Questões de Administração do ano 2014

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Sobre Gestão da Qualidade é incorreto afirmar:

  • A. É um método gerencial que se funda em uma visão sistêmica das organizações.
  • B. A garantia da qualidade só poderá existir à medida que houver qualidade nas entradas, nos processos e nos produtos do sistema.
  • C. Nesse método a gerência não deve ser de pessoas ou processos apenas, deve ser centrada também em resultados.
  • D. O funcionamento dos sistemas dá-se a partir de relações internas e externas entre clientes e fornecedores.
  • E. Nesse método, os clientes internos são a razão de ser da organização.

Segundo o International Labour Office, de Genebra, Layout é:“A posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho manual ou intelectual; dentro de cada departamento ou seção; dos meios de suprimento e acesso às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho.” Com relação aos Tipos de Layout, observe a figura 1 e identifique a que tipo de layout representa, lembrando que é indicado para um produto único, em quantidade pequena ou unitária.

  • A. Layout celular.
  • B. Layout por processo.
  • C. Layout clássico.
  • D. Layout por posição fixa.
  • E. Layout combinados.

Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando. É o caso de Débora, funcionária há um ano em um empresa de cosméticos - A BELA cosméticos - . Apesar de ser ótima funcionária, proativa, com excelente atendimento ao cliente, bom relacionamento com colegas de trabalho, ela fica grandes períodos ausente com tempo de trabalho perdido. Essa situação refere-se a

  • A. rotatividade.
  • B. absenteísmo.
  • C. Idiossincrasia.
  • D. sinergia.
  • E. tempoflex.

“No Brasil, a despeito da modernização tecnológica e da melhoria dos processos de qualidade/produtividade, apresenta, também enormes dificuldades na melhoria efetiva das condições de trabalho no sentido de eliminar e minimizar os efeitos nocivos que ele ainda provoca em uma parcela importante dos trabalhadores brasileiros(...) Por ‘situação de trabalho’ entendemos um conjunto de elementos e materiais inseridos na organização do trabalho(...) é o ambiente em que se encontram o indivíduo ou equipe(...)”( VILELA, 2010). Assim, com relação a higiene, segurança do trabalho e qualidade de vida, pode-se ter como correta a seguinte sequência de afirmações:

I - O rendimento e a jornada geram acidentes por meio dos seguitnes fatores: incentivos financeiros e excesso de carga horária.

II - No Brasil, via de regra, o trabalho, a saúde e a vida não são valores estratégicos.

III - A responsabilidade jurídica pelos acidentes do trabalho, no Brasil, é baseada no conceito de culpa, também conhecido como responsabilidade subjetiva.

IV - A ergonomia é aquela que trata dos acidentes de trabalho como resultado da interação entre o operador e outros componentes da situação de trabalho, jornada de trabalho e voltadas para as condições físicas do ambiente de trabalho.

V - Os profisisonais da área de saúde do trabalhador devem deixar de exercer sua função como aquele que sabe (especialista) e que fiscaliza o comportamento inadequado dos operadores para oportunizar o fortalecimento e apoio mútuo, valorizando o saber prático dos operadores, levando-os a percepção, identificação e antecipação das situações de riscos, implantando medidas corretivas.

  • A. As afirmações I, II, III, IV estão corretas.
  • B. As afirmações II, III, e IV estão corretas.
  • C. As afirmações I, II, III e V estão corretas.
  • D. As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
  • E. As afirmações III, IV e V estão corretas.

O administrador financeiro utiliza informações internas sobre a empresa e externas, no ambiente. Com relação as demonstrações financeiras como instrumento complementar de gestão é correto afirmar, EXCETO:

  • A. As informações externas importantes abrangem tendências do mercado, ações da concorrência, decisões de política econômica, situação de mercado internacional, dentre outros.
  • B. As informações também são importantes para outras empresas, organizações não governamentais - ONGs, instituições financeiras, governos, clientes e fornecedores, credores e devedores, acionistas e outros titulares de dívida, funcionários e vizinhos e ambientalistas, os chamados stakeholders.
  • C. As demonstrações financeiras são elaboradas segundo a prática contábil do regime de competência. Ou seja, as receitas e despesas são contabilizadas e reconhecidas quando ocorre o fato gerador e não quando há a efetiva entrada e saída de caixa.
  • D. O regime de caixa considera para o resultado final os valores das contas de receitas, custos e despesas, independentes da entrada de dinheiro no caixa.
  • E. Dentre as características das demonstrações financeiras afirma-se que constitue uma forma de mostrar aos acionistas a percepção da empresa do ponto de vista dos executivos e dos proprietários.

