Questões de Administração do ano 2015

Lista completa de Questões de Administração do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerado uma das principais atividades Logísticas, o transporte apresenta diversos modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário. A respeito das vantagens e desvantagens dos modais, marque a afirmativa correta.

  • A. Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias é uma vantagem do transporte ferroviário e a velocidade reduzida, uma desvantagem do transporte aquaviário.
  • B. Ideal para grande quantidade de cargas é uma vantagem do transporte aquaviário e elevado custo para grande parte das mercadorias, uma desvantagem do transporte rodoviário.
  • C. Bom para situações de prazos para longa distância é uma vantagem do transporte aeroviário e grande dependência de outros modais, uma desvantagem do transporte rodoviário.
  • D. Grande competitividade em distâncias médias é uma vantagem do transporte rodoviário, e a não adaptação a muitos tipos de produtos, uma desvantagem do transporte dutoviário.

Manual, em uma organização, refere-se a um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas das ações. O manual que dá instruções e define rotinas e procedimentos de determinada atividade é de

  • A. operação.
  • B. organização.
  • C. planejamento.
  • D. formulários.

No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e resultados, assinale a opção correta.

  • A. No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e resultados, assinale a opção correta.
  • B. Diagramas, mapas e modelos possuem a mesma finalidade em uma modelagem de processos, sendo, portanto, considerados termos sinônimos e podendo ser aplicados em todas as fases do mapeamento.
  • C. Colher informações, realizar cálculos, verificar probabilidades e analisar dados são relevantes para o estabelecimento de estratégias de melhoria de processos.
  • D. Todas as tarefas e atividades independentes, se devidamente mapeadas e identificadas como imprescindíveis para a instituição, são consideradas processos.
  • E. As leis, doutrinas e as jurisprudências referentes aos assuntos de um tribunal são recursos materiais utilizados para elaboração dos serviços prestados ao cidadão.

Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como

  • A. principais, que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final.
  • B. gerenciais, que são os processos internos que geram entregas dentro da organização.
  • C. secundários, que são externos à organização.
  • D. macroprocessos, que consolidam as atividades de caráter gerencial.
  • E. tarefa, que diz respeito estritamente a uma atividade de apoio.

Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere:

  • A. Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo.
  • B. Macroprocesso: conjunto de etapas de um processo, correspondentes a atividades que agregam valor às tarefas, as quais constituem a etapa operacional da cadeia.
  • C. Processo principal: é o processo ligado à estratégia e utilizado na tomada de decisões, no estabelecimento de metas, na coordenação dos demais processos e na avaliação dos resultados.
  • D. Processos secundários: são os processos que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, com um conjunto de procedimentos definidos que agregam valor ao processo.
  • E. Processos gerenciais: são os processos que geram apenas bens e serviços internos, mas que são indispensáveis para que os processos principais possam ser executados.

24. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os indicadores mais utilizados para monitorar o desempenho de um processo.

  • A. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • B. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • C. indicadores de criatividade – indicadores de produtividade – indicadores de rotatividade – indicadores de sustentabilidade
  • D. indicadores de falhas de processo – indicadores de qualidade total – indicadores de desempenho – indicadores de custos
  • E. indicadores de eficiência – indicadores de eficácia – indicadores de efetividade – indicadores sociais e ambientais

Considere que determinada organização pretenda incrementar os fatores motivacionais de sua equipe, utilizando, como base, a Teoria Bifatorial desenvolvida por Herzberg. Nesse contexto, a elevação do salário dos seus colaboradores constituiria um fator

  • A. extrínseco, gerador de satisfação pelo reconhecimento da importância relativa do trabalho.
  • B. de motivação, associado a sentimentos positivos relacionados ao cargo.
  • C. intrínseco, ligado à autorrealização e crescimento profissional.
  • D. de higiene, que previne a insatisfação, mas não é considerado um fator de motivação.
  • E. endógeno, associado à satisfação de necessidades sociais.

As cinco necessidades básicas de Maslow foram substituídas por Alderfer em sua teoria da motivação, por três necessidades a saber: necessidades de existência, relacionamento e

  • A. credibilidade.
  • B. confiança.
  • C. consciência do eu.
  • D. consciência do outro.
  • E. crescimento.

Considere a seguinte afirmação acerca da motivação no trabalho: “O homem médio não gosta do trabalho e o evita”. Tal preceito

  • A. não encontra suporte em nenhuma das teorias motivacionais, pois a premissa de todas é de que o dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
  • B. é a base das chamadas teorias de processo, que buscam explicar como os processos cognitivos se sobrepõem ao comportamento instintivo do ser humano.
  • C. é uma das pressuposições da Teoria X de MacGregor, que, ao contrário da Teoria Y, traduz a concepção negativa da natureza humana.
  • D. está presente na Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Maslow, que preconiza que o único fator motivacional autêntico é a satisfação das necessidades básicas (fisiológicas e de segurança).
  • E. foi consolidada com o advento da Teoria ERC, de Clayton Alderfer, de acordo com a qual a motivação é movida majoritariamente pelo medo e, apenas em pequena escala, pela busca de realização.

Para criar satisfação e motivação, uma organização pode atribuir ao indivíduo trabalhos estimulantes, responsabilidades e possibilidades de ascensão na carreira. Tais ações são capazes de motivar e orientar o comportamento positivo dos funcionários no trabalho por atender

  • A. às necessidades humanas de igualdade, relacionadas às recompensas justas pelos esforços desempenhados.
  • B. aos fatores motivacionais extrínsecos, relativos ao ambiente e condições de trabalho.
  • C. às necessidades humanas sociais, relativas à vida associativa do funcionário.
  • D. aos fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao conteúdo próprio do cargo.
  • E. às necessidades humanas de existência, relacionadas à segurança e à estabilidade profissional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...