Questões de Administração do ano 2016

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Uma organização mede sistematicamente o desempenho de um determinado processo a fim de identificar possíveis flutuações e, se necessário, realizar intervenções. Esse processo possui determinados requisitos para a sua execução. Uma forma de avaliação de processos é:

  • A. quanto ao seu custo, uma avaliação de sua eficiência;
  • B. quanto ao atendimento dos requisitos definidos, uma avaliação de sua eficácia;
  • C. quanto à sua adaptabilidade, uma avaliação de sua capacidade de adaptação a requisitos ambientais;
  • D. quanto à sua desagregabilidade, uma avaliação de sua capacidade de representação regionalizada;
  • E. quanto ao seu impacto, uma avaliação de seus efeitos imediatos.

Uma organização utiliza diversos tipos de indicadores, tendo como referência a posição desses nas etapas da cadeia de valor. O tipo de indicador mais útil na etapa Clientes/Usuários/Cidadãos é:

  • A. eficácia, pois mede a relação entre os serviços entregues e os recursos alocados;
  • B. eficiência, pois mede o quanto foi entregue do que era necessário entregar;
  • C. efetividade, pois mede o impacto das ações;
  • D. execução, pois mede a qualidade do que foi executado;
  • E. insumos, pois mede o tempo de entrega dos recursos solicitados.

A organização X decidiu implementar um Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO). Nesse processo de implementação, a organização definiu uma lista de características específicas dos projetos que demandam atenção especial, dentre elas:

  • A. simplicidade;
  • B. especialidade;
  • C. frequência;
  • D. repetitividade;
  • E. restrições;

Existe muita divergência entre os autores a respeito da definição de estratégia. Entretanto, existe concordância sobre alguns aspectos gerais, dentre eles:

  • A. a estratégia diz respeito somente à organização;
  • B. a estratégia não afeta o bem-estar geral da organização;
  • C. as estratégias são puramente deliberadas;
  • D. as estratégias só consideram variáveis controláveis;
  • E. a estratégia envolve questões de processo.

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. Em termos processuais, o elemento central entre seleção de pessoas, avaliação de desempenho e treinamento e desenvolvimento é a tomada de decisão em gestão de pessoas acerca de competências e demais requisitos necessários para que a organização obtenha excelência em termos de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. Como agente de mudanças, a gestão de pessoas caracteriza-se por apoiar a gestão das competências, sistematizar a gestão do desempenho e do desenvolvimento de pessoas, alinhar a cultura da organização à cultura nacional e oferecer segurança contratual e normativa aos seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. Os processos, as políticas e as práticas de gestão de pessoas alicerçam as decisões de organizações contemporâneas no desenvolvimento da aprendizagem contínua das pessoas a fim de contribuir para o alcance da estratégia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. A corrente integradora da competência procura articular as proposições das correntes norte-americana e francesa, destacando a competência como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo desempenho de contextos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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