Questões de Administração do ano 2017

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Os fluxogramas são representações gráficas para análise administrativa de processos de trabalho, de produção ou de documentação. Com relação às suas características e ao seu uso, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Um fluxograma permite verificar como realmente funcionam todos os componentes de um sistema.

( ) Um fluxograma tem como desvantagem a complexidade de entendimento em relação a outros métodos descritivos.

( ) Um fluxograma pode ser aplicado a qualquer sistema por maior que seja a sua complexidade, assim como aos mais simples.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – V.
  • D. V – V – F.
  • E. V – V – V.

A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio porte quer implantar um método de avaliação de desempenho para o pessoal da área operacional (“chão de fábrica”). A gerente quer um método que seja de fácil utilização, permita comparar os resultados dos funcionários e possibilite fácil retroação de dados aos avaliados.

Tendo isso em vista, um método adequado seria:

  • A. escolha forçada;
  • B. administração participativa por objetivos;
  • C. incidentes críticos;
  • D. pesquisa de campo;
  • E. escalas gráficas.

O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. O comprometimento do colaborador com a organização apresenta tipologia afetiva quando ele demonstra disposição em nela permanecer devido à percepção de recompensas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. O comprometimento do colaborador com a organização apresenta tipologia instrumental quando ele demonstra disposição em nela permanecer devido a uma relação emocional, de lealdade e de desejo de pertencimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. O comprometimento do colaborador com a organização apresenta tipologia normativa quando ele demonstra disposição em nela permanecer devido aos objetivos e interesses da organização, estabelecidos e perpetuados por pressões normativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento de recursos humanos – PRH, é correto afirmar:

  • A. O PRH é o processo de executar ações que garantam a tomada de decisão sobre os processos externos à organização.
  • B. Nas melhores empresas, há distinção clara entre o planejamento estratégico e o PRH.
  • C. Além da formulação da estratégia, o PRH também é importante em termos da implementação da estratégia.
  • D. Há evidências que sugerem que a integração do planejamento de recursos humanos e do planejamento estratégico tende a ser mais efetiva quando não há alinhamento entre os dois processos.

Na preparação da nova administração da política de recursos humanos temos o projeto de valorização do servidor para a cidadania que busca proporcionar melhores condições no atendimento do serviço público de qualidade e de prontidão aos cidadãos brasileiros.

Este projeto apresenta como objetivos prioritários:

  • A. Resgatar os talentos individuais e promover a formação de consultores internos.
  • B. Resgatar a sinergia dos grupos e organizações que constituem a administração pública e promover a formação de consultores internos.
  • C. Resgatar os talentos individuais e constituir equipes de mobilização.
  • D. Resgatar os talentos individuais e promover sinergia dos grupos e organizações que constituem a administração pública.
  • E. Resgatar a sinergia dos grupos e organizações que constituem a administração pública e constituir equipes de mobilização.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a administração de recursos humanos (RH).

( ) Nem toda organização possui uma área específica de RH.

( ) A área de RH preocupa-se única e exclusivamente com as contratações de pessoal.

( ) Em um processo normal, quando detectado o excesso de pessoal em uma organização, profissionais do RH também podem se envolver com a dispensa de funcionários.

( ) Cabe ao departamento de RH indicar a necessidade de treinamento a fim de aumentar o desempenho dos funcionários.

( ) O RH não tem a atribuição de desenvolver um programa com vistas a satisfazer as necessidades futuras de recursos humanos.

( ) Ao RH também cabe a análise dos cargos dentro de uma organização e os comportamentos necessários ao seu desempenho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • F • V • V • F
  • B. V • V • F • F • F • F
  • C. V • F • V • V • F • V
  • D. V • F • V • F • V • F
  • E. F • V • F • V • F • V

No que concerne ao conceito de Gerenciamento de riscos, em relação aos processos de sua subdivisão, assinale a afirmativa correta.

  • A. Planejar as respostas aos riscos é o processo de implementar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar o processo da eficácia dos riscos.
  • B. Controlar os riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos dos projetos.
  • C. Realizar a análise qualitativa dos riscos é o processo de implementação e resposta aos riscos através da combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
  • D. Realizar a análise quantitativa dos riscos é o processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
  • E. Planejar o gerenciamento dos riscos é o processo de como avaliar as atividades com o objetivo de identificar os riscos do projeto.

De acordo com o Committee Of Sponsoring Organizations Of The Treadway Commission (COSO), são componentes de gerenciamento de riscos:

  • A. Estrutura Organizacional, Filosofia de Gerenciamento, Classificação de Riscos e Apetite ao Risco.
  • B. Atividade de Controle, Identificação de Eventos, Gestão Financeira de Liquidez e Avaliação.
  • C. Ambiente Interno, Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Resposta aos Riscos, Atividade de Controle, Informações e Comunicações.
  • D. Análise de Riscos, Probabilidade e Impacto, Tolerância e Apetite ao Risco.
  • E. Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Atividades Gerenciais Contínuas, Avaliações Independentes e Processos Informatizados.
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