Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Quando consideramos a organização como um sistema, alguns parâmetros são importantes (ambiente, entradas, processamento, saída e retroação). Qual deles diz respeito à correção do funcionamento do sistema?

  • A.

    Saída.

  • B.

    Retroação.

  • C.

    Processamento.

  • D.

    Ambiente.

  • E.

    Entrada.

Uma das ideias apresentadas pela Teoria Comportamental da administração refere-se aos sistemas de administração desenvolvidos por Rensis Likert, segundo os quais as organizações podem assumir feições diferentes, dependendo de condições internas e externas. Considerando esses diferentes sistemas de administração, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    no sistema autoritário-coercitivo, o processo decisorial é relativamente descentralizado e participativo.

  • B.

    no sistema participativo, ocorre ênfase nas recompensas materiais, principalmente salários.

  • C.

    a forte desconfiança entre as pessoas e um precário sistema de informações são típicos de sistemas autoritário-benevolentes.

  • D.

    no sistema consultivo, o fluxo de informações no sentido vertical e horizontal é facilitado.

  • E.

    o processo decisorial nos sistemas consultivos é centralizado na cúpula da organização.

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

O psicólogo Abraham Maslow é autor da teoria que pressupõe a existência de três necessidades específicas, dispostas de maneira separada, sem hierarquização, quais sejam: realização, filiação e poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.

Um colaborador com o perfil denominado de pacificador tem facilidade para aceitar as mudanças a serem implementadas pela equipe e adaptar-se a elas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as teorias contemporâneas da administração que enfatizam as pessoas, aquela que prioriza a motivação e a liderança é a teoria

  • A.

    das relações humanas.

  • B.

    do desenvolvimento organizacional.

  • C.

    do comportamento organizacional

  • D.

    da contingência.

  • E.

    dos sistemas.

A aprendizagem organizacional deve ser entendida como distinta da aprendizagem individual ao destacar

  • A.

    as técnicas e os mecanismos de “aprender com a experiência”.

  • B.

    o grupo como ponto de partida do processo.

  • C.

    o ensino de conteúdos teórico-conceituais.

  • D.

    a repetição de conteúdos meramente instrumentais.

  • E.

    a aprendizagem-ação como método principal de ensino.

Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram um modelo de liderança contingencial baseado no ciclo de vida, cuja proposta de estilo eficaz é baseada na maturidade dos subordinados de trabalho. O conceito de maturidade inclui duas dimensões: a de trabalho (capacidade) e a psicológica (disposição). Os estilos de liderança têm relação com o grau de maturidade dos subordinados. Cada estilo é caracterizado por palavras-chave. Para maturidade baixa dos subordinados a palavra-chave é

  • A.

    Persuadir.

  • B.

    Compartilhar.

  • C.

    Delegar.

  • D.

    Interagir.

  • E.

    Determinar.

Embora a teoria LPC (questionário do colega de quem menos gosto) de Fiedler seja a teoria contingencial de liderança mais amplamente pesquisada, outras teorias ajudaram a compreender as influências da situação na qual a liderança é exercida.

Entre elas, destaca-se a teoria da liderança situacional (TLS) de Hersey e Blanchard, afirmando que

  • A.

    a liderança eficaz é uma função de três variáveis – o estilo do líder (L), a maturidade do liderado (l), o desempenho (D) – expressa através da seguinte fórmula: E = (L, l, D).

  • B.

    a relação entre líder e membros reflete o grau em que um líder é aceito, o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros têm por seu líder, além de gerar reações emocionais positivas de seus subordinados.

  • C.

    o estilo de liderança de uma pessoa é fixo, e sua eficácia depende tanto do grau de estruturação e formalização da tarefa quanto do grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder.

  • D.

    o líder deve apoiar-se mais no comportamento voltado para a tarefa e menos para o voltado ao relacionamento quando a prontidão de um dos membros do grupo cresce.

  • E.

    o líder precisará, se os seguidores forem imaturos, dar instruções claras e específicas orientadas para tarefas, e, se eles forem muito maduros, o líder deverá aumentar a delegação.

Com relação a processo decisório e liderança, julgue os itens seguintes.

A liderança democrática resulta em atitudes mais positivas dos colaboradores, enquanto a liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.

A situação da escola como não trabalho tendeu a se alterar a partir da década de 60 com o surgimento da Teoria do Capital Humano. A educação deixou de ter, então, caráter meramente ornamental.

  • C. Certo
  • E. Errado
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