Questões de Administração do ano 2014

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A respeito dos sistemas de custos e suas aplicações no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir. Além de subsidiar os sistemas de contabilidade gerencial e orçamentário, o sistema de contabilidade de custos contribui para a percepção da maturidade de um produto no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos sistemas de custos e suas aplicações no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir. Em uma indústria, o consumo de água e luz poderá incorporar o estoque.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos sistemas de custos e suas aplicações no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir. O método do custeio por absorção, que integra os custos fixos ao estoque, diferencia-se do método do custeio variável, que reconhece os custos fixos como despesa do período, devido ao tratamento dado aos custos fixos; no entanto, os lucros apurados por esses métodos para um mesmo período podem coincidir.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a operações que envolvem mercadorias e fornecedores, julgue os seguintes itens. Erros no valor provisionado do imposto de renda a recolher sobre o lucro do período anterior devem ser corrigidos em contrapartida à conta de lucros acumulados, independentemente de seu valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a operações que envolvem mercadorias e fornecedores, julgue os seguintes itens. O custo do produto vendido apurado pelo método da média ponderada móvel será sempre um valor intermediário entre o custo apurado pelo método PEPS e o apurado pelo método UEPS.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura organizacional é composta por diversos elementos construídos ao longo do tempo. A cultura organizacional absorve as mudanças e a evolução ocorridas na empresa; por isso, cada organização possui a sua própria cultura.

A cultura organizacional é formada por

  • A. componentes relativos aos aspectos mercadológicos definidos pelo setor no qual a empresa atua.
  • B. estratégias estabelecidas pelo nível institucional da empresa que decorrem das relações interpessoais nela existentes.
  • C. dimensões do ambiente macroeconômico, definidas pelos concorrentes dos mercados interno e externo.
  • D. estruturas organizacionais determinadas pelo setor econômico em que a empresa atua e pelas relações comerciais estabelecidas.
  • E. elementos que são fruto das relações, experiências, dos conhecimentos e aspectos que têm participação e interação das pessoas da organização.

Uma empresa do setor bancário atua de maneira bastante agressiva no mercado, sempre buscando informações dos concorrentes para poder antecipar-se ao lançamento de novos produtos. Com esse objetivo, seus empregados são treinados constantemente para serem participativos na criação de novos produtos e na identificação das necessidades do mercado e de seus clientes.

As características apresentadas por essa empresa são relativas à

  • A. cultura organizacional
  • B. estrutura organizacional
  • C. missão organizacional
  • D. lucratividade organizacional
  • E. hierarquia organizacional

A cultura existente em uma empresa pode ser fator agregador ou desagregador, dependendo de sua homogeneidade e de sua aceitação pelos seus componentes.

Para a empresa, a existência de uma cultura forte constitui- se em vantagem porque

  • A. a divergência existente entre os valores compartilhados facilita a adaptação às necessidades dos ambientes interno e externo.
  • B. a necessidade de se estabelecerem limites rígidos gera a criação de regras e regulamentos visando à orientação do comportamento dos empregados.
  • C. o comportamento dos empregados é individualizado, não havendo, portanto, influência coletiva sobre as atitudes adotadas na empresa por cada um de seus membros.
  • D. os empregados, ao compartilharem normas, valores e percepções comuns estabelecem com a empresa um compromisso que se sobrepõe ao interesse individual.
  • E. os novos funcionários levarão mais tempo para a sua socialização, estabelecendo, assim, maior segurança para os antigos.

Uma empresa do setor financeiro está passando por uma reestruturação para se adaptar ao novo ambiente macroeconômico que, nos últimos anos, tem apresentado maior concorrência e mais dinamismo. Um dos diretores, que participava das discussões sobre essa reestruturação, argumentou que a mudança necessária seria complexa porque, segundo ele, como a cultura da empresa estava errada, seria necessário contratar um consultor para realizar as mudanças culturais identificadas como fundamentais para a atuação da empresa nesse novo ambiente.

Diante desses argumentos, constata-se que a proposição do diretor está

  • A. correta, porque uma empresa que tem uma cultura organizacional errada somente poderá consertá-la mediante a ajuda de profissionais externos, que saberão identificar quais os pontos que precisam ser modificados.
  • B. correta, porque a cultura é um elemento da empresa que é constituído por valores externos que, para serem modificados, precisam do apoio de profissionais independentes dos processos organizacionais.
  • C. correta, porque culturas erradas não permitem que a organização se torne competitiva, e somente consultores externos são capazes de identificar as mudanças necessárias.
  • D. incorreta, porque não existe cultura certa ou errada, uma vez que a cultura é formada pelos integrantes da empresa, através de seus aspectos formais e informais que facilitam ou impedem que os seus objetivos e as suas estratégias sejam atingidos.
  • E. incorreta, porque culturas erradas somente podem ser corrigidas pelos diretores ou pelos proprietários da empresa, que determinam as relações de mercado existentes no ambiente externo, sua estrutura de poder e hierarquia.

Um candidato a uma vaga em uma empresa do setor financeiro está analisando uma proposta recebida. Para ajudar a decidir se aceitará ou não o emprego, ele está pesquisando alguns elementos da cultura dessa empresa.

O conhecimento da cultura da organização para a aceitação de um emprego é importante porque permite que o candidato

  • A. avalie a compatibilidade de seus valores e seus objetivos em relação àqueles vigentes na empresa.
  • B. verifique a possibilidade de receber aumentos salariais de acordo com o plano de carreira da empresa.
  • C. identifique a possibilidade de liderar a formação de grupos para reivindicar melhorias para os empregados.
  • D. estabeleça os parâmetros necessários para que sua remuneração atenda às suas necessidades pessoais.
  • E. conheça a sua posição na estrutura organizacional e, consequentemente, a facilidade para obter vantagens.
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