Questões de Administração do ano 2016

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Assinale a alternativa correta sobre a identificação dos efeitos perversos da gestão de pessoas a serem evitados.

  • A. Desarticulação com as pessoas: existem muitas formas para interpretar e utilizar os novos conceitos, tais como: competência e complexidade. A articulação entre os conceitos e a prática é fundamental para sustentar a coerência da gestão de pessoas pela organização. A ausência dessa articulação tem gerado práticas de gestão de pessoas tradicionais revestidas de modernismos. Ou seja, as organizações têm um discurso moderno de gestão de pessoas e uma prática retrógrada. Neste caso, o discurso não consegue se sustentar no tempo e os conceitos são desacreditados
  • B. Exploração do trabalhador: os conceitos e práticas modernas de gestão são mais eficientes para gerar o comprometimento do trabalhador com a organização e/ou negócio. Esse maior comprometimento permite obter mais dedicação, produtividade e empenho do trabalhador sem que necessariamente seja oferecida uma contrapartida vantajosa, como, por exemplo: exigir padrões mais elevados de entrega, sem que haja qualquer tipo de valorização e/ou desenvolvimento desse trabalhador, ampliar o nível de exposição e o risco profissional da pessoa sem que ela tenha qualquer suporte político e/ou econômico para tanto, etc
  • C. Desarticulação conceitual: o modelo de gestão de pessoas adotado tem pouco compromisso com os objetivos estratégicos da organização e/ou negócio. Nesse caso, o modelo de gestão não irá sobreviver por muito tempo, trazendo uma série de problemas nas relações entre as pessoas e a organização. Esses problemas não têm canal para sua vazão através dos processos de gestão de pessoas, uma vez que o modelo não tem sustentação. Os problemas crescem em número e densidade, provocando fissuras na relação entre pessoas e organização. Essas fissuras podem gerar a perda de pessoas importantes para a organização, movimentos grevistas, falta de comprometimento
  • D. Descolamento estratégico: o modelo de gestão, embora alinhado com os objetivos estratégicos da organização, está desarticulado em relação às expectativas e necessidades das pessoas. Nesse caso, as práticas de gestão de pessoas não têm credibilidade junto a elas e por isso também não conseguem se sustentar no tempo. Por não possuírem a legitimidade necessária, não conseguem dar vazão aos problemas gerados na relação entre as pessoas e a organização

O processo de descentralização da administração de recursos humanos dessas atividades introduziu um novo paradigma, atribuindo aos gestores determinadas responsabilidades pelos recursos humanos alocados a suas unidades e deixando para a área responsável pela gestão de pessoas funções estratégicas, de consultoria e assessoria, que corresponde

  • A. ao modelo assistencial.
  • B. ao modelo focal.
  • C. ao planejamento diretivo.
  • D. à função de staff.
  • E. à condução assistida.

Muitas organizações utilizam técnicas contábeis e estatísticas para calcular os custos e benefícios da função de RH. Nesse contexto, busca-se avaliar a eficácia da função de administração de recursos humanos na organização, tomando por base, entre outros critérios, medidas indiretas de avaliação dos funcionários, como, por exemplo,

  • A. custos laborais por unidade de resultados.
  • B. rotatividade do pessoal e absenteísmo.
  • C. adequação à missão e objetivos organizacionais.
  • D. pesquisas de atitude e de perfil comportamental.
  • E. cultura e clima organizacional.

Sobre a Moderna Gestão de Pessoas, analise as afirmativas.

I - O principal objetivo é auxiliar a organização a atingir suas metas.

II - Prepara e capacita continuamente as pessoas e reconhece os esforços desempenhados.

III - A felicidade da organização ao atingir seus objetivos acaba, consequentemente, gerando a satisfação dos funcionários.

IV - Manter políticas éticas, abertas a todos, transparência, confiabilidade e participar de programas voluntários de comportamento socialmente responsável são demandas da empresa para com os que nela trabalham.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a característica descrita e o tipo de liderança associado.

  • A. O líder não faz qualquer tentativa de avaliar os processos – liderança democrática.
  • B. A divisão das tarefas fica a critério do grupo – liderança autocrática.
  • C. O líder determina providências para a execução das tarefas – liderança liberal.
  • D. As decisões são tomadas sem a participação do líder – liderança liberal.
  • E. O líder é pessoal nos elogios e nas críticas – liderança autocrática.

A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Ambas diferem, pois

  • A. a autoridade formal é ilimitada no espaço organizacional.
  • B. os limites da liderança extrapolam a área de influência do líder.
  • C. um agente público que exerce poder de polícia não precisa exercer liderança informal para o cumprimento de suas tarefas.
  • D. a liderança tem duração que extrapola a utilidade do líder para o grupo de seguidores.
  • E. em uma associação informal o exercício da liderança informal requer a existência de um cargo com autoridade formal.

Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo

  • A. carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo.
  • B. liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões.
  • C. consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo.
  • D. benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder.
  • E. democrático, no qual não existe propriamente uma liderança mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.

Com referência a teorias de estilos de liderança, assinale a opção correta.

  • A. Nas teorias de estilos de liderança estão: a teoria de Lewin, a mais reconhecida no estudo de lideranças, e os estilos autocrático, democrático e liberal.
  • B. Como seu foco converge para as condições em que a liderança se manifesta, a teoria bidimensional está excluída da classificação de teoria de estilo de liderança.
  • C. Os traços de personalidade predominam como elemento central da liderança.
  • D. As teorias de estilos de liderança são também conhecidas como teorias contingenciais de tarefas.
  • E. As teorias de estilos de liderança desconsideram a aprendizagem de liderança e concentram-se somente no líder nato.

A partir dos anos 1990, as ações de treinamento e desenvolvimento deslocam-se da área restrita de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passam a permear toda a organização com o escopo do desenvolvimento mais amplo e global dos indivíduos sob o nome de educação corporativa. No que concerne, mais especificamente, ao conceito de aprendizagem organizacional, pode-se adotar o(s) modelo(s):

I. behaviorista, onde o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado.

II. cognitivista, que leva em conta, entre outros aspectos, aquisição de conceitos e solução de problemas.

III. estruturalista, que entende que o conhecimento faz parte da própria organização e não do indivíduo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. II.

O conhecimento em Administração é produzido

  • A. por meio do experimento e da comprovação estatística oriundos de métodos e técnicas científicos.
  • B. pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e seus colaboradores e da aplicação de métodos científicos.
  • C. por relatos da experiência empírica em todos os tipos de organizações.
  • D. pela disseminação e aplicação dos conhecimentos descritivos e prescritivos.
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