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Quando as organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E consequentemente provocando aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Com tudo isso, assegura-se que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, pois elas passam a constituir
A comunicação no ambiente de trabalho nem sempre é eficaz, pois os processos comunicativos muitas vezes são falhos. As ações de educação corporativa podem contribuir com a melhoria dos processos comunicacionais. O desenvolvimento de competências voltadas para o feedback seria uma das formas de buscar a melhoria dos processos comunicacionais. Um analista de design instrucional deve considerar que uma ação educacional para treinar feedback deve ter algumas premissas, entre elas:
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No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue os próximos itens. Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.
No sistema de comunicação, exposto por Guimarães (2000), a valorização da mensagem escrita, a diplomacia da linguagem, assim como algumas ponderações e regras a serem lembradas, constituem pontos básicos para uma comunicação
Antes da redação de uma mensagem, é necessário um processo de configuração mental da comunicação que requer uma autoanálise e um planejamento do que se pretende expressar (GUIMARÃES, 2000). Um dos pontos básicos a serem observados nesse processo é a
Nas abordagens contemporâneas, a liderança carismática tem recebido grande atenção de gestores e pesquisadores. Os líderes carismáticos inspiram fortemente seus seguidores, entre outros aspectos, porque têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por ela e apresentam comportamentos não convencionais. No entanto, a liderança carismática apresenta desvantagens e limitações, que precisam ser levadas em conta pela gestão de pessoas, tais como:
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Com relação à evolução da administração, julgue os itens a seguir. A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.
Entre os fatores de comunicação a que se deve especial atenção, como fator estratégico relevante que é, está o canal de comunicação. Quando um profissional analisa o canal a ser utilizado para a sua comunicação, deve considerar:
I. Rapidez da transmissão; volume de informações a serem transmitidas.
II. Complexidade das informações a serem transmitidas; flexibilidade da linguagem a ser utilizada.
III. Número de receptores a serem atingidos; economia de recursos de tempo, de esforço e de dinheiro.
IV. Possibilidade de diálogo / interatividade; necessidade de confiabilidade.
V. Rastro das informações veiculadas; elimina período conveniente para expor a mensagem.
Deve(m) ser considerado(s) pelo profissional para sua comunicação o que se afirma em:
Segundo Medeiros (2014), são aspectos importantes para aperfeiçoar as comunicações administrativas, EXCETO:
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Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes. Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.
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