Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fayol enumerou 14 Princípios Gerais de Administração. Assinale a alternativa que contém alguns desses princípios citados corretamente.

  • A.

    Equidade; Estabilidade; Licenças.

  • B.

    Espírito de Equipe; Férias e Licenças.

  • C.

    Unidade de Comando; Unidade de Direção.

  • D.

    Disciplina; Subordinação do interesse patronal ao interesse geral.

  • E.

    Centralização; Hierarquia; Flexibilidade organizacional.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo relativas às teorias administrativas.

( ) São características da Burocracia, segundo Elton Mayo: impessoalidade, rotinas e procedimentos padronizados, profissionalização dos participantes da organização.

( ) De acordo com a Teoria dos Sistemas, sistema é um todo organizado ou complexo, um conjunto de partes que formam um todo complexo e unitário.

( ) Uma das críticas à Teoria Clássica da administração é não dar a devida importância aos aspectos psicológicos e sociais das organizações.

( ) A importância de temas como autonomia, confiança nas pessoas e especialização das tarefas são enfatizadas pela Teoria das Relações Humanas.

( ) A Teoria Estruturalista nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais modelos de estruturas organizacionais são mais eficazes em determinados tipos de indústrias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V – V

  • B.

    V – F – V – F – V

  • C.

    F – V – V – F – F

  • D.

    F – F – F – F – V

  • E.

    F – V – V – V – F

Assinale a alternativa CORRETA.Fayol enunciou 14 princípios para a administração, entre os quais estão os princípios:

  • A.

    da rotatividade, da disciplina, da unidade de comando e da igualdade.

  • B.

    do rendimento máximo, da divisão do trabalho, da flexibilidade e da centralização.

  • C.

    da estabilidade do pessoal, do espírito de equipe, do rendimento máximo e da rotatividade.

  • D.

    do espírito de equipe, da divisão do trabalho, da flexibilidade e da centralização.

  • E.

    da subordinação dos interesses individuais aos grupais, da autoridade e da responsabilidade, da unidade de direção e da unidade de comando.

A escola da administração científica desenvolve uma abordagem ‘de cima para baixo’ ao enfatizar a

  • A.

    integração dos objetivos organizacionais e individuais.

  • B.

    análise intraorganizacional e a análise ambiental.

  • C.

    racionalização do trabalho no nível operacional.

  • D.

    racionalidade organizacional.

  • E.

    mudança organizacional planejada.

Na Era Industrial Clássica, uma das características centrais do trabalho que mais influenciou o estilo de gestão de pessoas foi

  • A.

    a existência de poucos níveis hierárquicos e coordenação descentralizada.

  • B.

    a existência de padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados.

  • C.

    o ambiente instável e a transformação constante dos padrões tecnológicos.

  • D.

    cargo pouco especializado com tarefas complexas e variadas.

  • E.

    pouca capacidade para mudança e inovação nas organizações.

Em relação a mudança, desenvolvimento e ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.

O conceito de mudança e o de capacidade adaptativa da organização às transformações do ambiente estão relacionados à abordagem taylorista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador. Atualmente, sobretudo com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, representada principalmente por Peter Drucker, os princípios foram redimensionados e são denominados Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

De acordo com as premissas da Teoria Y, concebidas por McGregor, a direção dos comportamentos dentro de uma organização, considerando as concepções antagônicas do comportamento humano, revela que a falta de ambição e o desapreço em assumir responsabilidades está relacionada com a preferência por ser dirigido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fayol foi o primeiro a defi nir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar:

  • A.

    cada uma das funções administrativas repercute na seguinte, determinando o seu desenvolvimento.

  • B.

    o ciclo administrativo não se repete, mas permite uma contínua correção e ajustamento através da retroação.

  • C.

    as funções do administrador formam apenas uma sequência cíclica: pois é um processo de funções pouco relacionadas em uma interação dinâmica.

  • D.

    as funções administrativas quando consideradas isoladamente formam o processo administrativo.

  • E.

    os autores da Teoria Clássica e Neoclássica apresentaram princípios administrativos comuns e defi niram as mesmas funções básicas para o administrador.

O enfoque do processo administrativo defi ne não apenas o processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes. Fayol indicou os deveres e princípios que devem ser seguidos pelos gerentes para que a administração seja efi caz. Assinale a opção que não apresenta um dos princípios de administração propostos por Fayol.

  • A.

    Divisão do trabalho, disciplina, inovação, interesse da organização e equidade.

  • B.

    Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, remuneração do pessoal e espírito de equipe.

  • C.

    Unidade de direção, interesse geral, remuneração do pessoal, estabilidade do pessoal e iniciativa.

  • D.

    Espírito de equipe, iniciativa, equidade, ordem, disciplina, interesse geral e centralização.

  • E.

    Ordem, autoridade e responsabilidade, estabilidade do pessoal e unidade de comando.

Taylor, mais conhecido por definir as técnicas da administração científica desenvolveu quatro princípios para aumentar a eficiência no local de trabalho. Esses princípios são os relacionados abaixo, exceto:

  • A.

    Desenvolver método para avaliar cada membro da organização, valorizando-o, de forma que todos avaliem todos.

  • B.

    Estudar a maneira como os trabalhadores desempenham suas tarefas, reunir todo o conhecimento informal de trabalho que os trabalhadores possuem e experimentar maneiras de aprimorar o modo como as tarefas são desempenhadas. Estudo de tempo e movimento.

  • C.

    Codificar os novos métodos de desempenhar tarefas em regras escritas e procedimentos operacionais padrão.

  • D.

    Selecionar cuidadosamente os trabalhadores com habilidades e capacidades que correspondam às necessidades da tarefa e treiná-los para desempenharem a tarefa de acordo com as regras e os procedimentos estabelecidos.

  • E.

    Estabelecer um nível justo ou aceitável de desempenho para uma tarefa, e então desenvolver um sistema de pagamento que forneça uma recompensa pelo desempenho acima do nível aceitável.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...