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Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. Para modificar efetivamente uma organização, é necessário modificar a sua cultura.
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A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. A cultura organizacional pode ser entendida como artefatos, valores, crenças, padrões de comportamento e pressupostos compartilhados pelos membros da organização.
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A respeito das relações humanas nas organizações, julgue os itens a seguir. Nos casos de empreendimentos construídos a partir dos relacionamentos e experiências das pessoas envolvidas, a cultura organizacional se desenvolve sem a influência da comunicação.
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Acerca da comunicação interpessoal e organizacional, das barreiras à comunicação e da comunicação formal e informal na organização, julgue os itens subsecutivos. Situação hipotética: O gerente de recursos humanos de uma instituição educacional reuniu-se com todo o corpo docente em um auditório para comunicar as novas diretrizes educacionais. Tendo em vista que o auditório era muito amplo, as pessoas que ocupavam as cadeiras localizadas no fundo do auditório não entenderam claramente as diretrizes informadas pelo gerente. Assertiva: Nessa situação, houve uma barreira física que prejudicou o processo de comunicação.
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Acerca da comunicação interpessoal e organizacional, das barreiras à comunicação e da comunicação formal e informal na organização, julgue os itens subsecutivos. É correto afirmar que o processo de comunicação ocorreu satisfatoriamente quando o diretor de uma organização redige uma orientação estratégica contendo dados de produtividade, bem como a análise dos resultados obtidos.
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Acerca da comunicação interpessoal e organizacional, das barreiras à comunicação e da comunicação formal e informal na organização, julgue os itens subsecutivos. Um empregado, ao realizar a modificação de uma orientação para acesso às dependências da empresa, gera uma barreira ao processo de comunicação denominada distorção.
Uma contribuição instrumental aplicável ao diagnóstico de cultura é de Porto e Tamayo, que construíram uma Escala de Valores Relativos ao Trabalho (EVT). Essa escala tem como base a teoria de valores humanos de Schwartz aplicada ao mundo do trabalho e é dividida em quatro fatores:
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Acerca da comunicação interpessoal e organizacional, das barreiras à comunicação e da comunicação formal e informal na organização, julgue os itens subsecutivos. Situação hipotética: A direção de uma empresa divulgou circular normativa sobre estratégias de mercado para alavancar as vendas, e a equipe de vendedores realizou reuniões entre os integrantes para debater as ações e compartilhar sentimentos relativos à circular. Assertiva: Nessa situação, fica constatada a existência de comunicação formal por meio da circular normativa e a comunicação informal originada nos debates da equipe.
Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido,
I. A primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não lideres, entre as quais traços físicos.
II. Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos: autocrático e democrático.
III. A Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, pode ser citada como exemplo de Teoria Situacional e enfatiza a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.
Está correto o que se afirma APENAS em
Dificilmente o processo de comunicação ocorre sem problemas. Entre a mensagem tal como é enviada e a mensagem tal como é recebida, existem barreiras que fazem com que a mensagem enviada e a recebida sejam diferentes entre si. O sistema cognitivo é considerado uma barreira à comunicação. São elementos cognitivos:
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