Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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Burns e Stalker, a partir de suas observações e pesquisas, propuseram uma classificação para as organizações, utilizada na atualidade, que estabelece os conceitos de organizações mecanísticas (ou mecanicistas) e organizações organísmicas (ou orgânicas).

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A. Empresas mecanicistas reúnem características de divisão do trabalho e flexibilidade de atuação.
  • B. Nas empresas orgânicas há o predomínio da comunicação e interação laterais sobre as verticais.
  • C. A organicidade pressupõe informação ascendente filtrada e decisão descendente e amplificada.
  • D. Amplitude de controle expandida caracteriza as organizações mecanicistas e sua linha hierárquica.
  • E. As empresas orgânicas e as mecanicistas se equivalem quanto à forma de reagir ao ambiente.

Douglas McGregor foi um autor behaviorista que se preocupou em comparar dois estilos distintos de administrar, aos quais deu o nome de Teoria X e Teoria Y, e que levavam em consideração o comportamento humano nas organizações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O ser humano da Teoria X é indolente e egocêntrico. Falta-lhe ambição e trabalha o mínimo possível.

II. O ser humano da Teoria Y é naturalmente resistente às mudanças, mas tem potencial para assumir desafios.

III. Em ambos os casos (Teoria X e Teoria Y) o desempenho do ser humano varia em função dos incentivos financeiros.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

As necessidades humanas listadas a seguir foram hierarquizadas por A. Maslow, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Necessidades fisiológicas
  • B. Necessidades de segurança
  • C. Necessidades sociais
  • D. Necessidades espirituais
  • E. Necessidades de autorrealização

Em uma situação de crise de imagem, os profissionais do departamento de comunicação devem aconselhar o assessorado a

  • A. deixar a crise seguir seu rumo, confiando na pouca memória do público e na possibilidade de rapidamente outra crise tomar os noticiários.
  • B. aumentar as verbas publicitárias, de modo a conquistar a simpatia dos repórteres dos veículos de comunicação.
  • C. fugir do enfrentamento com a imprensa, para evitar que a empresa se torne a principal fonte de informações sobre o caso.
  • D. fugir do enfrentamento com a imprensa, para evitar que a empresa se torne a principal fonte de informações sobre o caso.
  • E. construir uma relação sólida com a imprensa por meio do oferecimento de informações exclusivas e brindes promocionais.

O processo de comunicação nas organizações está sujeito a algumas barreiras que podem dificultar, ou mesmo impedir, que haja uma compreensão efetiva das mensagens veiculadas. Os três tipos de barreiras são:

  • A. barreiras legais, barreiras sociais e barreiras comportamentais.
  • B. barreiras pessoais, barreiras comunicacionais e barreiras entre níveis hierárquicos.
  • C. barreiras físicas, barreiras tradicionais e barreiras tecnológicas.
  • D. barreiras pessoais, barreiras físicas e barreiras semânticas.
  • E. barreiras tecnológicas, barreiras sociais e barreiras legais.

A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

  • A. homem social;
  • B. homo economicus;
  • C. homem organizacional;
  • D. homem funcional;
  • E. homem complexo.

Em relação ao Conflito nas Organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O conflito na visão das relações humanas é um processo natural nos grupos e organizações.

( ) Na visão interacionista, procura-se encorajar os dirigentes do grupo a manter constantemente um nível mínimo de conflito.

( ) A técnica de resolução de conflitos que se relaciona ao não enfrentamento diz respeito a minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.

( ) A utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito refere-se à técnica de estimulação de conflito denominada comunicação.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, V, V
  • B. F, V, F, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, F, V, V

Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente.

II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente.

III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. Para melhorar as trocas de informações, o desempenho de atividades e a captação de conhecimentos individuais entre os seus funcionários, a organização deve focar no desenvolvimento das habilidades e responsabilidades das equipes de trabalho sem envolver aspectos de nível emocional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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