Questões de Administração do ano 2014

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Consiste em identificar e coletar dados sobre serviços ou atividades, estabelecendo critérios de mensuração do desempenho desses serviços ou atividades e determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade, quanto o grau de satisfação de metas e objetivos.

A definição refere-se

  • A. à gestão por projetos.
  • B. à avaliação de serviços.
  • C. ao relatório.
  • D. ao diagnóstico organizacional.
  • E. ao roteiro para a apresentação do projeto.

Atualmente, observa-se uma mudança de paradigmas nas organizações, cujo foco da produtividade tem-se voltado estrategicamente para área de recursos humanos, ou Gestão de Pessoas. Reconhecendo no ser humano como valioso capital, parceiro influenciador de crescimento e transformação, cabe à organização refletir sobre os processos de recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho dos colaboradores.

Analisando os diversos processos associados à Gestão de Pessoas no contexto das organizações, no que diz respeito à enfermagem, o enfermeiro deve compreender as interfaces e especificidades de cada processo e saber que

  • A. o recrutamento e seleção são determinados pelas relações entre o homem, a organização e a sociedade. No desafio de atrair e reter talentos requer, também, a definição do perfil profissional, dos critérios de seleção e identificação das competências requeridas para o cargo, escolher o método e realizar o processo seletivo.
  • B. o treinamento propõe ações voltadas ao aperfeiçoamento e crescimento pessoal e profissional do indivíduo, busca a ampliação das competências, prioritariamente, em médio e longo prazo.
  • C. o desenvolvimento busca como resultado o aumento do conhecimento teórico e prático que capacita, em curto prazo, o indivíduo para a realização imediata e eficiente do trabalho.
  • D. a avaliação de desempenho é considerada prática comum, reflete a filosofia da organização e do próprio serviço de enfermagem. Por não ser um processo dinâmico, pouco contribui nas decisões gerenciais e na promoção do crescimento profissional e pessoal, do avaliado e do avaliador, e tende ao desuso, nas organizações.
  • E. diante da variedade de técnicas de seleção, a avaliação qualitativa e quantitativa é sistematicamente realizada nas organizações, considerando a eficácia de testes objetivos, prova situacional, grafologia, em detrimento do índice de rotatividade de seleção, por ser pouco relevante na análise do processo.

O planejamento estratégico, uma metodologia criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A respeito do tema, considere: I. Constitui-se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional. II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I.
  • E. II.

Um dos modelos de gestão idealizado, tendo como mentores Robert Kaplan e David Norton, foi o Balanced Score Card − BSC, que

  • A. constitui uma metodologia para formulação da missão, visão e estratégias da organização e a sua mensuração atrelada a indicadores de desempenho.
  • B. é um mecanismo para implementação da estratégia, não para sua formulação, que leva em conta um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros.
  • C. prioriza o equilíbrio organizacional a partir de duas perspectivas, a dos clientes e a dos processos internos, que, juntas, se consubstanciam em uma nova ótica da perspectiva financeira.
  • D. foi aprimorado e adaptado à Administração pública a partir da inserção da metodologia denominada Matriz SWOT e do conceito de cliente-cidadão.
  • E. contempla, entre seus princípios, converter a estratégia em processos segmentados, tratando, separadamente, as estratégias de longo e de curto prazo, estas identificadas com os denominados “pacotes de trabalho”.

Considerando o processo administrativo, analise.

I. É dinâmico, contínuo e composto pelas seguintes funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

II. É dentro da função direção que o organograma de uma empresa é definido, buscando elaborar os níveis hierárquicos e definir as estruturas organizacionais.

III. Caracterizado como uma das funções administrativas, o planejamento se divide em: estratégico, tático e operacional.

IV. Medição e avaliação de resultados e correção de desempenho são algumas das atividades verificadas pela função de controle.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

No departamento em que Vitor trabalha, ele exerce o cargo de auxiliar administrativo. Acima dele há um supervisor de atividades que se chama Pedro. Pedro segue ordens de Alberto, gerente do setor. Acima de Alberto está Vinicius, diretor da área. Pode-se afirmar que essa é a descrição de uma:

  • A. divisão de trabalho;
  • B. cadeia de comando;
  • C. unidade de direção;
  • D. ordem;
  • E. equipe de alta performance.

Laura acaba de ser aprovada em um concurso público. Em seu primeiro dia de trabalho, o gestor de sua unidade lhe forneceu um manual em que estavam descritos as características e os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos, e os deveres relacionados a cada cargo da organização. Foi fornecido a Laura o manual de:

  • A. estrutura;
  • B. processo;
  • C. formulários;
  • D. sequência administrativa;
  • E. normas.

A consultora Giovana fará um estudo dentro de uma organização. Ela solicitou ao gerente de uma das unidades a divisão de trabalho, mediante o fracionamento da organização em unidades de direção, conselhos, gerência, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores, etc. Para atender Giovana, o gerente pode fornecer:

  • A. o planejamento estratégico;
  • B. os indicadores de desempenho;
  • C. o monitoramento;
  • D. o organograma;
  • E. o balancete.

Roberto foi destacado em seu departamento para trabalhar em um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. Esse empreendimento visa atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custos, recursos envolvidos e qualidade. Roberto foi destacado para trabalhar em:

  • A. expediente;
  • B. controle orçamentário;
  • C. protocolo;
  • D. processo;
  • E. projeto.

No cargo que ocupa em seu departamento, Karin exerce diversas funções. Ela planeja, organiza o trabalho, lidera a equipe e controla as atividades. Além disso, Karin tem visão empresarial, ambiental e interativa da organização. Karin exerce a função de:

  • A. vendedora;
  • B. produtora;
  • C. gestora;
  • D. controladora;
  • E. auditora.
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