Lista completa de Questões sobre Abordagem Humanística da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Burns e Stalker, a partir de suas observações e pesquisas, propuseram uma classificação para as organizações, utilizada na atualidade, que estabelece os conceitos de organizações mecanísticas (ou mecanicistas) e organizações organísmicas (ou orgânicas).
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Douglas McGregor foi um autor behaviorista que se preocupou em comparar dois estilos distintos de administrar, aos quais deu o nome de Teoria X e Teoria Y, e que levavam em consideração o comportamento humano nas organizações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. O ser humano da Teoria X é indolente e egocêntrico. Falta-lhe ambição e trabalha o mínimo possível.
II. O ser humano da Teoria Y é naturalmente resistente às mudanças, mas tem potencial para assumir desafios.
III. Em ambos os casos (Teoria X e Teoria Y) o desempenho do ser humano varia em função dos incentivos financeiros.
Assinale:
As necessidades humanas listadas a seguir foram hierarquizadas por A. Maslow, à exceção de uma. Assinale-a.
Em uma situação de crise de imagem, os profissionais do departamento de comunicação devem aconselhar o assessorado a
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPE - RS) - 2015
O processo de comunicação nas organizações está sujeito a algumas barreiras que podem dificultar, ou mesmo impedir, que haja uma compreensão efetiva das mensagens veiculadas. Os três tipos de barreiras são:
A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2015
Em relação ao Conflito nas Organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O conflito na visão das relações humanas é um processo natural nos grupos e organizações.
( ) Na visão interacionista, procura-se encorajar os dirigentes do grupo a manter constantemente um nível mínimo de conflito.
( ) A técnica de resolução de conflitos que se relaciona ao não enfrentamento diz respeito a minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.
( ) A utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito refere-se à técnica de estimulação de conflito denominada comunicação.
Assinale a sequência correta.
Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente.
II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente.
III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal.
Assinale:
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. Para melhorar as trocas de informações, o desempenho de atividades e a captação de conhecimentos individuais entre os seus funcionários, a organização deve focar no desenvolvimento das habilidades e responsabilidades das equipes de trabalho sem envolver aspectos de nível emocional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...