Questões sobre Administração da Produção

Lista completa de Questões sobre Administração da Produção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As auditorias e o PAC (Plano de Ação Conjunto) têm um papel importante para o desenvolvimento e a avaliação do desempenho dos fornecedores, sendo seus objetivos: 1) Alinhar as metas de desempenho do fornecedor com as metas e objetivos da organização. 2) Dar retorno aos fornecedores de maneira clara e direta a respeito do seu desempenho durante a fase de desenvolvimento. 3) Produzir indicadores gerenciáveis para a medição do desempenho do fornecedor. Quantos desses objetivos estão corretos?

  • A. Somente o primeiro.
  • B. Todos estão corretos.
  • C. Somente o terceiro.
  • D. Somente os dois últimos.
  • E. Nenhum deles está correto.

O desempenho do fornecedor é mais do que apenas o preço de compra mais baixo e incluiu também a parceria com o mesmo. Em algumas indústrias, para trabalhar mais estreitamente com um número menor de fornecedores em longo prazo, surgem as parcerias orientadas para arranjos. A partir desses dados, pode-se fazer algumas afirmações, não sendo correto concluir que:

  • A. Essas parcerias devem incluir o apoio da alta administração de ambas as empresas envolvidas.
  • B. Os custos de transações, a resolução de problemas, a comunicação não devem ser inseridos num protocolo de parceria com o fornecedor.
  • C. Desempenho significa tomar insumos (como trabalho do empregado, as exigências do mercado, os fundos operacionais, matérias-primas e insumos) e de forma eficaz e eficiente convertê-los em saídas consideradas valiosas por parte dos clientes.
  • D. Essas parcerias requerem a confiança mútua.
  • E. Os benefícios das parcerias significam menos variação de entradas de processo vitais.

Qual o critério que não se aplica para a seleção de bons fornecedores?

  • A. Agilidade e flexibilidade.
  • B. Estabilidade financeira.
  • C. Qualidade dos produtos e serviços.
  • D. Atendimento ao ciclo PMP (Process Management Price).
  • E. Cumprimento dos prazos.

Após a aprovação e o preenchimento de todos os quesitos para a seleção de fornecedores, dá-se início ao fornecimento normal. Nesse momento, deve-se fazer a análise inicial das entregas para avaliar os seguintes quesitos, exceto:

  • A. Cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos.
  • B. Manutenção dos Padrões de Qualidade estabelecidos.
  • C. Necessidade de reajuste nos preços ajustados.
  • D. Assistência Técnica.
  • E. Política de Preços determinada.

A cultura do JIT − Just-In-Time preconiza benefícios mútuos, produtividade contínua, bem como aumento da qualidade e valor nas duas extremidades da cadeia cliente-fornecedor, daí se pode afirmar:

1) O Just-In-Time é um programa tanto para o cliente como para o fornecedor, pois quando bem aplicado elimina os problemas de duplicidade do sistema operacional e da falta de confiança, reduzindo os custos operacionais de cliente e fornecedor.

2) No contexto do sistema JIT pode-se eliminar os controles internos, diminuindo em clientes e fornecedores os custos associados à auditoria, inspeção e estocagem de produtos, assim como, os custos de produção ao reduzir as taxas de refugo e retrabalho por falta de qualidade garantida nos produtos.

3) Possibilita melhorias nos processos de produção graças à tranquilidade oferecida ao se estabelecer contratos de longo prazo.

Quantas dessas afirmativas estão corretas?

  • A. Todas as afirmativas estão erradas.
  • B. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • C. Somente a afirmativa 2 está errada.
  • D. Todas as afirmativas estão certas.
  • E. Somente as afirmativas 1 e 2 estão erradas.

A Qualificação de Fornecedores visa diminuir os riscos nas relações entre contratante e contratado, além de assegurar o fornecimento de insumos dentro de um padrão de qualidade estabelecido com o mínimo esforço em ações corretivas. Por isso, pode-se afirmar:

1) Um fornecedor que apresenta os menores preços pode se revelar incapaz de exercitar os serviços previstos dentro de prazos estabelecidos e/ou atender aos parâmetros de qualidade desejados.

2) Um fornecedor vitorioso é aquele que está mais preparado para a redução de custos e fornecer serviços que agregam valor ao cliente.

3) Ao qualificar um fornecedor busca-se obter a uniformidade da qualidade, segurança e eficácia dos produtos e serviços adquiridos, almejando a melhora contínua dos processos organizacionais.

Quantas dessas afirmativas estão corretas?

  • A. Todas as afirmativas estão certas.
  • B. Todas as afirmativas estão erradas.
  • C. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • D. Somente a afirmativa 2 está certa.
  • E. Somente a afirmativa 3 está certa.

Na qualificação dos fornecedores, não se busca:

  • A. Assegurar o cumprimento da norma NBR 9005:2008, que faz parte da família ISO 9000.
  • B. Assegurar o fornecimento de insumos e serviços dentro do padrão de qualidade estabelecido.
  • C. Propiciar a melhoria contínua da qualidade.
  • D. Reduzir os custos da não qualidade.
  • E. Estabelecer uma parceria sólida entre as partes cliente-fornecedor.

Além de controlar e planejar as partes financeira e operacional e de melhorar o rendimento dos lucros da empresa, o orçamento também tem valor fundamental nas tomadas de decisões. Dividido em ramificações distintas, está diretamente ligado aos objetivos em longo prazo e às metas em curto prazo que as organizações pretendem atingir.

Com o objetivo de definir as quantidades a serem fabricadas para atender às necessidades de vendas e à política de estoques de produtos acabados, deve-se adotar o orçamento de

  • A.

    pessoal

  • B.

    comercialização

  • C.

    produção

  • D.

    investimentos

  • E.

    mão de obra direta

A implantação do GSCF (Global Supply Chain Forum) numa cadeia de suprimentos da empresa GAUDÉRIO S. A. fundamenta-se na integração de processos-chave de negócios da empresa por meio de suas cadeias de suprimentos. Qual das alternativas indica um processo que não consta do GSCF.

  • A. Gestão de retorno.
  • B. Gestão de relacionamento com fornecedores.
  • C. Gestão de envio.
  • D. Gestão de serviços a clientes.
  • E. Gestão de fluxo de manufatura.

O dono de uma pequena fábrica de bonecas percebeu que 4% dos olhos de cada lote que adquiria para suas bonecas eram rejeitados por algum motivo. Em consequência dessa rejeição, modificou as especificações do processo de suas compras de olhos para reduzir essas perdas. No lote seguinte, dos mesmos 1.600 olhos que sempre comprava, apenas 16 olhos foram rejeitados pelo controle de qualidade.

O valor da melhoria alcançada, expresso percentualmente, é

  • A. 1%
  • B. 25%
  • C. 75%
  • D. 100%
  • E. 400%
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...