Questões de Administração do ano 2015

Lista completa de Questões de Administração do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:

  • A. interpessoal, de líder;
  • B. decisório, de negociador;
  • C. informacional, de disseminador;
  • D. interpessoal, de elemento de ligação;
  • E. informacional, de porta-voz.

O presidente de uma fundação da área de ensino e pesquisa afirmou que seu tempo é quase todo destinado a representar a fundação em cerimônias e solenidades promovidas por financiadores públicos e privados e por outras instituições de ensino e pesquisa, no Brasil e em outros países.

O presidente desempenha, precipuamente, um papel:

  • A. informacional, de disseminador;
  • B. interpessoal, de símbolo;
  • C. informacional, de porta-voz;
  • D. interpessoal, de líder;
  • E. informacional, de monitor.

O líder sabe que a construção de uma visão verdadeiramente compartilhada, para ser legítima e gerar amplo comprometimento, passa pelo desenvolvimento da maturidade de seus pares. Os quatro níveis que o líder deve exercitar essa visão são:

  • A. o de si próprio, o da equipe, o da organização e o do mundo.
  • B. o da equipe, o dos fornecedores, o dos clientes e o dos acionistas.
  • C. o das chefias, o da direção superior, o dos acionistas e o da organização.
  • D. o de si próprio, o dos sócios minoritários, o dos clientes e o dos colegas.
  • E. o da organização, o do mundo, o da concorrência e o das oportunidades.

O líder de uma equipe de quatro colaboradores percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Os colaboradores são jovens, com pouco tempo de casa, mas altamente qualificados e com grande potencial de desenvolvimento na carreira. O supervisor gostaria de estimular a motivação, buscando aumentar a satisfação dos colaboradores, sua autonomia e responsabilidade. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:

  • A. simplificação do trabalho;
  • B. enriquecimento vertical do cargo;
  • C. rotatividade de cargo;
  • D. reforços positivos;
  • E. ampliação do cargo.

A coluna da esquerda apresenta competências das lideranças e a da direita, característica de cada competência. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 3, 4
  • B. 3, 1, 4, 2
  • C. 3, 2, 4, 1
  • D. 4, 3, 1, 2

Com relação aos postulados aceitos pela gestão do conhecimento, que contribuem para a geração e a caracterização de “organizações do conhecimento”, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de competências informacionais é prérequisito indispensável para as organizações do conhecimento.

II. Criar e compartilhar conhecimento pressupõe que a espiral do conhecimento foi completada.

III. As organizações do conhecimento conseguem tomar decisões mesmo a partir de informações fragmentadas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Como se sabe, há quatro tendências básicas nas discussões sobre aprendizagem organizacional; a cada uma dessas tendências corresponde um tipo específico de questão. Com base nessa informação, associe corretamente o bloco inferior ao superior.

TENDÊNCIAS

1. tendência à ação individual

2. tendência à melhoria

3. tendência à adaptação ambiental

4. tendência à aprendizagem planejada

QUESTÕES

( ) Com que resultados?

( ) Quem aprende?

( ) Quando as organizações aprendem?

( ) Como as organizações aprendem?

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 3 – 4 – 2 – 1.
  • B. 4 – 3 – 2 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 2 – 1 – 4 – 3.

Ao discutirem a questão da criação de conhecimento nas empresas, Nonaka e Takeuchi estabeleceram quatro modos de conversão do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses quatro modos de conversão do conhecimento.

  • A. modo de sustentação – modo de negociação – modo de transferência – modo de aprendizado
  • B. modo de aprendizado – modo de interiorização – modo de conversão – modo de sustentação
  • C. modo de aprendizagem – modo de transferência – modo de interiorização – modo de socialização
  • D. modo de socialização – modo de exteriorização – modo de combinação – modo de interiorização
  • E. modo de conversão – modo de compreensão – modo de intuição – modo de sustentação

Se estamos realmente falando sério a respeito de compreender a visão estratégica e também de como as estratégias se formam sob outras circunstâncias, então precisamos sondar a mente do estrategista. Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, esse é o objetivo da Escola que considera a formulação de estratégia como processo mental. Essa escola é denominada

  • A. Escola Cultural.
  • B. Escola de Configuração.
  • C. Escola Ambiental.
  • D. Escola Empreendedora.
  • E. Escola Cognitiva.

A dificuldade na identificação das competências da organização é um dos desafios da gestão por competências no setor público. Sobre as categorias de competências organizacionais, é correto afirmar que as competências

  • A. essenciais estão relacionadas à vida íntima da organização, características fundamentais da estrutura da empresa.
  • B. pessoais envolvem a mobilização dos processos visando a estruturação de cada departamento.
  • C. de gestão referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.
  • D. organizacionais são a base para o sucesso da empresa, corresponde àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém.
  • E. estratégicas simplificam as operações, enfatizando as habilidades técnicas essenciais à cada processo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...