Relativamente a estoque e cadeia de suprimentos e logística, pode-se ter como afirmações corretas, EXCETO:

  • A. A quantidade de estoque que uma empresa mantém é determinada por três variáveis básicas: a quantidade dos pedidos nas ordens de compras, prazo de entrega e estoques de segurança.
  • B. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente, envolve os métodos que permitem localizar estruturas físicas (fábricas, depósitos, armazéns, centros de distribuição...), gestão de materiais e dos suprimentos, o planejamento, a programação e o controle da produção, além das atividades de distribuição.
  • C. Operador logístico é uma empresa de prestação de serviços especialziada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento, agregando valor ao produto de seus clientes, levando as empresas a focalizarem a nova visão de core business ou negócio principal, com objetivo de produzir e não distribui-los.
  • D. As empresas que enxergavam somente o seu cliente imediato hoje enxergam a integração de todos os envolvidos na cadeia de fornecimento. Essa evolução deu-se de forma gradual no decorrer das útimas décadas. Uma das principais diferenças, que reflete em custo, é a drástica redução dos estoques em uma cadeia de suprimentos, chegando hoje a um conceito sem estoques.
  • E. Os gerentes de logísticas estão envolvidos com decisões estratégicas, táticas e operacionais. As decisões estratégicas tem impacto a médio prazo e envolvem, por exemplo, meios de transportes, níveis de estoques, medida de desempenho e roteiros.

Com relação a Modelagem de cargos, responda ao que se pede. Leia atentamente as afirmativas a seguir e indique as alternativas corretas e falsas, assinalando a sequência que as represente:

( ) As necessidades de recursos humanos das organizações são definidas a partir do desenvolvimento aprimorado da análise de cargos que fornecem alicerces para a avalição da qual resultam a fixação e a política salarial da empresa.

( ) A descrição de cargos é feita a partir da análise de cargos.

( ) A descrição de cargos é uma definição escrita do que oocupante do cargo faz, como faz e porque faz.

( ) Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimento, habilidades e capacidade para que possa desempenhá-lo adequadamente.

( ) A descrição e análise de cargos é responsabildiae de linha e função de staff.

( ) O enriquecimento do cargo permite a adaptação do mesmo ao potencial de desenvolvimento pessoal de seu ocupante.

  • A. V, F, V, V, V, V.
  • B. V, V, F, V, F, F.
  • C. F, V, V, V, V, F.
  • D. V, F, V, V, F, F.
  • E. V, V, V, V, F, V.

O processo de comunicação de marketing, no caso de organizações de serviços, envolve as seguintes etapas, denominadas decisões de comunicação de marketing: identificação do público alvo, determinação dos objetivos, definição da mensagem, seleção dos canais, determinação do orçamento e avaliação dos resultados. Para cada uma dessas decisões, podemos citar como exemplos de opções, respectivamente:

  • A. clientes atuais, formato da mensagem, percentual sobre as vendas, formar consciência da marca, propaganda e impacto sobre as vendas.
  • B. decisores da compra, fonte da mensagem, disponibilidade de recursos, estimular a experimentação, relações públicas, atitude em relação à marca.
  • C. compradores potenciais, reduzir a sensação de risco, estrutura da mensagem, promoção de vendas, paridade competitiva e intenção de compra.
  • D. influenciadores da compra, conteúdo da mensagem, lucro do ano anterior, estimular a demanda, marketing direto, obtenção de clientes.
  • E. comunidade em geral, conteúdo da mensagem, retorno sobre o investimento, reposicionar o serviço, venda pessoal e fidelidade à marca.

