que são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.
  • D. ameaças, são as variáveis internas e não controláveis pela empresa que podem criar situações desfavoráveis para a mesma.
  • E. surpresas, que são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem surpreender positiva ou negativamente.

O Balanced Scorecard é composto por quatro perspectivas, entre elas a perspectiva

  • A. financeira, que está relacionada com medidas relativas à satisfação do cliente, como payback, fluxo de caixa descontado e valor econômico agregado.
  • B. processos externos da empresa, que centra-se nos processos logísticos e de transporte e conta com medidas como lead time.
  • C. processos internos da empresa, que representam o estágio relevante do ciclo de vida do produto ou serviço e se baseiam em medidas como aumento de vendas e retorno sobre capital investido.
  • D. clientes, que centra-se nos processos ligados ao alcance do valor esperado pelos clientes, tanto em relação a produtividade como eficiência.
  • E. de aprendizagem e crescimento, que tem como foco as habilidades e capacidades internas, de modo a alinhá-las aos objetivos estratégicos da organização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...