Questões de Administração do ano 2014

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Na comunicação integrada de marketing podem ser conduzidas ações coordenadas através de diferentes mídias de propaganda, tais como mídias de massa, externas, interativas e alternativas. Como exemplos dessas mídias, temos, respectivamente:

  • A. revista, site de internet, painel luminoso interno e rádio.
  • B. som volante, quiosque eletrônico uniforme de atleta e revista.
  • C. televisão, outdoor, site de internet e guardanapo de restaurante.
  • D. jornal, lateral de ônibus, carrinho de supermercado e jogo de realidade virtual.
  • E. rádio, jogo de realidade virtual, toalha de mesa de restaurante e painel luminoso.

Um gerente de produção de uma empresa entende “capacidade de uma operação” como sendo o:

  • A. mínimo nível de atividade em determinado período de tempo.
  • B. volume mínimo comportado por determinado local de uma operação.
  • C. volume máximo comportado por determinado local de uma operação.
  • D. volume médio comportando por determinado local de uma operação.
  • E. máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo.

As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho, por exemplo:

  • A. a qualidade de bens ou serviços não é afetada por um planejamento de capacidade mesmo que este envolva grandes flutuações nos níveis de capacidade, pois isso pode ser atenuado pela contratação de pessoal temporário, reduzindo a probabilidade de ocorrência de erros.
  • B. o capital de giro será afetado se uma operação decidir produzir estoque de bens acabados antecipando-se à demanda, isso pode permitir atender à demanda, mas a organização deve financiar o estoque até que seja vendido.
  • C. a velocidade de resposta à demanda do cliente se mantém inalterada com o aumento dos estoques, mesmo que eles sejam atendidos diretamente a partir do estoque em vez de terem que esperar a fabricação dos itens.
  • D. a confiabilidade do fornecimento independe da proximidade entre os níveis de demanda e de capacidade, mesmo que a demanda esteja próxima da capacidade máxima da operação, esta será capaz de lidar com interrupções inesperadas e continuariam confiáveis seus fornecimentos de bens e serviços.
  • E. a flexibilidade, especialmente a de volume, será prejudicada por capacidade excedente, se a demanda e a capacidade estiverem em equilíbrio, melhor a operação será capaz de responder a quaisquer aumentos inesperados da demanda.

As várias razões para o desequilíbrio entre a taxa de fornecimento e de demanda, em diferentes pontos de qualquer operação, levam à aplicação de diferentes tipos de estoque. Há basicamente quatro tipos de estoque: estoque isolador ou de segurança, de ciclo, de antecipação e de canal. As razões para aplicação dos estoques:

  • A. de ciclo e de canal ocorrem porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente e pela necessidade de compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda, respectivamente.
  • B. de antecipação e de canal são usados para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda e para compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda, respectivamente.
  • C. de antecipação e isolador são usados para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda e porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda, respectivamente.
  • D. de ciclo e de antecipação ocorrem porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente e para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda, respectivamente.
  • E. de canal e isolador visam compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda e o fato do material não poder ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda, respectivamente.

Suponha que no processo de minimização do custo total de um estoque tenha-se chegado à conclusão de que a quantidade econômica de pedido (lote econômico de compra) seja de 200 unidades. Se a demanda for de 1.000 unidades anuais, os regimes de trabalho forem “24 por 7” (24h/dia em 7dias por semana) e o fornecedor demorar 3 dias (lead time) para atender a um pedido, o nível de estoque que deve “disparar” o pedido é de cerca de:

  • A. 7,7 unidades.
  • B. 7,9 unidades.
  • C. 8,2 unidades.
  • D. 8,4 unidades.
  • E. 8,6 unidades.

  • A. p1, p12 e p13.
  • B. p9, p10 e p11.
  • C. p10, p11 e p15.
  • D. p12, p13 e p14.
  • E. p13, p14 e p15.

A gestão da cadeia de suprimentos envolve a gestão de compras e suprimentos que, apesar da variedade de compras que uma empresa realiza, há alguns objetivos básicos a perseguir: preço, momento de entrega, qualidade, quantidade e fonte corretos. A decisão sobre o que constitui a “fonte correta” inclui a decisão de abastecer cada produto a partir de um único fornecedor (single-sourcing) ou de mais de um deles (multi-sourcing). Podemos citar como desvantagem do single-sourcing e vantagem do multi-sourcing, respectivamente:

  • A. maior esforço de comunicação e maior economia de escala.
  • B. maior dificuldade em obter economia de escala e maior confidencialidade.
  • C. dificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor e relações mais fortes e duráveis.
  • D. maior vulnerabilidade a problemas relativos a falhas no fornecimento e valor de compra pode ser pressionado para baixo.
  • E. maior dificuldade para desenvolver sistemas de garantia de qualidade e cooperação mais fácil para desenvolvimento de novos produtos.

A gestão da cadeia de suprimentos envolve a gestão da distribuição física e, mais que isso, a logística. A operação mais relevante da logística é o transporte, cujos modais são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário. O modo de transporte é normalmente escolhido com base na importância relativa entre os seguintes indicadores: velocidade de entrega, confiabilidade de entrega, possibilidade de deterioração da qualidade, custo por tonelada transportada e flexibilidade de rota. Considerando apenas os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário, como também apenas os indicadores velocidade de entrega, custo por tonelada transportada e flexibilidade de rota, os melhores desempenhos em grandes distâncias são obtidos, respectivamente, pelos seguintes modais:

  • A. rodoviário, ferroviário e aéreo.
  • B. rodoviário, hidroviário e ferroviário.
  • C. aeroviário, ferroviário e rodoviário.
  • D. aeroviário, hidroviário e ferroviário.
  • E. aeroviário, hidroviário e rodoviário.

No planejamento e controle da produção tem-se a abordagem usual MRP (Planejamento dos Recursos de Manufatura) e abordagens mais recentes como o JIT (Just in Time ). Como principais características do MRP e do JIT temos, por exemplo, que o MRP é tal que:

  • A. utiliza ordens de produção derivadas do programa-mestre como unidade de controle, enquanto que no JIT o fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “puxado” pela demanda do estágio posterior.
  • B. os conceitos de planejamento e controle são apenas uma parte de uma filosofia de produção mais ampla, enquanto que o JIT necessita um longo tempo para atualizar os registros, requerendo uma atualização completa a cada transação.
  • C. as taxas de produção são fundamentais para seu embasamento, ao invés de volume produzido, enquanto que o JIT assume um ambiente de produção fixo, utilizando lead times fixos para calcular quando os materiais devem chegar ao próximo centro de trabalho.
  • D. as decisões de planejamento e controle são relativamente descentralizadas, não necessitando de um sistema de informação computadorizado, enquanto que o JIT é altamente dependente da acuidade dos dados derivados das listas de materiais e registros de estoque.
  • E. o controle do fluxo entre estágios é conseguido pela utilização de cartões simples, fichas ou quadrados vazios, os quais disparam a movimentação e a produção dos materiais, enquanto que o JIT normalmente requer uma organização complexa, centralizada e computadorizada, para suportar sistemas.
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