Questões de Administração do ano 2016

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Suponha que determinada organização pretenda avaliar o grau de maturidade de seus processos repetitivos e, para tanto, tenha utilizado os conceitos estabelecidos pela Society of Design Process Science – SDPS. Avaliando o conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, chegou-se à conclusão que os processos da organização se caracterizam como processos modelados, o que equivale dizer que correspondem, em termos de maturidade, ao

  • A. nível mais avançado, quando são executados e geridos além das fronteiras organizacionais.
  • B. nível 1, identificados a partir de seus papéis, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.
  • C. menor grau de fragilidade, com resultados adequados e riscos devidamente controlados.
  • D. nível intermediário, com etapas bem definidas, mas ainda com riscos de efeitos indesejados não totalmente monitorados.
  • E. nível 4, avançado no que diz respeito à identificação das etapas e agentes, e intermediário quanto ao controle de riscos.

O planejamento estratégico consiste em uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, desenvolvida a partir dos anos 1960, que tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização, proporcionando uma melhor relação com o ambiente externo no qual se encontra inserida. Uma das etapas relevantes dessa metodologia corresponde

  • A. ao diagnóstico institucional, que diz respeito exclusivamente aos aspectos internos da organização.
  • B. à definição da visão da organização, que deve expressar com clareza a razão da sua existência.
  • C. à identificação da missão a ser perseguida, que corresponde ao consenso dos membros da organização sobre o futuro almejado.
  • D. à utilização de cenários para direcionar os planos da organização, correspondendo a projeções de ambientes futuros.
  • E. à criação de valores, a partir da análise das forças e fraquezas existentes na organização.

A excelência em serviços públicos corresponde ao grau máximo – ótimo – dos serviços prestados ao cidadão e atribui-se aos programas de qualidade a missão de atingir esse patamar. Nesse contexto, a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, desenvolveu um modelo de excelência em gestão constituído por diversos fundamentos e critérios, sendo que

  • A. os fundamentos permitem medir o grau de excelência atingido pela organização.
  • B. os critérios correspondem às diretrizes adotadas para aplicação da metodologia.
  • C. o pensamento sistêmico diz respeito ao entendimento das relações de interdependência dentro da organização, bem como com o ambiente externo.
  • D. um dos principais fundamentos de tal metodologia consiste no sistema de pontuação que permite às organizações a obtenção da certificação de qualidade pela FNQ.
  • E. entre os critérios de excelência aplicáveis às organizações públicas, figura a responsabilidade social, pautada pela ética, sustentabilidade e transparência.

A gestão de resultados na produção de serviços públicos representa uma importante mudança de paradigma na atuação governamental. Uma das dimensões do tema é a utilização de indicadores no processo de avaliação dos resultados, os quais

  • A. possuem função descritiva de determinado objetivo, e não valorativa.
  • B. traduzem objetivos em medidas concretas, fornecendo informação mensurável.
  • C. fixam as ações estratégicas da organização que devem figurar no planejamento.
  • D. são medidas adotadas para ações de curto prazo, enquanto as metas são destinadas àquelas de longo prazo.
  • E. dizem respeito exclusivamente à mensuração de desempenho para fixação da remuneração variável.

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se

  • A. iminência de conflito e aplicação de técnica de desativação.
  • B. presença de conflito de tarefa e adoção de abordagem estrutural.
  • C. ocorrência de conflito interpessoal e aplicação de abordagem de processo.
  • D. ausência de conflito e aplicação de medida preventiva.
  • E. existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

O cerne do equilíbrio organizacional está na relação entre os objetivos da organização e os objetivos dos indivíduos que dela fazem parte, os quais, no mais das vezes, não são coincidentes. Diferentes ações podem ser adotadas para alinhar esses interesses e, nesse contexto, aflora o conceito de empowerment (empoderamento), que se traduz, em termos concretos, em

  • A. suprimir a cadeia hierárquica e conferir ampla autonomia aos colaboradores para definição dos objetivos da organização.
  • B. adotar medidas que confiram maior liberdade aos subordinados, mantendo-se a responsabilidade correspondente no âmbito daqueles que detém o poder de comando.
  • C. delegar o controle para que os indivíduos tenham responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam.
  • D. adotar medidas que confiram maior flexibilidade no trabalho, porém sem autonomia decisória.
  • E. introduzir maior controle das variáveis dependentes, como rotatividade e absenteísmo e maior flexibilidade no campo das variáveis independentes, como produtividade.

Uma das classificações das teorias sobre motivação divide as abordagens em “de conteúdo” e “de processo”. Nesse cenário, a Teoria Bifatorial, preconizada por Herzberg, caracteriza-se como

  • A. de conteúdo, estática e prescritiva das ações a serem adotadas para induzir a motivação nos indivíduos.
  • B. de processo, abordando a forma como se desencadeia a motivação, sem indicar os fatores motivacionais propriamente ditos.
  • C. mista, com elementos descritivos e prescritivos, sendo aplicada em ambientes instáveis.
  • D. de conteúdo, apontando fatores que causam insatisfação, chamados higiênicos, e os que produzem sentimentos positivos, de motivação.
  • E. de processo, indicando as ações capazes de induzir a motivação nos indivíduos.

Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que

  • A. os líderes possuem habilidades inatas, ligadas ao desempenho da tarefa, não passíveis de serem desenvolvidas.
  • B. os traços de personalidade, como o carisma, são determinantes para a construção da liderança.
  • C. existem características individuais, de natureza universal, relativas à liderança, notadamente os traços intelectuais.
  • D. o que determina o desenvolvimento do líder são as contingências apresentadas pelo ambiente.
  • E. a liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida.

Embora existam zonas de intersecção, os conceitos de cultura organizacional e clima organizacional diferem entre si, sendo que:

I. clima organizacional possui natureza descritiva e avaliativa, podendo ser aferido por meio de pesquisa específica.

II. cultura engloba tanto aspectos formais, abertos, como aspectos fechados, tais como crenças e ideologias.

III. a cultura organizacional é mais estática que o clima organizacional, somente sendo passível de modificação mediante os denominados ritos de degradação.

Está correto o afirmado APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I e III.

A área de desenvolvimento da organização, quando solicitada a construir o conteúdo programático de um treinamento empresarial, deve ter como conceito evolutivo dos níveis de aprendizagem

  • A. a taxonomia de Bloom.
  • B. fundamentos da organização.
  • C. a curva de aprendizagem.
  • D. temas significativos relacionados ao negócio.
  • E. o público a que se destina.
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