Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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O moderno estilo de direção, segundo a Teoria Comportamental, parte do pressuposto de que as pessoas

  • A.

    evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.

  • B.

    precisam ser controladas e dirigidas por lideranças carismáticas.

  • C.

    procuram e aceitam responsabilidades e desafios.

  • D.

    são competitivas e inseguras quanto à disposição para a cooperação dos colegas.

  • E.

    são quanto mais criativas menos competentes para o trabalho produtivo.

No processo de DO (Desenvolvimento Organizacional), a questão que permite avaliar e comparar o status quo da estrutura organizacional e seus componentes em relação ao desempenho é

  • A.

    a interação de interesses.

  • B.

    o momento organizacional.

  • C.

    o choque de duas éticas.

  • D.

    a análise e gerenciamento das mudanças.

  • E.

    a saúde organizacional.

  • A.

    o foco do DO está em gerar uma nova ideia aplicada para desenvolver ou melhorar um produto, processo ou serviço.

  • B.

    o agente de mudança pode orientar o DO, porém há uma forte ênfase na competição, já que uma organização eficaz enfatiza a autoridade e os controles hierárquicos.

  • C.

    o treinamento de sensibilidade é uma técnica de DO que usa questionários para identificar discrepâncias entre as percepções dos membros da equipe, seguido de discussões e sugestões de soluções para os problemas.

  • D.

    a consultoria de processo é uma técnica de DO que utiliza atividades coletivas de alta interatividade para aumentar a abertura e a confiança entre os membros da equipe.

  • E.

    três valores podem ser identificados como embasamento do conceito de DO: o respeito pelas pessoas, a equalização do poder e a confrontação.

Em virtude do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, há um aspecto da Teoria de Administração que se refere ao número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Esse aspecto é denominado:

  • A.

    hierarquização;

  • B.

    delegação de competência;

  • C.

    amplitude administrativa;

  • D.

    controle efetivo;

  • E.

    restrição de supervisão.

Neste contexto complexo, um profissional que busca sucesso no mercado de trabalho:

  • A.

    Toma a decisão acreditando que cada problema tem uma solução única, que não influenciará o funcionamento do resto da organização.

  • B.

    Decide na confiança de que os problemas são complexos e podem apresentar diversas causas e soluções, interrelacionando-se com a organização como um todo.

  • C.

    Resolve os problemas de forma direta e linear, pois os problemas demandam soluções e resoluções.

  • D.

    Decide com base na capacidade de uma solução resolver o problema após sua implantação, não requerendo avaliações, pois a solução já foi definida.

  • E.

    Toma a decisão focando na singularidade dos problemas, de forma isolada, pois cada área da empresa é independente das demais.

Segundo Milan Zeleny (1994), “a tomada de decisão é um esforço para tentar resolver problema(s) de objetivos conflitantes, cuja presença impede a existência da solução ótima e conduz à procura do “melhor compromisso”. Diante desta definição, podemos afirmar que, no processo de tomada de decisão, existem algumas consequências. Elas podem apresentar-se da seguinte forma:

  • A.

    imediata, curto prazo, longo prazo, combinação das formas anteriores.

  • B.

    imediata, médio prazo, combinação das formas, pequeno porte.

  • C.

    imediata, médio prazo, combinação das formas, transparente.

  • D.

    imediata, longo prazo, combinação de anteriores.

  • E.

    longo prazo, transparente, combinação de outras formas.

A abordagem comportamental da Administração propõe o abandono de posições normativas e prescritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva. Nessa abordagem, evidencia-se que o comportamento das pessoas tem relação direta com as convicções e os estilos utilizados pelos administradores. As teorias X e Y apresentam certas convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.

De acordo com a Teoria Y, o homem

  • A.

    é indolente e preguiçoso por natureza.

  • B.

    é egocêntrico e não percebe outras necessidades que não as próprias.

  • C.

    é incapaz, por ser dependente das opiniões alheias, de autocontrole e disciplina.

  • D.

    aceita as responsabilidades e também as procura.

  • E.

    tem seus objetivos pessoais opostos, em geral, aos objetivos da organização.

A Teoria Comportamental enfatiza a

  • A.

    organização lógica das tarefas e a racionalização do espaço de trabalho.

  • B.

    satisfação do trabalhador como base intrínseca da eficiência produtiva.

  • C.

    influência das pressões estruturais, tecnológicas e comportamentais sobre as atividades de uma organização.

  • D.

    influência do contexto organizacional sobre a capacidade de cooperação e aprendizado dos indivíduos.

  • E.

    importância das interrelações entre as partes de uma organização.

Acerca das características das principais abordagens que fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas organizações, julgue os seguintes itens.

A abordagem comportamental focaliza a autonomia, elemento mediador entre formulação e efetivação de estratégias organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Declaradas a Missão, Visão e Valores da instituição, as prioridades e resultados quantitativos e qualitativos que se propõe a alcançar num prazo determinado são os

  • A. Diagnósticos Estratégicos.
  • B. Objetivos Estratégicos.
  • C. Fatores Críticos de Sucesso.
  • D. Princípios Estratégicos.
  • E. Objetivos Institucionais.
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