Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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Quando as organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E consequentemente provocando aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Com tudo isso, assegura-se que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, pois elas passam a constituir

  • A. a competência básica da organização, a sua principal desvantagem competitiva em um mundo globalizado, estável e de baixa concorrência.
  • B. a principal estratégia das empresas, pois em um mundo com características fechadas, onde a comunicação não flui entre as pessoas, o que mais prevalece são as atividades de exploração mineral.
  • C. a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
  • D. a competência extrajudicial da organização, em sua mais profunda atuação no mercado exterior e sem relações globalizadas.

A comunicação no ambiente de trabalho nem sempre é eficaz, pois os processos comunicativos muitas vezes são falhos. As ações de educação corporativa podem contribuir com a melhoria dos processos comunicacionais. O desenvolvimento de competências voltadas para o feedback seria uma das formas de buscar a melhoria dos processos comunicacionais. Um analista de design instrucional deve considerar que uma ação educacional para treinar feedback deve ter algumas premissas, entre elas:

  • A. priorizar não o que é dito, mas a interpretação das razões do que é dito, pois o foco deve estar na interpretação das motivações do outro e não no conteúdo em si;
  • B. ter como foco as pessoas, e não os seus comportamentos, posto que estes são mutáveis, enquanto as pessoas tendem a permanecer como são;
  • C. concentrar-se em julgamentos, e não em descrições, pois o juízo que é feito dos fatos acaba por ser mais importante que os fatos propriamente ditos;
  • D. preparar o emissor da mensagem para se certificar do correto entendimento do conteúdo que está sendo comunicado, em vez de supor que o receptor entenderá tudo o que foi dito;
  • E. ser um meio para oferecer conselhos para as pessoas em vez de uma forma para o compartilhamento de ideias e informações.

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue os próximos itens. Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No sistema de comunicação, exposto por Guimarães (2000), a valorização da mensagem escrita, a diplomacia da linguagem, assim como algumas ponderações e regras a serem lembradas, constituem pontos básicos para uma comunicação

  • A. eficaz.
  • B. de ideias.
  • C. comercial.
  • D. eletrônica.

Antes da redação de uma mensagem, é necessário um processo de configuração mental da comunicação que requer uma autoanálise e um planejamento do que se pretende expressar (GUIMARÃES, 2000). Um dos pontos básicos a serem observados nesse processo é a

  • A. definição de uma causa clara e plausível.
  • B. busca por método correto de fechamento.
  • C. concentração no que realmente se quer saber.
  • D. compreensão sobre os temas e os fechamentos expostos.

Nas abordagens contemporâneas, a liderança carismática tem recebido grande atenção de gestores e pesquisadores. Os líderes carismáticos inspiram fortemente seus seguidores, entre outros aspectos, porque têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por ela e apresentam comportamentos não convencionais. No entanto, a liderança carismática apresenta desvantagens e limitações, que precisam ser levadas em conta pela gestão de pessoas, tais como:

  • A. seus efeitos são neutralizados em grupos de trabalho coesos;
  • B. não é apropriada para ambientes de incerteza;
  • C. tende a silenciar as críticas e os posicionamentos contrários ao líder;
  • D. a insensibilidade às necessidades dos liderados gera insatisfação no longo prazo;
  • E. seus efeitos são neutralizados por um trabalho intrinsecamente satisfatório.

Com relação à evolução da administração, julgue os itens a seguir. A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os fatores de comunicação a que se deve especial atenção, como fator estratégico relevante que é, está o canal de comunicação. Quando um profissional analisa o canal a ser utilizado para a sua comunicação, deve considerar:

I. Rapidez da transmissão; volume de informações a serem transmitidas.

II. Complexidade das informações a serem transmitidas; flexibilidade da linguagem a ser utilizada.

III. Número de receptores a serem atingidos; economia de recursos de tempo, de esforço e de dinheiro.

IV. Possibilidade de diálogo / interatividade; necessidade de confiabilidade.

V. Rastro das informações veiculadas; elimina período conveniente para expor a mensagem.

Deve(m) ser considerado(s) pelo profissional para sua comunicação o que se afirma em:

  • A. V, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II, III e IV, apenas.

Segundo Medeiros (2014), são aspectos importantes para aperfeiçoar as comunicações administrativas, EXCETO:

  • A. Informatizar a comunicação.
  • B. Enxugar os excessos de informação.
  • C. Enxugar os excessos de informação.
  • D. Aperfeiçoar e padronizar a apresentação gráfica das informações.

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes. Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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