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O moderno estilo de direção, segundo a Teoria Comportamental, parte do pressuposto de que as pessoas
evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
precisam ser controladas e dirigidas por lideranças carismáticas.
procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
são competitivas e inseguras quanto à disposição para a cooperação dos colegas.
são quanto mais criativas menos competentes para o trabalho produtivo.
No processo de DO (Desenvolvimento Organizacional), a questão que permite avaliar e comparar o status quo da estrutura organizacional e seus componentes em relação ao desempenho é
a interação de interesses.
o momento organizacional.
o choque de duas éticas.
a análise e gerenciamento das mudanças.
a saúde organizacional.
o foco do DO está em gerar uma nova ideia aplicada para desenvolver ou melhorar um produto, processo ou serviço.
o agente de mudança pode orientar o DO, porém há uma forte ênfase na competição, já que uma organização eficaz enfatiza a autoridade e os controles hierárquicos.
o treinamento de sensibilidade é uma técnica de DO que usa questionários para identificar discrepâncias entre as percepções dos membros da equipe, seguido de discussões e sugestões de soluções para os problemas.
a consultoria de processo é uma técnica de DO que utiliza atividades coletivas de alta interatividade para aumentar a abertura e a confiança entre os membros da equipe.
três valores podem ser identificados como embasamento do conceito de DO: o respeito pelas pessoas, a equalização do poder e a confrontação.
Em virtude do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, há um aspecto da Teoria de Administração que se refere ao número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Esse aspecto é denominado:
hierarquização;
delegação de competência;
amplitude administrativa;
controle efetivo;
restrição de supervisão.
Neste contexto complexo, um profissional que busca sucesso no mercado de trabalho:
Toma a decisão acreditando que cada problema tem uma solução única, que não influenciará o funcionamento do resto da organização.
Decide na confiança de que os problemas são complexos e podem apresentar diversas causas e soluções, interrelacionando-se com a organização como um todo.
Resolve os problemas de forma direta e linear, pois os problemas demandam soluções e resoluções.
Decide com base na capacidade de uma solução resolver o problema após sua implantação, não requerendo avaliações, pois a solução já foi definida.
Toma a decisão focando na singularidade dos problemas, de forma isolada, pois cada área da empresa é independente das demais.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Segundo Milan Zeleny (1994), a tomada de decisão é um esforço para tentar resolver problema(s) de objetivos conflitantes, cuja presença impede a existência da solução ótima e conduz à procura do melhor compromisso. Diante desta definição, podemos afirmar que, no processo de tomada de decisão, existem algumas consequências. Elas podem apresentar-se da seguinte forma:
imediata, curto prazo, longo prazo, combinação das formas anteriores.
imediata, médio prazo, combinação das formas, pequeno porte.
imediata, médio prazo, combinação das formas, transparente.
imediata, longo prazo, combinação de anteriores.
longo prazo, transparente, combinação de outras formas.
A abordagem comportamental da Administração propõe o abandono de posições normativas e prescritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva. Nessa abordagem, evidencia-se que o comportamento das pessoas tem relação direta com as convicções e os estilos utilizados pelos administradores. As teorias X e Y apresentam certas convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.
De acordo com a Teoria Y, o homem
é indolente e preguiçoso por natureza.
é egocêntrico e não percebe outras necessidades que não as próprias.
é incapaz, por ser dependente das opiniões alheias, de autocontrole e disciplina.
aceita as responsabilidades e também as procura.
tem seus objetivos pessoais opostos, em geral, aos objetivos da organização.
A Teoria Comportamental enfatiza a
organização lógica das tarefas e a racionalização do espaço de trabalho.
satisfação do trabalhador como base intrínseca da eficiência produtiva.
influência das pressões estruturais, tecnológicas e comportamentais sobre as atividades de uma organização.
influência do contexto organizacional sobre a capacidade de cooperação e aprendizado dos indivíduos.
importância das interrelações entre as partes de uma organização.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características das principais abordagens que fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas organizações, julgue os seguintes itens.
A abordagem comportamental focaliza a autonomia, elemento mediador entre formulação e efetivação de estratégias organizacionais.
Declaradas a Missão, Visão e Valores da instituição, as prioridades e resultados quantitativos e qualitativos que se propõe a alcançar num prazo determinado são os
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