Questões de Administração do ano 2015

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Herzberg e seus associados desenvolveram um modelo de motivação baseado em fatores motivacionais e de

  • A. expectativa.
  • B. autorrealização.
  • C. manutenção.
  • D. valência.
  • E. reforço intermitente.

F. Herzberg formulou a Teoria dos Dois Fatores, na qual buscou explicar a capacidade de influência destes na motivação do trabalhador e no seu comportamento, criando satisfação ou insatisfação. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Fatores satisfacientes geram desmotivação quando retirados do ambiente de trabalho.

II. Essa teoria trata os fatores capazes de conferir satisfação ou insatisfação como elementos distintos.

III. Salário e reconhecimento são exemplos de fatores satisfacientes.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A motivação dos funcionários é um elemento importante para o desempenho do negócio, uma vez que trabalhadores motivados costumam ser mais produtivos. Ciente disso, Renato, pedagogo de uma organização pública, decidiu contratar um curso com um renomado palestrante para motivar os empregados de sua organização. Antes de iniciar o curso, Renato aplicou uma pesquisa para aferir o grau de motivação dos empregados e um mês após o término do curso, aplicando novamente a pesquisa, os resultados da avaliação mostraram que o curso não tinha produzido melhorias nos níveis motivacionais. Uma explicação plausível para esse resultado seria:

  • A. cursos e outras ações de desenvolvimento pessoal são pouco indicados para aumentar a motivação;
  • B. palestrantes renomados em geral são rejeitados por funcionários de organizações públicas;
  • C. a motivação das pessoas depende, sobretudo, de variáveis contextuais;
  • D. o palestrante deve ter dado exemplos descontextualizados do setor público;
  • E. a motivação é algo individual e cada pessoa tem suas próprias razões para querer fazer determinada tarefa.

No que concerne ao BSC (balanced scorecard), que é uma ferramenta da administração que permite à organização focar as estratégias para o sucesso no longo prazo, assinale a opção correta.

  • A. Na avaliação de desempenho do BSC, consideram-se os vetores pessoas, finanças, produção e vendas.
  • B. o BSC aplica-se fundamentalmente a aspectos financeiros e contábeis, tais como balanço, fluxo de caixa e índices, uma vez que esses aspectos condicionam aspectos intangíveis, como a definição da visão e da missão da organização.
  • C. O BSC é contraindicado em várias situações que envolvam a dinâmica do negócio, como, por exemplo, no caso de a missão e a estratégia não serem conhecidas, compartilhadas e entendidas.
  • D. De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento.
  • E. O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional fundamentada em um sistema de indicadores.

Considere as afirmativas abaixo sobre o Ciclo PDCA.

I. É uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez.

II. É um método utilizado para controlar e melhorar as atividades de um processo.

III. Também chamado de ciclo da melhoria contínua, é utilizado em processos de trabalho para maximizar a eficiência.

IV. Promove a redução dos níveis hierárquicos e transfere as operações não essenciais para terceiros.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.

O Balanced Scorecard − BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica que prioriza o equilíbrio organizacional a partir das perspectivas

  • A. financeira, dos clientes, dos processos internos, do aprendizado e do crescimento.
  • B. individual, corporativa, institucional e externa.
  • C. sistêmica, educacional, metodológica e estratégica.
  • D. dos líderes, da corporação, dos colaboradores e da sociedade.
  • E. financeira, do aprendizado institucional e da comunicação.

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) tem sido utilizado em conjunto com o PDCA (Plan – planejar; Do – fazer; Check – verificar; e Act - agir) para atingir os resultados desejados pela organização.

Nesse sentido, assinale a opção que indica as etapas do MASP que coincidem com a etapa Plan do PDCA.

  • A. Observação do problema, descrição do problema, verificação e planificação.
  • B. Observação do problema, análise do processo, verificação e plano de ação.
  • C. Identificação do problema, observação, análise do processo e plano de ação.
  • D. Observação do problema, identificação do problema, descrição do problema e planificação.
  • E. Análise do problema, descrição do processo, verificação e plano de ação.

As perspectivas do Balanced Score Card – BSC, descritas por Kaplan e Norton, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Perspectiva do cliente
  • B. Perspectiva financeira
  • C. Perspectiva dos processos internos
  • D. Perspectiva do negócio
  • E. Perspectiva do aprendizado e crescimento

O PDCA é uma ferramenta que busca aprimorar as práticas de gestão nas organizações por meio de um conjunto de ações organizadas em etapas.

No PDCA é recomendado aos gestores a prática de “verificar se o executado está conforme o planejado e se a meta foi alcançada dentro do método definido”.

Essa prática refere-se à etapa de:

  • A. Act ou Agir;
  • B. Do ou Executar;
  • C. Plan ou Planejar;
  • D. Check ou Checar;
  • E. Define ou Definir.

Os programas de Gestão da Qualidade Total (TQM) são voltados para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, a construção do comprometimento de todos os membros da organização e o melhoramento contínuo dos processos e produtos da organização. Entre os elementos importantes para a implantação de programas de TQM estão:

  • A. o desenvolvimento de parcerias com os fornecedores e o empowerment dos funcionários;
  • B. a gestão da cadeia de valor e a otimização dos processos produtivos;
  • C. o envolvimento dos clientes e a inovação nos produtos;
  • D. a adoção de normas e padrões ISO e de ferramentas de gestão de projetos;
  • E. o uso de benchmarking e de redes PERT/CPM.
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