Questões de Administração do ano 2014

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A tomada de decisão consiste no processo de análise e escolha entre uma das várias opções possíveis para uma determinada situação. Sobre este campo da administração, assinale a alternativa que NÃO apresenta um elemento presente em todo processo decisório:

  • A. Estratégia.
  • B. Deliberação.
  • C. Resultado.
  • D. Referencial.

Devido à competitividade dos dias atuais e os impactos que uma crise causa nos mercados de todo o planeta, em determinadas situações as organizações podem se deparar com a necessidade de uma reengenharia organizacional. Sobre este tema, analise as afirmativas:

Primeira Afirmativa: A reengenharia organizacional consiste em reavaliar todos os processos de uma organização, mas sem entrar no mérito dos negócios da organização, pois estes devem ser definidos no planejamento organizacional.

Segunda Afirmativa: A reengenharia organizacional caracteriza-se por fazer um rompimento com todos os procedimentos que não contribuem para o sucesso da empresa, independente do nível em que esteja.

Analise as duas afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

  • A. As duas afirmativas estão corretas.
  • B. Somente a primeira afirmativa está correta.
  • C. Somente a segunda afirmativa está correta.
  • D. As duas afirmativas estão incorretas.

Os princípios de Deming são ferramentas utilizadas nos dias de hoje por administradores para manter sua organização ativa em um cenário globalizado. Sabendo da importância que este assunto representa para o sucesso organizacional, pede-se que o candidato assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica dos Princípios de Deming:

  • A. Conflito com o modelo estático e processo de melhoria constante.
  • B. Eliminação de barreiras entre departamentos e metas numéricas para trabalhadores.
  • C. Valorização dos negócios com base no preço e diversificação de fornecedores.
  • D. Revisão e substituição das lideranças que priorizam gestão por objetivos.

A comunicação realizada por membros de uma organizacional é fator preponderante na obtenção de resultados e na correção de desvios capazes de comprometer a realização das metas organizacionais. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função da comunicação organizacional:

  • A. Diversidade.
  • B. Controle.
  • C. Motivação.
  • D. Expressão emocional.

O planejamento organizacional é uma tarefa fundamental dos administradores responsáveis pela condução dos negócios. Para que um planejamento seja realmente efetivo, deve-se dividi-lo em etapas de acordo com o nível hierárquico. Sobre o tema planejamento organizacional, analise as afirmativas abaixo:

I - O planejamento tático deve ser uniforme para todos os setores da organizacional, uma vez que eledetermina a missão e os valores de forma gerencial. Em regra geral o planejamento tático é fixo, mas poderá ser revisto no caso de grandes mudanças no negócio da organização.

II - O planejamento organizacional deve prever prazos e custos dos processos de uma organização. Requer um maior nível de detalhamento tendo em vista a necessidade de demonstrar as atividades realizadas na organização.

III - O planejamento estratégico é de nível médio na organização. Define metas e objetivos de curto prazo que deverão servir de base para o planejamento operacional. Pode ser realizado anualmente ou em períodos menores e visa aperfeiçoar o desempenho das áreas da empresa.

 Estão corretas:

  • A. Apenas a afirmativa I.
  • B. a afirmativa II.
  • C. Apenas a afirmativa III.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

A difícil tarefa de gerir pessoas deve ser uma qualidade inerente ao administrador atual. O processo de gestão de pessoas é bastante complexo uma vez que a reação das pessoas pode nem sempre ser aquela que esperamos. Nestes termos assinale a alternativa que apresenta o processo de gestão de pessoas utilizado para desenhar as atividades que as pessoas irão desempenhar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho:

  • A. Processo de agregar pessoas.
  • B. Processo de monitorar pessoas.
  • C. Processo de desenvolver pessoas.
  • D. Processo de aplicar pessoas.

- A ênfase no cliente pode ser uma estratégia adotada pelas organizações para alcançar a excelência e, consequentemente, aumentar sua participação no mercado. Assinale a alternativa que demonstra uma característica de uma organização que trabalha com ênfase no cliente:

  • A. Venda de produtos e serviços por um preço que o cliente pode pagar, independente do resultado obtido.
  • B. Maior conhecimento das peculiaridades de cada cliente, possibilitando a redução de custos nos processos produtivos.
  • C. Oferecimento de produtos e serviços com configurações mais abrangentes visando à fidelização dos clientes.
  • D. Busca pela redução nos estoques e melhoria nos processos com o intuito de reduzir eventuais desperdícios.

Para atingir metas e objetivos as organizações precisam de pessoas qualificadas e capazes de realizar as tarefas previstas, assim como situações não previstas que surgirem. Uma das formas para se contratar pessoas qualificadas consiste no conjunto de atividades que visam atrair candidatos do mercado que se submeterão a um processo para ingressar na organização. Tal operação recebe o nome de:

  • A. Seleção externa.
  • B. Recrutamento externo.
  • C. Seleção mista.
  • D. Recrutamento misto.

Sobre o planejamento estratégico é incorreto afirmar:

  • A. É genérico e direcionado ao longo prazo.
  • B. Envolve a empresa como uma totalidade, é macroorientado.
  • C. Por se defrontar com a incerteza, baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais.
  • D. Exige a participação integrada dos demais níveis da empresa.
  • E. Não está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa.

A etapa do planejamento estratégico em que se examinam os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa, como fatores conjuntos para verificar quais são suas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades e defrontar-se com as ameaças e coações que o ambiente lhe apresenta, denomina-se:

  • A. determinação dos objetivos.
  • B. elaboração do planejamento.
  • C. análise organizacional interna.
  • D. formulação de alternativas.
  • E. implementação e execução.
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