Questões de Administração do ano 2015

Lista completa de Questões de Administração do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma empresa de médio porte, a avaliação de desempenho envolve os gerentes de linha e um especialista em avaliação, da área de RH. São realizadas entrevistas entre o especialista e os gerentes de linha para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários. A partir das entrevistas com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado que servirá de base para o planejamento das ações e acompanhamento de resultados relativos à avaliação de desempenho. O método de avaliação de desempenho utilizado na empresa é conhecido como:

  • A. incidentes críticos;
  • B. escolha forçada;
  • C. pesquisa de campo;
  • D. escala gráfica;
  • E. avaliação por objetivos.

A Avaliação de Desempenho é um processo que busca reduzir as incertezas em relação ao funcionário, para assim, alcançar a consonância entre o que se espera do funcionário e o que este efetivamente realiza. Sobre o assunto, a coluna da esquerda apresenta tipos de avaliação de desempenho e a da direita, caracterização de cada tipo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 3, 4, 1
  • B. 4, 1, 2, 3
  • C. 1, 4, 2, 3
  • D. 4, 3, 1, 2

Muitas críticas feitas à avaliação de desempenho justificam- se em razão de equívocos cometidos na implantação do sistema e da inadequação de sua metodologia às novas realidades empresariais. NÃO se inclui entre as principais críticas à avaliação de desempenho, por não ser função intrínseca dela:

  • A. despreparo para administrar pessoas.
  • B. definição inadequada dos objetivos.
  • C. baixo nível de participação das chefias.
  • D. remuneração adequada a avaliação.
  • E. avaliação circunscrita a um dia.

A síntese dos componentes principais dos sistemas de gestão de pessoas envolvem os sistemas de ingresso; desenvolvimento e valorização. As práticas típicas dos sistemas de desenvolvimento são

  • A. coaching; desenvolvimento e avaliação por competências e desenvolvimento político.
  • B. programa de benefícios; socialização e remuneração.
  • C. valorização simbólica; benefícios e recrutamento e seleção.
  • D. valorização grupal; remuneração e processo de seleção.
  • E. planejamento de cargos; planejamento organizacional e programas motivacionais.

Com relação ao isomorfismo que ocorre entre as instituições em função das pressões ambientais, analise as afirmativas a seguir.

I. O isomorfismo normativo tem origem na profissionalização ou disseminação de conhecimento por especialistas e na definição de métodos de trabalho.

II. O isomorfismo coercitivo resulta de pressões formais e informais exercidas sobre as organizações por outras organizações das quais elas dependem, gerando uniformidade.

III. O isomorfismo mimético ocorre quando tecnologias organizacionais são pobres ou quando o ambiente cria incertezas, levando as organizações a modelarem-se às outras.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Em uma empresa que pratica a comunicação descendente, os veículos internos de comunicação interna serão pautados a partir da perspectivados

  • A. empregados.
  • B. prestadores de serviço.
  • C. stakeholderes.
  • D. diretores da empresa.
  • E. fornecedores.

A Lambda, uma tradicional fabricante de produtos de beleza, adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. A estratégia de produção visa a redução contínua dos custos, mas sem sacrifício da qualidade e do desempenho dos produtos. De forma alinhada, a estratégia de marketing destaca a tradição e confiabilidade dos produtos da empresa, associada ao preço acessível. Para fortalecer essa estratégia de negócios, a Lambda quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Para tal, em relação à estrutura organizacional e aos sistemas de controle gerencial, respectivamente, seria adequado implantar:

  • A. estrutura matricial e supervisão estrita dos custos de mão de obra;
  • B. relações de reporte simples e recompensas por redução de custo;
  • C. quadro executivo pequeno e metas de custo quantitativas;
  • D. estrutura por projetos e sistemas rígidos de controle de custos de produção;
  • E. poucos níveis na estrutura de reporte e diretrizes amplas de tomada de decisão.

A história da qualidade pode ser definida em três estágios, cada qual com suas características. O estágio corretamente caracterizado é

  • A. Qualidade Japonesa: I. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; II. Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
  • B. Inspeção: I. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; II. Produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.
  • C. Qualidade total: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Observação de produtos e serviços durante o processo produtivo.
  • D. Qualidade Americana: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
  • E. Controle Estatístico: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Produtos e serviços inspecionados com base em amostras.

Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas. Entre as características do processo de tomada de decisão, a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas. No modelo de racionalidade limitada, propõe-se que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo uma única racionalidade tida como superior.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...