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Nas relações humanas que ocorrem no ambiente de trabalho, muitas vezes é necessário dar um retorno sobre ações e desempenho aos colegas da organização. Esse processo, conhecido como feedback, segue algumas regras. Nesse sentido, o feedback deve ser
avaliativo em vez de descritivo.
claro para assegurar comunicação precisa.
geral em vez de específico.
imposto em vez de solicitado.
inoportuno.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne a liderança, assinale a opção correta.
O perfil carismático de liderança concentra sua atenção no desempenho do funcionário ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, a execução das metas e o processo decisório.
Segundo McGregor, a liderança não é apenas atributo da pessoa, mas um processo social complexo que envolve as motivações dos liderados, a tarefa, o líder e o contexto dentro do qual ocorre a relação entre essas variáveis.
A liderança de maneira geral corresponde ao uso da influência coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los a realização de seus próprios objetivos.
O líder transacional se apoia nas necessidades de estima e autorrealização dos colaboradores, oferecendo uma série de recompensas de cunho emocional, como a própria realização da tarefa, e, por isso, a maioria dos seus liderados é do tipo fiel.
De acordo com o modelo de Blake e Mouton, o melhor estilo de liderança é o que se aproxima da possibilidade 5,5, ou aquele em que o comportamento do líder é o mais próximo possível do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.
Sobre motivação, é correto afirmar que
necessidades humanas são o foco central da teoria dos dois fatores.
motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição.
motivação depende da necessidade financeira, considerada na teoria como necessidade básica.
auto-realização é uma necessidade que se liga à estima e à consideração para ser atenuada.
pagamento de salário é considerado fator motivacional.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.
A estrutura formal da empresa consiste no foco de análise do comportamento humano nas organizações.
A liderança informal, bem como suas implicações, não é um elemento que influencia o comportamento das pessoas no ambiente organizacional.
O homem é um ser condicionado ao sistema social e às demandas de ordem biológica.
Os papéis organizacionais não devem ser explícitos, a fim de não se acentuar as diferenças hierárquicas.
A organização é apenas a responsável por estruturar a empresa, não formando um sistema social.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Estilo de liderança é o padrão recorrente de comportamento exibido pelo líder. Para os autores White e Lippitt, existem três estilos básicos de liderança:
I. Liderança Autocrática
II. Liderança Liberal
III. Liderança Democrática
Representam a participação dos líderes:
A. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Faz apenas comentários quando perguntado.
B. O líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.
C. O líder procura ser um membro normal do grupo. É objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas.
Marque a opção que relaciona corretamente o estilo de liderança à participação do líder.
I A; II B; III C
I A; II C; III B
I B; II A; III C
I B; II C; III A
I C; II B; III A
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsequentes, a respeito das funções da administração.
Na liderança do tipo laissez-faire, o líder não define etapas ou métodos de trabalho, apenas fornece materiais ou informações que lhe sejam solicitados.
O tipo de organização que surge espontaneamente entre os empregados que ocupam cargos em uma empresa denomina-se organização
formal.
clássica (taylorista).
informal.
burocrática.
departamental livre.
José, gestor de serviços da Empresa A, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antonio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa B, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização.
É correto afirmar que o gestor da empresaA e o da B adotam o estilo de gestão da Teoria Y.
A adota o estilo de gestão da Teoria X.
A adota o estilo de gestão da Teoria Z.
B adota o estilo de gestão da Teoria X-Y.
B adota o estilo de gestão da Teoria Z.
Uma organização cuja equipe de profissionais é capaz de, continuamente, renovar seus conhecimentos de maneira relevante para a sobrevivência e a permanência no mercado, é uma organização
burocrática.
social corporativa.
funcional.
que aprende.
Laissez-faire.
Nos anos 50, do séc. XX, Frederick Herzberg entrevistou centenas de trabalhadores e desenvolveu a teoria de motivação denominada Teoria dos Dois Fatores, na qual os fatores higiênicos estão associados a
dedicação, esforço e recompensa.
centralização, criatividade e inovação.
conservação, participação e engajamento.
autorrealização, saúde e qualidade de vida.
inserção social, segurança e reconhecimento.
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