Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A excelência nos serviços públicos corresponde ao grau máximo da qualidade dos serviços prestados. Não obstante difícil de ser alcançada plenamente, é certo que os programas de qualidade perseguem o seu atingimento. Exemplo disso é o modelo de excelência em gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que contempla

  • A. critérios de excelência em gestão, inspirados nas melhores práticas das organizações, como o pensamento sistêmico.
  • B. fundamentos de excelência, como estratégias e planos, que permitem medir o grau de excelência da organização.
  • C. benchmarking, consistente em exemplos de ações e experiências bem sucedidas passíveis de serem incorporadas.
  • D. procedimentos padronizados para gerenciamento de processos, utilizando como ferramenta principal o workflow.
  • E. sistema de pontuação que visa determinar o grau de maturidade da gestão da organização, tendo como referência os critérios de excelência e seus subitens.

Um dos instrumentos disponíveis para a melhoria dos processos de uma organização é o Ciclo PDCA, com a padronização e a redução de erros. As etapas necessárias para aplicação de tal metodologia consistem em

  • A. promover a redução de fases; desenvolver estratégias; corrigir desvios e avaliar o desempenho dos envolvidos no processo.
  • B. mapear os processos; desenvolver estratégias de ação; controlar os prazos de execução; avaliar os resultados
  • C. planejar; executar as atividades previstas no planejamento; verificar o grau de cumprimento do que foi planejado; identificar eventuais falhas e adotar ações corretivas.
  • D. estabelecer metas; definir ações necessárias para atingimento das metas; avaliar o cumprimento das metas; redesenhar os processos.
  • E. identificar os processos principais; planejar as atividades e tempos de execução; controlar a execução; agir para remover obstáculos.

Assinale a alternativa correta sobre como o Diagrama de Ishikawa também pode ser denominado.

  • A. Diagrama de Pareto.
  • B. Diagrama de Causa e Efeito.
  • C. Diagrama de Plano de Ação.
  • D. Diagrama de Mapeamento.
  • E. Diagrama de 5W2H.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

Uma das ferramentas da qualidade, que é apresentada na forma de gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de que 80% das consequências advêm de 20% das causas, isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Cuja maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É chamado de:

  • A. Fluxograma.
  • B. Diagrama de Pareto.
  • C. Histograma.
  • D. Carta de controle.

A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade”.

Na situação descrita, seria uma medida adequada:

  • A. receita por funcionário;
  • B. taxa de redução de custos;
  • C. percentual de receita gerado por novos produtos;
  • D. retorno sobre o patrimônio líquido;
  • E. aumento da taxa de vendas por segmento.

O mercado de trabalho é dinâmico e sofre contínuas mudanças. As características estruturais e conjunturais que acompanham essas mudanças influenciam as práticas de recursos humanos das organizações. A esse respeito e considerando as mudanças que vêm ocorrendo, julgue os itens a seguir. A qualificação dos trabalhadores na era informacional é cada vez mais exigida, oportunizando empregos estáveis e permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais enfrentam desafios que se impõem perante o cenário econômico e social onde as mudanças são constantes.

Na busca pela excelência e/ou sobrevivência muitas organizações adotam a reengenharia. Identifique as quatro palavras chaves em que esse processo se fundamenta.

  • A. Finanças, clientes, radical e fundamental.
  • B. Radical, drástica, clientes e fundamental.
  • C. Fundamental, radical, drástica e processos.
  • D. Fundamental, radical, clientes e processos.
  • E. Radical, finanças, drástica e clientes.

As quatro fases que contemplam o Ciclo PDCA são:

  • A. propor ações, desenvolver tarefas, capacitar e agir corretivamente.
  • B. praticar melhorias, ditar regras, corrigir e analisar.
  • C. pensar, dialogar, conferir e avaliar.
  • D. planejar, executar, verificar e agir corretivamente.

A fase de planejamento do benchmarking pode ser definida como:

  • A. coleta, estudo e interpretação dos dados do benchmarking.
  • B. organização das modificações.
  • C. definição das melhores práticas a serem copiadas.
  • D. implementação das atividades.

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue os itens subsecutivos. Sistemas administrativos correspondem ao conjunto de softwares livres adotados por uma organização para melhorar o gerenciamento integrado das atividades administrativas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...