Questões de Administração do ano 2015

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Quando um consumidor é levado a pensar que ao comprar determinado produto está adquirindo algo que nenhum outro produto lhe oferece, ou seja, o produto tem uma funcionalidade única, encontra-se diante de uma estratégica genérica definida como

  • A. de cliente.
  • B. de enfoque.
  • C. de concorrência.
  • D. de diferenciação.
  • E. liderança do custo total.

As bases de dados do benchmarking devem atender aos requisitos de acesso, dados, relatórios e flexibilidade de aplicações. Acerca do atendimento aos requisitos para as bases de dados, analise.

I. Permitir o acesso somente a usuários previamente cadastrados.

II. Permitir o armazenamento e a recuperação de informações tanto sobre o desempenho das empresas quanto de seus relatos de boas práticas.

III. Armazenar informações de desempenho somente do último período analisado.

IV. Permitir que os relatórios possibilitem informações para que sejam levantadas as causas (prováveis) de melhor desempenho das empresas.

V. Ser flexível em suas aplicações permitindo cadastro de novos indicadores ainda não previstos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.
  • E. II, III, IV e V.

De acordo com o conceito do método PDCA, é correto afirmar que

  • A. é usado para evidenciar a ordem de importância dos problemas, causas e temas em geral.
  • B. é utilizado para planejar a coleta de dados a partir das necessidades de análise de dados futuras.
  • C. representa as relações existentes entre um problema ou o efeito indesejável do resultado de um processo e todas as possíveis causas desse problema.
  • D. estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).
  • E. dispõe as informações de modo que seja possível a visualização da forma da distribuição de um conjunto de dados em torno do valor central. É a comparação de dados resultantes de um processo, para uma característica de qualidade de interesse.

Para Deming, a gestão da qualidade é conseguida através de alguns pontos que definiu e divulgou no Japão com a missão de reerguer aquele país no pós‐guerra. São considerados alguns desses atributos, EXCETO:

  • A. Não depender da inspeção para atingir a qualidade.
  • B. Sempre depender da inspeção para atingir a qualidade.
  • C. Eliminar as barreiras entre os departamentos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipes.
  • D. Melhorar constante e continuamente cada processo. Melhorando a qualidade e a produtividade, em consequência, os custos diminuirão.
  • E. Estabelecer constância de propósitos para melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar‐se competitivo; manter‐se em atividade e gerar empregos.

“Técnica utilizada para representar as relações existentes entre um problema ou o efeito indesejado do resultado de um processo e todas as possíveis causas desse problema, atuando como um guia para a identificação da causa fundamental desse problema e para a determinação das medidas corretivas que deverão ser adotadas.” Trata‐se de

  • A. histogramas.
  • B. estratificação.
  • C. diagrama de Pareto.
  • D. diagrama de dispersão.
  • E. diagrama de causa e efeito.

Sobre o ciclo PDCA, analise.

I. Talvez seja uma das mais famosas ferramentas da qualidade total para controle de processos. Foi levado ao Japão por Deming e amplamente empregado naquele país.

II. Propõe a análise dos processos com vistas à sua melhoria.

III. O “A” de Agir (Action) significa analisar os dados gerados pelo processo, a fim de verificar se esse está adequado ao resultado pretendido. Caso não esteja, deve‐se verificar os desvios e propor mudanças.

IV. Permite integrar as etapas de modo relativamente simples. Para aplicá‐lo, não são necessários malabarismos intelectuais ou administrativos, tampouco elevado dispêndio de tempo.

V. Uma vantagem do ciclo PDCA é que pode ser utilizado em qualquer instância da empresa, produzindo melhorias consistentes nos processos e atividades em geral.

VI. Altera a visão usual que se tem de controle, tirando‐o do domínio exclusivo dos supervisores ou gerentes e passando‐o ao domínio de todos os trabalhadores envolvidos em dado processo.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II, IV e V.
  • B. IV, V e VI.
  • C. II, III, IV e VI.
  • D. I, II, III, IV e VI.
  • E. I, II, IV, V e VI.

Segundo Falconi Campos, para o estabelecimento de padrões devem ser seguidos os seguintes princípios, EXCETO:

  • A. O padrão deve ser objetivo.
  • B. O padrão deve ser realista e usável.
  • C. Os padrões devem ser periodicamente revistos e atualizados.
  • D. Os usuários devem participar com reservas, pois o resultado final é do gestor.
  • E. O registro de um padrão deve ser simples e compreensível para todos os usuários.

“A gestão de pessoas por competência é um modelo contemporâneo de gestão de pessoas. Acerca do conceito de competência considere que ‘se por um lado, agrega valor econômico à organização, por outro não menos relevante deve agregar valor social ao indivíduo, ou seja, as pessoas, ao desenvolverem competências essenciais para o sucesso da organização, estão também investindo em si mesmas, não só como cidadãos organizacionais, mas como cidadãos do próprio país do mundo’. Portanto, é correto afirmar que a competência está vinculada ______________________ e ______________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa

  • A. ¨¤ rotina / ¨¤ responsabilidade
  • B. ao aprendizado / ¨¤ estrat¨¦gia
  • C. ao know©how espec¨ªfico / ¨¤ criatividade
  • D. ¨¤s experi¨ºncias / ao entendimento impl¨ªcito
  • E. ¨¤ capacitação / ao compromisso com resultados

“Programa ou conjunto de ferramentas usado para promover a qualidade nas organizações. Nasceu no Japão pós‐guerra e possui forte identificação com a cultura nipônica de ordem e limpeza. Para os japoneses, um ambiente com as características que esse programa proporciona propicia o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade.” Trata‐se de

  • A. 5 S.
  • B. Kaizen.
  • C. Kairyo.
  • D. ISO 9000.
  • E. Seis Sigma.

“Constitui uma técnica que tem evoluído ao longo dos anos, sendo variados os instrumentos utilizados. Visa a melhora da performance no trabalho e, dentro de uma perspectiva crítica, é compreendida como um mecanismo de ‘controle psicossocial sobre os trabalhadores’.” Trata‐se da avaliação

  • A. de cargos.
  • B. da carreira.
  • C. de desempenho.
  • D. dos resultados operacionais.
  • E. da necessidade de treinamento.
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