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Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, a respeito da evolução da administração e do processo administrativo.
Uma das conclusões obtidas na teoria das relações humanas, por intermédio da experiência de Hawthorne, é que o nível de produção dos funcionários é influenciado por sua capacidade física ou fisiológica.
Os líderes que inspiram em seus seguidores confiança, aceitação inquestionável, disposição à obediência, envolvimento emocional, afeição pelo líder e desempenho maior, são
autocráticos.
democráticos.
situacionais.
coercitivos.
carismáticos.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Para ocorrer uma boa relação com os demais no ambiente de trabalho, assim como em outros ambientes, é necessário muitas vezes que uma pessoa se coloque no lugar da outra, para que ela possa compreender melhor as razões que levam alguém a agir de uma determinada maneira que ela julga errada. Como se chama essa capacidade?
Cooperação
Empatia
Conflito
Liderança
Clareza
O psicólogo Abraham Maslow afirmou que o que motiva as pessoas a agir são as necessidades não atendidas e que as pessoas satisfazem certas necessidades básicas antes de se sentirem altamente motivadas a satisfazer outras. Assim, Maslow classificou as necessidades em uma hierarquia de cinco níveis, onde as pessoas tentam primeiro satisfazer as necessidades da base da hierarquia. Quando as necessidades das categorias inferiores são satisfeitas, as pessoas movem-se para o atendimento das necessidades de categorias superiores. Considerando essa teoria, a necessidade no topo da hierarquia é a
autorrealização
estima
fisiológica
segurança
social
Administração - Abordagem Humanística da Administração - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
As teorias da administração evoluíram a partir de experiências realizadas e avaliações de seus resultados. Em 1927 foi iniciada uma pesquisa na Western Eletric Company para avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Esta pesquisa ficou conhecida como:
experimentos de Hawthorne;
estudos de ergonomia;
análise de grupo operacional;
censo laboral;
análise de fisiologia do trabalho.
A liderança é uma questão de influência no comportamento. Na Organização Alfa, José procurou imitar Pedro, que é seu chefe, na tentativa de igualarse ou ultrapassálo, ou pelo menos, chegar a ficar quase igual a ele. O que José tentou é conhecido como:
Emulação.
Sugestão.
Persuasão.
Coação.
Coerção.
A Psicologia Organizacional contribuiu para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, sendo marcado por um trabalho de Herbert Alexander Simon constituiu a Teoria:
da Contingência
Clássica
Estruturalista
Comportamental
A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem
garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.
assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.
proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.
permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.
assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.
Exercer a liderança numa organização é
colocar os funcionários para trabalharem.
obter dos funcionários os resultados acordados e esperados.
fazer com que os funcionários façam algo que você está convencido que deva ser feito.
fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.
manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores, tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se seguem.
O senso de limpeza ou Seiso consiste em atividades de arrumação ou ordenação dos objetos e informações que restaram após o Seiri, como, por exemplo, guardar materiais em lugar de fácil acesso.
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