Questões de Administração do ano 2014

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De acordo com os conceitos propostos por Michael Porter a respeito de liderança de custos, diferenciação e enfoque, assinale a alternativa correta.

  • A. A diferenciação atua de maneira idêntica à liderança em custos.
  • B. Tais conceitos tiveram grande valia na década de 1980, estando hoje em desuso por não se adequarem ao mundo empresarial contemporâneo.
  • C. A diferenciação acontece quando a instituição se posiciona de maneira semelhante a outras empresas no mercado.
  • D. O enfoque acontece quando, dentro do mercado, a empresa resolve se destacar apenas em uma determinada parte ou nicho.
  • E. Os três formatos propostos por Michael Porter podem ser utilizados simultaneamente em uma organização, sem nenhuma dificuldade ou prejuízo para a empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a diferença primordial entre trabalho em grupo e trabalho em equipe.

  • A. No grupo, o trabalho e as decisões são sempre realizados em conjunto, enquanto, nas equipes, o trabalho é sempre individual e as decisões são tomadas somente pelo líder.
  • B. Nos grupos, a responsabilidade por resultados é individual e, nas equipes, as responsabilidades são coletivas.
  • C. Os grupos têm objetivos de trabalho compartilhados, ainda que cada um tenha metas específicas, enquanto, nas equipes, os objetivos de trabalho são individuais.
  • D. Nos grupos, o desempenho medido é coletivo e, nas equipes, só existe o compartilhamento de informação.
  • E. Não existem diferenças entre o trabalho em grupo ou em equipe, o que importa para a organização é a produção dos indivíduos.

Nos programas de treinamento e desenvolvimento, é de suma importância que os indivíduos conheçam a cultura organizacional e que passem a se comportar dentro das crenças e dos valores dessa organização. Considerando a cultura organizacional, é correto afirmar que o indivíduo deve aprender e praticar, no dia a dia, o mapeamento

  • A. das competências individuais das pessoas que trabalham na empresa, para verificar o que elas conhecem dessa organização.
  • B. das tarefas e das habilidades de cada indivíduo.
  • C. de quem são as pessoas que têm competência para criar uma cultura organizacional.
  • D. das crenças dos indivíduos quando realizam as respectivas tarefas nas organizações.
  • E. das competências essenciais, funcionais e individuais de uma organização, de forma que esse seja o objetivo a ser perseguido pelos indivíduos que nela trabalham (missão, visão e valores).

O modelo de gestão e informação para a tomada de decisão na gestão de pessoas, que é mais discutido hoje principalmente pelo nível de complexidade, é a gestão por competências. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de gestão por competência.

  • A. Orientação de esforços com o foco em planejar, captar, desenvolver e avaliar as competências organizacionais para o alcance de seus objetivos.
  • B. Compreensão quanto às faculdades de mobilizar redes de atores em torno das mesmas situações e compartilhar os desafios, assumindo zonas de corresponsabilidade.
  • C. Identificação das competências necessárias dos indivíduos.
  • D. Conjunto de esforços para a realização das tarefas cotidianas dos indivíduos nas organizações para garantir sua efetividade.
  • E. Avaliação dos indivíduos no sentido de verificar se um conjunto de colaboradores é ou não eficaz no que faz.

Uma das políticas mais presentes hoje nas organizações é o programa de treinamento e desenvolvimento, ou seja, os programas de educação corporativa. A esse respeito, assinale a alternativa que descreve uma das principais finalidades dos programas educacionais nas organizações.

  • A. Treinar e capacitar as pessoas da organização.
  • B. Identificar metas e gargalos no trabalho das pessoas.
  • C. Reduzir custos e desperdícios e adequar a pessoa à cultura da empresa e à mudança de atitude.
  • D. Identificar pontos fortes e fracos das pessoas para a organização.
  • E. Capacitar pessoas para a organização.

Na organização e na implantação do programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, é necessário seguir o processo de trabalho definido, inclusive por uma norma NBR ISO que indicará qual será o processo de evolução do trabalho. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que indica a primeira etapa para implantação do programa de treinamento e desenvolvimento.

  • A. Identificação das pessoas que participarão do treinamento.
  • B. Definição das necessidades de treinamento.
  • C. Definição dos locais e palestrantes para o treinamento.
  • D. Identificação dos conteúdos que serão ministrados.
  • E. Definição das verbas e dos honorários para a execução dos treinamentos.

Muitas estratégias ou recursos instrucionais podem ser utilizados nas organizações para a aprendizagem dos adultos, no sentido do que exigem as normas com relação ao uso das teorias e da aprendizagem, como a andragogia. Considerando esse assunto, é correto afirmar que andragogia é ciência que estuda

  • A. como aprendem os seres humanos, independentemente da faixa etária.
  • B. a pedagogia.
  • C. como aprendem as crianças, com a finalidade do desenvolvimento por meio das brincadeiras na escola.
  • D. como aprendem os adultos, com a finalidade do desenvolvimento de habilidades e conhecimento.
  • E. como aprendem os filhos que vão ao trabalho de seus pais.

Sabe-se que hoje as organizações se utilizam de várias fórmulas para garantir a qualidade de vida de seus colaboradores, inclusive algumas técnicas, tais como a disseminação da informação presente nos programas de treinamento e desenvolvimento, costumam ser usadas no sentido de mudança. Com relação a esse tema, ao se utilizar a técnica de oficinas de alongamento e (ou) ginástica laboral, pretende-se diminuir

  • A. o tempo de trabalho do colaborador.
  • B. o absenteísmo por motivo de saúde.
  • C. a produção dos produtos e serviços.
  • D. as reclamações dos clientes.
  • E. as reclamações dos colaboradores a respeito das condições de trabalho.

Um fator de suma importância para o relacionamento e a comunicação eficazes nas organizações é a inteligência emocional. Com base no exposto, é correto afirmar que inteligência emocional consiste na

  • A. habilidade de se perceber no mundo, reconhecendo seu espaço e suas habilidades corporais.
  • B. habilidade de se expressar em público, seja por escrito ou verbalmente, de forma eficaz e agradável.
  • C. habilidade de fazer todo tipo de cálculo e de percepções lógicas do mundo e do meio em que vive, nas relações com os outros seres humanos.
  • D. capacidade de se expressar por meio da arte, do esporte, da música e da criatividade, no sentido de tornar sua comunicação produtiva.
  • E. habilidade de entender a si mesmo e as outras pessoas, percebendo quais as oportunidades de motivação que se pode oferecer; como as pessoas trabalham, como formar um modelo verdadeiro de si e delas e como fazê-las trabalhar cooperativamente.

O conflito pode gerar novas ideias a respeito dos processos organizacionais, da solução para velhos problemas, da oportunidade de as pessoas porem à prova suas capacidades, entre outros benefícios ou malefícios. Pelos motivos expostos, torna-se necessário acompanhar os conflitos. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de conflito intergrupal.

  • A. Orientações em relação ao tempo, à estrutura e a relações interpessoais.
  • B. Indício de exclusão sistemática de certas informações.
  • C. Divergências ou discordâncias entre os membros ou representantes de dois ou mais grupos, quanto à autoridade, às metas, aos territórios ou aos recursos.
  • D. Cooperação, que passa a ser exceção, e as pessoas se sentem derrotadas e se põem na defensiva.
  • E. Análise do processo causal.
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