Questões de Administração do ano 2017

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A literatura aponta um claro discrimen entre as atividades rotineiras de uma organização e aquelas que são caracterizadas como projetos. Esse conceito restou sintetizado em uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, o PMBOK, que define projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Um dos conceitos apresentados pelo PMBOK, relacionado às áreas de conhecimento para o gerenciamento de projetos, é a Estrutura Analítica do Projeto – EAP, que pode ser entendida como

  • A. a alocação do projeto dentro das prioridades da organização e sua consequente hierarquização.
  • B. o mapeamento dos pontos críticos do projeto, denominados “bottlenecks” (gargalos).
  • C. a descrição detalhada do projeto e do produto ou serviço resultante, correspondente ao seu escopo.
  • D. a subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe envolvida no projeto, até sua menor divisão, denominada “pacotes de trabalho”.
  • E. o fluxograma de todos os processos envolvidos na realização do projeto, com identificação da estimativa de tempo para cada tarefa.

A motivação é um tema de suma importância na gestão organizacional e, nesse sentido, diversas teorias buscam explicá-la. Entre as teorias denominadas de conteúdo, uma das mais representativas é a Teoria das Necessidades Adquiridas, desenvolvida por David Mcclelland, segundo a qual

  • A. os fatores extrínsecos que geram a motivação não são passíveis de controle, podendo, contudo, ser transformados em recompensas.
  • B. um dos motivos que orientam a dinâmica do comportamento é o desejo de relacionamentos interpessoais amigáveis, denominado afiliação.
  • C. o que determina a motivação é a correlação estabelecida entre a tarefa e a recompensa para a sua realização, denominada valência.
  • D. existem necessidades individuais cuja busca pela satisfação se sucede, hierarquicamente, sendo esse o cerne do processo motivacional.
  • E. a busca de realização, representada pela luta pelo sucesso, é um fator secundário na dinâmica da motivação, denominado expectância.

As organizações podem ser estruturadas de diferentes formas e cada tipo de estrutura se mostra mais adequado para determinada finalidade. Uma dessas modalidades é a denominada estrutura divisional, implantada inicialmente por Alfred Sloan na General Motors. Outra, é conhecida como estrutura matricial, que passou a ser implementada a partir do final do século XX. Uma das principais diferenças entre elas é que

  • A. ambas possuem unidades com autonomia, denominadas centros de resultados, porém apenas a matricial possui órgãos com duração limitada, ligados a determinados projetos.
  • B. a divisional é departamentalizada pelo critério funcional no primeiro nível, enquanto a matricial é dividida por produto.
  • C. ambas são orientadas por projeto, sendo a divisional organizada de forma verticalizada e a matricial em cadeias horizontais.
  • D. a matricial é mais estável, com órgãos divididos por áreas de especialização, enquanto a divisional é mais flexível e pode ser ajustada de acordo com a produção.
  • E. a divisional apura lucro ou prejuízo por centros de resultados e a matricial dentro do sistema contábil para o conjunto da empresa.

Uma das atividades próprias do administrador é a que diz respeito ao controle, no bojo da qual se insere:

  • A. fixação de critérios de avaliação do desempenho individual de cada colaborador em função dos resultados almejados.
  • B. o denominado ajuste espontâneo, que corresponde ao alinhamento da ação às circunstâncias ambientais.
  • C. estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo e a verificação do correspondente cumprimento.
  • D. apenas medidas de natureza estritamente financeira, em especial contenção de gastos e revisão de estratégias voltadas para a busca da eficiência.
  • E. medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e metas da organização sejam atingidos.

Um dos aspectos comumente apontados como diferenciação entre os conceitos de clima e cultura organizacional consiste em que

  • A. cultura é mais profunda, representando os pressupostos básicos do clima organizacional.
  • B. clima possui natureza descritiva, representando o ser, e cultura prescritiva, representando o dever-ser.
  • C. clima comporta mensuração, por meio de pesquisas, e cultura alteração, com base em ritos de degradação.
  • D. clima possui natureza avaliativa, podendo ser classificado como favorável ou não, enquanto a cultura é descritiva, objeto de constatação.
  • E. cultura possui apenas elementos intrínsecos, e clima aspectos extrínsecos, denominados artefatos observáveis.

A partir de divergências de percepções e ideias, os componentes de uma organização podem se colocar em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. O conflito, conquanto inevitável, deve ser gerenciado, havendo diferentes abordagens para a gestão de conflitos, entre elas a que procura minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos comuns, ou, ainda, promovendo o reagrupamento de indivíduos. Trata-se da abordagem

  • A. de processo.
  • B. estrutural.
  • C. mista.
  • D. distributiva.
  • E. interativa.

Considere que determinado órgão integrante da Administração pública pretenda implementar uma política de valorização de pessoal baseada na meritocracia, utilizando, como ferramenta, a avaliação de desempenho. Para tanto, pretende privilegiar, entre as metodologias disponíveis, a que contemple a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona. A metodologia mais adequada para o escopo pretendido seria a

  • A. APPO – Avaliação Participativa por Objetivos.
  • B. Comparação Binária.
  • C. Pesquisa de Campo.
  • D. Avaliação 360º
  • E. Lista de Verificação.

A tomada de decisão é uma das atividades mais típicas do administrador. Existem diferentes tipos de decisão, sendo que algumas delas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, com base em um acervo de soluções da organização. Tais decisões são as denominadas

  • A. Programadas.
  • B. Padronizadas.
  • C. Recorrentes.
  • D. Impróprias.
  • E. Consultivas.

Uma das etapas relevantes para implementação da gestão por competências consiste no mapeamento de competências. Entre o rol de instrumentos preconizados pela literatura para a realização desse mapeamento se inclui o grupo focal, utilizado

  • A. como sucedâneo das entrevistas individuais, na forma de uma entrevista coletiva onde o entrevistador atua como moderador.
  • B. para substituir a análise documental, tornando mais dinâmico o processo de identificação dos objetivos institucionais.
  • C. como técnica de pesquisa, voltada à identificação das competências relevantes dentro de determinado contexto.
  • D. para identificação das atribuições de cada cargo ou função, constituindo insumo fundamental para identificação das competências propriamente ditas.
  • E. na forma de questionário, para segregar as competências técnicas, apartando-as das comportamentais e situacionais.

Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:

  • A. diretiva e colaborativa.
  • B. democrática e autocrática.
  • C. autocentrada e cooperativa.
  • D. ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
  • E. estrutura de iniciação e consideração.
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