São usualmente citadas como características distintivas dos serviços: intangibilidade, perecibilidade, simultaneidade e variabilidade. Essas características afetam a forma de aplicação das estratégias de marketing. No que tange à comunicação de marketing, essas características geram nas organizações de serviços a necessidade de aplicar ou adequar suas estratégias através de ações tais como: comunicar promessas precisas e realistas, fornecer indícios de tangibilidade, minimizar os receios dos consumidores, comunicar seus benefícios e diferenciais, produzir mensagens de fácil compreensão, apresentar seus clientes e funcionários, dentre outras. Com relação a essa última ação, entende-se que:

  • A. como os serviços são intangíveis, isso faz com que os consumidores tenham dificuldade para perceber os benefícios e diferenciais das diversas ofertas de serviços disponíveis no mercado e, diante disso, essas organizações devem promover esforços de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas marcas e mencionar em seus anúncios os aspectos dos serviços que são efetivamente valorizados pelos seus consumidores alvo.
  • B. como os serviços têm desempenho heterogêneo, com variações na qualidade, produtividade e consistência dos seus resultados, isso gera risco e temores nos clientes, portanto, a comunicação de marketing da organização deve procurar minimizar esses receios dos clientes sobre o desempenho dos serviços, utilizando estratégias como reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos ou fornecer garantias de desempenho.
  • C. como os serviços são intangíveis, os seus atributos ou características tendem a ser abstratos, obscuros e de difícil visualização pelos consumidores, por isso, a comunicação da organização deve procurar fornecer evidências tangíveis sobre a natureza e qualidade dos seus serviços, tais como apresentar elementos visíveis, mostrar fatos sobre o desempenho ou associar a marca dos serviços a objetos, símbolos, lugares ou personalidades que sejam representativos para os consumidores alvo.
  • D. como os serviços são caracterizados pela simultaneidade dos processos de produção e consumo, os clientes participam da elaboração dos serviços e interagem intensamente com os funcionários da organização, assim, a comunicação de marketing dessas organizações deve apresentar clientes e funcionários satisfeitos trabalhando em conjunto, a fim de estimular a participação dos consumidores no processo de serviços, destacar a valorização dos seus funcionários e fornecer indícios do padrão de comportamento esperado aos clientes e funcionários.
  • E. como os serviços, na fase de venda, são uma comunicação de promessas, ou seja, manifestação de compromisso, a sua eficácia depende de quanto essa comunicação refletir, com realismo, precisão e confiança aquilo que os clientes receberão da organização, por outro lado, ações de comunicação que sinalizam promessas exageradas, parcialmente realistas ou inacreditáveis tendem a contribuir para a insatisfação do clientes, para o descomprometimento dos funcionários e para a descrença geral nas promessas e compromissos da organização.

As ações de comunicação de marketing integradas são relevantes pois:

  • A. os serviços têm desempenho com qualidade, produtividade e consistência apresentando elevada variabilidade de padrões, criando nos clientes uma exposição ao risco e consequentes temores, dessa forma, a comunicação integrada de marketing busca minimizar essa exposição e os temores dela decorrentes, utilizando estratégias como reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos ou fornecer garantias de desempenho.
  • B. a intangibilidade dos serviços gera nos consumidores grande dificuldade para que percebam os diferenciais competitivos das diversas ofertas de produtos e serviços ofertados pelo mercado e, assim, essas organizações devem promover esforços e ferramentas de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas marcas e produtos, mencionando em seus anúncios os aspectos dos serviços e produtos que são efetivamente valorizados pelos seus consumidores alvo.
  • C. o conhecimento e a percepção dos consumidores de serviços podem ser fortemente influenciados pelo conjunto de ações, mídias e fontes de comunicação empregadas pela organização, assim, essas organizações devem procurar integrar e coordenar as diversas ações, fontes e mídias de comunicação empregadas, visando obter maior precisão, economia, impacto e consistência nos esforços de comunicação de marketing de seus serviços, assim como assegurar que os consumidores percebam efetivamente a identidade de marca desejada.
  • D. nos serviços, os funcionários e intermediários são elementos fundamentais nos processos de execução, entrega e recuperação, assim como na educação e satisfação dos clientes, mais que isso, as organizações de serviços devem também desenvolver ações de comunicação para seus funcionários e intermediários de distribuição, buscando disseminar novas ideias, fomentar a melhoria na qualidade dos processos e obter a motivação de ambos com a implementação das estratégias de marketing da organização.
  • E. nos serviços as fontes pessoais de informação têm influência relevante sobre o comportamento de compra, imagem e qualidade percebida pelos consumidores alvo da organização, mais que isso, a comunicação de marketing deve estimular comentários pessoais favoráveis sobre os serviços da organização, empregando estratégias, como produzir anúncios criativos que fomentam comentários entre os consumidores, apresentar testemunhos de clientes satisfeitos, oferecer incentivos à indicação de novos clientes e realizar ações de envolvimento da organização com a comunidade.
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