Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa que planeja realizar uma pesquisa de marketing com o intuito de definir a denominação de produtos ou serviços quer saber:

  • A. Qual nome deve ser dado aos produtos ou serviços, de modo a sensibilizar a mente dos clientes potenciais que compõem o público alvo.
  • B. As primeiras impressões dos clientes após a colocação de novos produtos ou serviços no mercado.
  • C. Exatamente o que o cliente deseja e aprimorar os produtos ou serviços de acordo com suas preferências.
  • D. Se haverá segurança ao lançar no mercado novos produtos ou serviços.

A elaboração de cenários é uma ferramenta importante para minimizar as possibilidades de erros das empresas. A condição fundamental para que se possa realizar o planejamento de marketing de uma organização é conhecer profundamente o cenário do ambiente em que está inserida, a fim de formular corretamente as estratégias e com elas alcançar o sucesso. A análise de cenário pode ser do ambiente externo ou do ambiente interno. Referente à análise do ambiente interno, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise ambiental, analisa-se o ambiente interno geral da empresa e seu impacto em relação ao ambiente externo.
  • B. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise da concorrência, são analisados os objetivos, desempenhos, estratégias, aspectos culturais, custos estruturais, pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes.
  • C. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise setorial, verifica-se como está a empresa em relação ao setor em que atua.
  • D. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise de mercado, verifica-se como a empresa está posicionada no mercado.

A análise de cenários é mais eficaz quando se trabalha com três cenários distintos. São eles:

  • A. Cenário pessimista, cenário realista, cenário otimista.
  • B. Cenário mensal, cenário anual, cenário bianual.
  • C. Cenário nacional, cenário internacional, cenário regional.
  • D. Cenário interno, cenário externo, cenário internacional.

Referente à classificação dos mercados, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Mercado consumidor caracteriza-se por ser composto por pessoas e famílias que compram bens e serviços para uso pessoal.

( ) Mercado revendedor é o mercado composto por pessoas e organizações que adquirem bens ou serviços para serem utilizados na elaboração de outros bens e serviços destinados à venda ou aluguel a terceiros.

( ) Mercado governamental é composto por instituições oficiais da administração pública federal, estadual ou municipal.

( ) Mercado internacional é constituído de consumidores, produtores, revendedores e governos, que compram produtos e serviços; tem como característica a submissão a leis internacionais e acordos comerciais entre países.

( ) Mercado produtor ou industrial é constituído por pessoas e organizações que compram bens ou serviços produzidos por terceiros com o objetivo de revendê-los ou alugá-los.

A alternativa correta é:

  • A. F, V, V, V, F.
  • B. V, F, F, F, V.
  • C. V, V, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, F.

É o tipo de pesquisa que admite que os resultados descritivos não são inteiramente satisfatórios para determinar a relação de causa e efeito. Busca-se a resposta do porquê de um fenômeno. Tem uma abordagem analítica com base em variáveis consideradas como pertencentes à estrutura de um modelo de decisão. Geralmente se usa um grupo experimental e um de controle onde um coleta as informações e o outro avalia os resultados.

  • A. Pesquisa Exploratória.
  • B. Pesquisa Causal ou Experimental.
  • C. Pesquisa Descritiva Qualitativa.
  • D. Pesquisa Descritiva.

São exemplos de práticas que ajudam as pessoas a se relacionarem no ambiente de trabalho:

  • A. Ginástica laboral e intervalo de almoço.
  • B. Reuniões de trabalho e feedback profissional.
  • C. Pausa para o café e reuniões de setor.
  • D. Comemoração de aniversários e preocupação sincera com um problema pessoal.

É o conjunto de pressupostos básicos desenvolvidos por um determinado grupo ao aprender a lidar com a adaptação externa e com a integração interna:

  • A. Mudança organizacional.
  • B. Clima organizacional.
  • C. Estrutura organizacional.
  • D. Cultura organizacional.

Relacione a primeira (superior) com a segunda (inferior) coluna:

A. Estrutura Linear

B. Estrutura Funcional

C. Estrutura Linha-Staff

D. Estrutura com Base em Função

E. Estrutura Tipo Comissão ou Colegiado

F. Estrutura Divisional

G. Estrutura com Base em Projetos

H. Estrutura Matricial

( ) O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

( ) Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo.

( ) É a de estágio mais desenvolvido dentre as estruturas contemporâneas, pois combina as estruturas baseadas em projetos ou produtos.

( ) Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.

( ) Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa.

( ) Caracteriza-se pela pluralidade de membros que dividem a responsabilidade, embora não caiba a eles o poder decisório maior. Embora prevaleça a vontade da maioria, cabe ao chefe-executivo, a responsabilidade pelo que foi decidido.

( ) Ocorre quando a empresa está organizada através de um conjunto de várias divisões de produção, ou seja, quando, devido a algumas atividades vinculadas a um objetivo comum, estão agrupadas em um mesmo setor.

( ) Esta estrutura agrupa num órgão específico, as atividades análogas e interdependentes e constitui uma unidade setorial da instituição.

A alternativa correta é:

  • A. B, A, H, C, F, E, G, D.
  • B. B, A, H, C, G, E, F, D.
  • C. H, B, C, E, G, D, F, A.
  • D. F, D, C, A, C, H, B, E.

Complete a frase:

Na prática, o clima organizacional depende das ________________________________ da empresa, da ________________ e ______________ organizacionais, das oportunidades de ____________________________________, do significado do trabalho, da escolha, _______________, _______________, __________________, _________________ da equipe e do estilo de ___________________.

A alternativa correta é:

  • A. Culturas organizacionais, população, departamentos, participação pessoal, benefícios, gratificações, regalias, remuneração, liderança.
  • B. Lideranças motivacionais, estrutura, mudanças, feedback positivo, local, estacionamento, benefícios, remuneração, liderança.
  • C. Condições econômicas, estrutura, cultura, participação pessoal, preparo, treinamento, avaliação, remuneração, liderança.
  • D. Políticas salariais, chefia, estruturas, promoção vertical, equipe, local, status, montagem, chefia.

Segundo Maximiano (2008), uma teoria é um conjunto de preposições que procuram explicar os fatos da realidade prática. As teorias modernas de administração organizam-se em escolas (ou enfoques), sendo as principais: a clássica, a comportamental e o pensamento sistêmico. Relacione a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1 em relação aos teóricos da escola clássica apontados pelo autor.

Coluna 1

1. Fayol.

2. Taylor.

3. Ford.

4. Weber.

Coluna 2

( )Movimento da administração cientifica.

( ) Tipo ideal de burocracia.

( ) Processo de administração.

( ) Linha de montagem.

A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima é:

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3.
  • C. 2 – 3 – 1 – 4.
  • D. 2 – 4 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 4 – 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...