Questões de Administração do ano 2017

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Com relação à postura profissional e a relações interpessoais, julgue os itens a seguir. O nível de interação e a harmonia no ambiente de trabalho podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma atividade. Sendo assim, algumas dificuldades enfrentadas no relacionamento interpessoal são a empatia, a assertividade e a dificuldade de priorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito e as características da cultura organizacional são abordados pela literatura que estuda esse fenômeno nas organizações, apontando que

  • A. a natureza maleável da cultura organizacional permite diferentes percepções no âmbito interno e externo, o que denota o seu caráter avaliativo.
  • B. os denominados artefatos observáveis, ao contrário do que o nome possa sugerir, correspondem aos aspectos fechados da cultura, tais como a ideologia e filosofia adotadas pela organização.
  • C. os aspectos formais e abertos da cultura, denominados valores organizacionais, possuem caráter eminentemente avaliativo.
  • D. a cultura possui, em seus níveis mais profundos, aspectos como as crenças inconscientes, denominados, por alguns autores, pressupostos básicos.
  • E. a cultura pode ser avaliada como favorável ou desfavorável ao desempenho dos membros da organização, podendo ser mensurada por pesquisas periódicas.

A cultura organizacional constitui um fenômeno estudado por diversos autores, estreitamente ligado à própria identidade da organização e à forma como ela é vista por seus integrantes e pela sociedade. Os autores costumam apontar, entre os aspectos, mais facilmente perceptíveis da cultura de uma organização

  • A. o clima organizacional.
  • B. os ritos de degradação.
  • C. a osmose geográfica.
  • D. a ideologia.
  • E. os artefatos observáveis.

Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração entre os participantes. A adaptabilidade é a capacidade de

  • A. investigar, diagnosticar e compreender de forma realista o contexto organizacional.
  • B. conhecer e compreender o passado e o presente da organização e de compartilhar essas informações por toda hierarquia.
  • C. resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
  • D. estimular o funcionamento orgânico e integrado entre a organização e o meio ambiente, aceitando e estimulando as diferenças.
  • E. transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro.

A cultura organizacional contempla o conjunto de valores e crenças que mantêm unidos os membros da organização e, por outro lado, produz perante a sociedade, através do conjunto de percepções, o que chamamos de imagem corporativa. Entre os níveis fundamentais da cultura apontados pela literatura, estão os denominados Pressupostos Básicos, que correspondem

  • A. aos valores da organização, traduzidos na filosofia e ideologia adotadas.
  • B. os aspectos formais e abertos da cultura organizacional.
  • C. à moldura normativa da organização, que contempla os comportamentos esperados e os reprováveis.
  • D. aos símbolos e ícones representativos da organização, facilmente observáveis.
  • E. à camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

A gestão de pessoas na atualidade engloba um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Acerca desses processos, julgue os itens subsequentes. O processo de agregar pessoas refere-se à criação de condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas, incluindo administração da cultura organizacional, clima, disciplina, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. O comprometimento com o trabalho na organização relaciona-se diretamente com o conhecimento da cultura organizacional e com a motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange à cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais.
  • B. A cultura organizacional estimula a instabilidade do sistema social, ajudando a manter a organização dispersa.
  • C. A fonte primordial da cultura organizacional é o planejamento estratégico, o que significa que os objetivos futuros nortearão os costumes e tradições da organização.
  • D. No processo de recrutamento e seleção, é possível doutrinar os novos funcionários na cultura organizacional.

A cultura organizacional é a maneira como costumeira ou tradicionalmente as pessoas se comportam nas organizações, como pensam e como agem de maneira informal.

Ao observar os três níveis da cultura organizacional verifica-se um nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, que é o nível:

  • A. Artefatos
  • B. Valores compartilhados
  • C. Pressuposições básicas
  • D. Comportamento organizacional
  • E. Pressuposições organizacionais

Assinale a alternativa que indica corretamente a área do conhecimento multidisciplinar que busca compreender os aspectos humanos e sua influência nas estruturas formais e racionais de uma organização.

  • A. Isonomia
  • B. Filantropia
  • C. Ergonomia
  • D. Avaliação individual
  • E. Comportamento organizacional
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