Questões de Administração do ano 2015

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O instrumento que se destina a fornecer uma visão exata da disposição dos recursos humanos da organização, auxiliando a coordenação do pessoal disponível e beneficiando possíveis trabalhos de remanejamento, denomina-se

  • A. lotacionograma.
  • B. fluxograma.
  • C. organograma.
  • D. funcionograma.

Na fase tecnicista da gestão de pessoal a área de recursos humanos passou a

  • A. recomendar que todo e qualquer processo seletivo tivesse em seu escopo a necessidade de conter provas técnicas, garantindo assim a contratação de pessoal com elevada expertise para a função.
  • B. preocupar-se com os custos da organização e a criar políticas de recursos humanos que beneficiassem a produção dando pouco valor às necessidades dos empregados.
  • C. identificar fatores de desempenho que deveriam ser praticados por todos os colaboradores em prol da melhoria da produção e do ambiente de trabalho.
  • D. introduzir os primeiros programas de planejamento estratégico com foco nas boas práticas de negócios.
  • E. operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.

Uma empresa do ramo alimentício acaba de realizar um treinamento voltado para os funcionários da área operacional. A gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do treinamento no nível dos recursos humanos.

Seria um indicador adequado:

  • A. aumento da eficácia organizacional;
  • B. melhoria da qualidade;
  • C. redução da rotatividade;
  • D. alcance dos objetivos de treinamento;
  • E. melhoria da imagem da empresa.

A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de treinamento, considerando os níveis de análise organizacional, dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em vários indicadores.

São indicadores de necessidades de treinamento:

  • A. implantação de remuneração variável, alta rotatividade, baixa produtividade;
  • B. análise de cargos, avaliação de desempenho, revisão do plano de carreiras;
  • C. aumentos salariais, adoção de novas tecnologias de trabalho, melhoria da infraestrutura de trabalho;
  • D. aumento do número de funcionários, revisão de layout, mudança da estrutura salarial;
  • E. redução do número de empregados, mudanças nos programas de trabalho, comunicação deficiente.

Uma empresa farmacêutica acaba de realizar um amplo processo de recrutamento externo. O gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do processo de recrutamento, utilizando medidas orientadas para o método de recrutamento.

Seriam indicadores adequados para tal:

  • A. número de candidatos qualificados apresentados; tempo para gerar candidatos; custo por candidato;
  • B. número de entrevistas realizadas; número de cargos preenchidos; despesas totais de recrutamento;
  • C. índice de adequação do candidato à vaga; índice de satisfação dos funcionários; custo por entrevista;
  • D. despesas diretas de recrutamento; número de cargos preenchidos dentro do tempo previsto; qualidade das entrevistas;
  • E. despesas do pessoal de RH dedicado ao recrutamento; despesas do pessoal de linha dedicado ao recrutamento; percentual dos candidatos recomendados que são admitidos.

Uma empresa vem enfrentando alta rotatividade de pessoal, necessidades crescentes de treinamento, desempenho inadequado dos produtos e descontrole de gastos nos níveis gerenciais. Em uma reunião, a alta direção da empresa reconheceu a necessidade de serem implantados controles preventivos, como forma de evitar que esses problemas se repitam. São controles preventivos adequados à situação descrita:

  • A. avaliação de desempenho; controle estatístico de processos; regras de nível de alçada;
  • B. testes de seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; regras de nível de alçada;
  • C. incentivos e bônus; controle estatístico de processos; demonstrativos financeiros;
  • D. testes de seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; demonstrativos financeiros;
  • E. avaliação de desempenho; controle de qualidade dos produtos; controle orçamentário.

A empresa Zeta compra de um fornecedor peças para manutenção de maquinário por R$15,00 a unidade. A empresa estima que o consumo anual dessas peças será de 4000 unidades para o ano de 2016. O custo para fazer o pedido ao fornecedor é de R$10,00 e o custo de posse do estoque é de R$2,00 por unidade ao ano. Nessas condições, o lote econômico de compra das peças de manutenção é de:

  • A. 200 unidades;
  • B. 220 unidades;
  • C. 250 unidades;
  • D. 400 unidades;
  • E. 420 unidades.

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue os itens que se seguem. O processo de mudança organizacional pressupõe o envolvimento de todos aqueles afetados pela mudança e pode ser feito de duas formas: mudança imposta e mudança participativa, as quais não se excluem, mas se completam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue os itens que se seguem. Em um processo de mudança planejado, o agente de mudanças será o responsável pela administração das atividades de mudança dentro da organização, podendo ser um executivo, um funcionário da organização ou mesmo um consultor externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue os itens que se seguem. Entre os principais passos normalmente indicados para se conduzir um processo de mudança em uma organização, destaca-se a recomendação para que se evite recompensar o cumprimento de metas de curto prazo, para não criar um clima de animosidade entre os contrários à mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado
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