Questões de Administração do ano 2015

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O processo de tomada de decisões, seja no âmbito organizacional ou pessoal, normalmente é complexo e produz efeitos. A sequência que garante a eficácia e a racionalidade do processo decisório é

  • A. a identificação do problema ou oportunidade; geração de alternativas; escolha da alternativa; implantação e avaliação da decisão.
  • B. a identificação do problema; geração de alternativas; diagnóstico; avaliação da decisão e escolha da alternativa.
  • C. a identificação do problema ou oportunidade; diagnóstico; geração de alternativas; escolha da alternativa e avaliação da decisão.
  • D. o diagnóstico; a identificação do problema ou oportunidade; escolha da alternativa; implantação e avaliação da decisão.
  • E. o diagnóstico; identificação do problema ou oportunidade; escolha da alternativa; avaliação da decisão e geração de alternativas.

Na educação corporativa é importante considerar as especificidades do aprendiz adulto, a partir de um sistema andragógico. Os pedagogos que trabalham na área organizacional devem levar em conta que a aprendizagem do adulto acontece em condições específicas. Nesse sentido, o foco do pedagogo empresarial deve estar voltado para:

  • A. ajudar o adulto a aprender;
  • B. ensinar conteúdos considerados relevantes;
  • C. desenvolver ambientes formais de aprendizagem;
  • D. adotar um modelo pedagógico funcional e matricial;
  • E. priorizar a escolha de bons instrutores.

O trabalho está ganhando dimensões novas, tornando-se mais complexo e ocupando papel de destaque na vida das pessoas. Como decorrência desse processo, os investimentos em desenvolvimento profissional têm sido crescentes. Alguns dos princípios adotados para aumentar as chances de sucesso da educação corporativa são:

  • A. competitividade e volatilidade;
  • B. sustentabilidade e rigidez;
  • C. conectividade e sincronicidade;
  • D. disponibilidade e parceria;
  • E. cidadania e delimitação.

Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:

  • A. compreensão, aplicação, conhecimento, análise, avaliação e síntese;
  • B. compreensão, avaliação, aplicação, análise, conhecimento e síntese;
  • C. conhecimento, compreensão, avaliação, aplicação, síntese e análise;
  • D. avaliação, conhecimento, análise, compreensão, síntese e aplicação;
  • E. conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Com relação aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Eficiência é a medida relacional entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

II. Efetividade é a medida de entrega obtida na vida real frente aos estudos de eficácia.

III. Eficácia consiste na entrega do resultado desejado na forma mais rápida possível.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A avaliação de resultados com ênfase na eficácia e não na eficiência é uma característica do orçamento

  • A. clássico.
  • B. base zero.
  • C. funcional.
  • D. programa.
  • E. incremental.

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue os itens de 187 a 190. A adoção da gestão por competências na administração pública resulta, entre outros aspectos, no aprimoramento dos processos seletivos para os diversos órgãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A implementação da Gestão por Processos em uma organização contempla a identificação, gestão, monitoramento e melhoria dos processos, entendido processo como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). Entre as ferramentas que fazem parte dessa metodologia pode-se citar

  • A. a matriz SWOT, que identifica os desafios e oportunidades da organização.
  • B. o fluxograma, utilizado no mapeamento dos processos da organização.
  • C. o Diagrama de Pareto que identifica os pontos críticos de cada processo.
  • D. o benchmarking, que identifica os fatores-chave para o sucesso dos processos estratégicos.
  • E. o mapa estratégico, que aponta a cadeia de valor gerada pelo conjunto de processos da organização.

O fluxograma que descreve as atividades a partir das pessoas que a realizam é do tipo

  • A. por procedimentos.
  • B. vertical.
  • C. horizontal.
  • D. por rotinas.
  • E. por processos.

A quantidade de processos que normalmente estão sob a responsabilidade do secretário executivo necessita de um controle extremamente funcional, para que não haja prejuízos para a organização. O profissional deve acompanhar as diferentes etapas do processo, utilizando, como ferramenta, o

  • A. cronograma.
  • B. diagrama.
  • C. organograma.
  • D. pentagrama.
  • E. fluxograma.
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