Questões de Administração do ano 2014

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Considerando o conceito de liderança como a capacidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais, é INCORRETO afirmar que

  • A. a liderança não é dinâmica e não envolve o uso do poder para influenciar pessoas e conseguir que as tarefas sejam realizadas.
  • B. a liderança ocorre entre pessoas.
  • C. a liderança requer o uso da influência.
  • D. a liderança é usada para atingir metas.

A motivação do funcionário afeta a produtividade. Parte do trabalho de um gerente consiste em direcionar a motivação do funcionário para a realização das metas organizacionais.

A partir dessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A motivação é importante porque pode levar a comportamentos que refletem alto desempenho dentro de uma organização.
  • B. A motivação é importante porque pode levar a comportamentos que refletem alto desempenho dentro de uma organização.
  • C. A mais conhecida das teorias de conteúdo denominada teoria da hierarquia das necessidades foi desenvolvida por Herzbeg.
  • D. A teoria da expectativa, que é uma das duas teorias de processo, propõe que a motivação depende das expectativas.

Considerando que a gestão da qualidade total consiste num comprometimento amplo da organização, para implantar qualidade em toda atividade por meio de aperfeiçoamento contínuo; e considerando a qualidade total, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A filosofia da TQM foca o trabalho em equipe, o aumento da satisfação do cliente e a redução de custos.
  • B. É uma técnica comumente utilizada no processo de implantação da TQM é o PDCA de Deming.
  • C. O círculo de qualidade é um grupo de 6 a 12 funcionários voluntários que se reúne regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seu trabalho.
  • D. A TQM tende a ser mais bem-sucedida quando enriquece os cargos e melhora a motivação dos empregados.

Com referência aos processos de gestão de recursos humanos, é INCORRETO afirmar

  • A. que o recrutamento é um processo que consiste em atrair candidatos para o preenchimento de vagas.
  • B. que a seleção é um processo que consiste em escolher um candidato qualificado para o preenchimento de uma vaga
  • C. que , no processo de capacitação dos empregados, treinamento e desenvolvimento não são um bom investimento porque nem um nem outro beneficiam o funcionário e a empresa.
  • D. que o melhor treinamento é aquele que é realizado no próprio local de trabalho com os próprios recursos que o funcionário utiliza para realizar suas tarefas.

Uma empresa do setor financeiro está sofrendo algumas reestruturações visando à sua modernização, de modo a manter a competitividade no mercado. Os diretores, que atuam no nível estratégico, identificaram que é necessário mudar a cultura da empresa para uma atuação mais agressiva no mercado e implantar um modelo de gestão orientado para resultados, modificando assim o seu posicionamento.

Para conseguir alcançar esse objetivo, é necessário que

  • A. haja um processo de conscientização geral sobre o novo modelo de gestão a ser adotado pela empresa, pois implicará modificação do comportamento das pessoas.
  • B. seja implantada uma nova estrutura organizacional para que os diretores possam impor os novos valores que passarão a ser exigidos de todos os empregados da empresa.
  • C. sejam demitidos todos os empregados do nível operacional, e outros sejam admitidos, já que a cultura organizacional decorre dos valores pessoais do nível operacional.
  • D. sejam comunicados a todos os empregados, através de Portaria Normativa expedida pelo presidente da empresa, os novos valores institucionais que deverão ser imediatamente adotados por todos.
  • E. sejam implantadas, imediatamente, as estratégias determinadas pelos diretores, impondo aos empregados esses valores, que passam, assim, a constituir uma prática da organização.

A cultura organizacional apresenta aspectos formais e informais, escritos e não escritos, sendo que os aspectos formais são relativos aos aspectos visíveis da organização, enquanto os aspectos informais se referem ao seu aspecto invisível.

Constitui-se aspecto invisível da cultura organizacional:

  • A. descrição de cargos
  • B. estrutura organizacional
  • C. autoridade e responsabilidade definidas
  • D. percepção e atitudes das pessoas
  • E. políticas e diretrizes estratégicas

A cultura organizacional é identificada nas atividades realizadas na empresa e nas relações mantidas pela organização, seja com parceiros externos ou internos.

A cultura organizacional é refletida

  • A. no sistema de tradições regionais adotado na formação inicial da empresa.
  • B. na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados.
  • C. nos valores pessoais dos empregados de todos os níveis da empresa.
  • D. nos aspectos racionais do processo de tomada de decisão utilizado na empresa.
  • E. nas estratégias organizacionais que são impostas pelo mercado.

As atividades realizadas em uma empresa diferem das realizadas nas demais empresas em função de diversos aspectos, sejam esses operacionais, culturais, mercadológicos, dentre outros. A cultura organizacional, que contribui ativamente para a diferenciação entre as organizações, é criada e preservada pelas pessoas que, juntas, formam a organização.

Essa abordagem tem como base que a cultura organizacional é

  • A. facilmente mudada
  • B. relativa ao mercado
  • C. construída socialmente
  • D. estruturada no nível operacional
  • E. desvinculada da história da organização

Cada empresa constrói a cultura de acordo com os elementos que considera importantes para o seu negócio, com seus valores e suas crenças. Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada, com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos.

Uma empresa que apresenta tais características tem uma cultura

  • A. adaptativa
  • B. conservadora
  • C. forte
  • D. fraca
  • E. psicossocial

Um indivíduo sabe que deve optar entre dois caminhos estabelecidos: um o que, no senso comum, seria o incorreto e o outro, o correto. Ao optar pelo caminho correto, ele está seguindo um rumo guiado pela

  • A. extensão
  • B. virtude
  • C. adequação
  • D. alternância
  • E. proporcionalidade
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