Questões sobre Administração da Qualidade

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O Sistema de Qualidade aplicado ao controle de qualidade de um processo de gestão de matérias-primas deve conter diversos parâmetros a serem atendidos. Por isso, deve incluir no seu escopo:

1) As diretrizes que garantam a existência de determinados parâmetros que operam como padrões de referência para delinear e efetivar o controle.

2) Os parâmetros de apresentação das especificações relativas às matérias primas de forma particularizada, detalhando-se todos os itens que devem compor cada parte das especificações.

3) Um cronograma com todas as etapas da entrega das matérias primas e seus respectivos prazos, e deve conter todas as alterações das especificações, caso seja necessário.

Quantos desses itens devem ser incluídos?

  • A. Somente o primeiro.
  • B. Todos devem ser incluídos.
  • C. Somente o segundo.
  • D. Somente o terceiro.
  • E. Somente os dois últimos.

No que concerne à gestão de projetos e processos, julgue os próximos itens.

Por mais que se invista em qualidade, os gerentes podem relutar nesse investimento, por concluírem que ocorrerá, inevitavelmente, trabalho duplicado. No entanto, esse é um custo inevitável de conformidade na gestão da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que não representa um fundamento do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade.

  • A.

    Pensamento sistêmico.

  • B.

    Aprendizado organizacional.

  • C.

    Visão de futuro.

  • D.

    Valorização de pessoas.

  • E.

    Desenvolvimento de sistemas de informação.

Entre as soluções emergentes, o foi o kaizen primeiro método holístico que pregou a importância das pessoas e das equipes, participando e aplicando os seus conhecimentos. Sendo uma maneira de pensar e de agir,o kaizen:

  • A.

    baseia-se em equipes de especialistas, como ocorre com a administração da qualidade total, com a participação de todos os funcionários.

  • B.

    é uma maneira de pensar e de agir baseada em alguns princípios, como, por exemplo, treinar intensamente e capacitar todas as pessoas.

  • C.

    é estático, com manutenção do status quo , o que proporciona estabilidade aos processos nos quais esse método é utilizado.

  • D.

    propõe mudanças imediatas e visíveis que funcionam como efeito demonstração, para que as equipes se motivem com os resultados imediatos.

  • E.

    reestrutura os processos tal como a reengenharia, divergindo desta porque busca a solução em equipes internas, enquanto a reengenharia busca equipes externas.

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

O modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade permite que os vários elementos de uma organização sejam avaliados individualmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade, que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e a superação das suas expectativas, de forma que a satisfação dos clientes possa ser medida por meio de indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Pampa Eletrônicos S. A. utiliza o diagrama Ishikawa para gerenciamento e controle da qualidade de seus produtos, pois esse diagrama permite que sejam sugeridas possíveis causas de um problema para serem posteriormente confrontadas com os dados coletados. A sua utilização se dá na determinação das causas das barreiras que foram identificadas previamente, podendo-se afirmar que nas etapas de sua elaboração deve-se:

  • A. Desenhar o diagrama de causa-efeito.
  • B. Determinar o resultado ou efeito indesejado do processo que se deseja investigar.
  • C. Desmembrar as causas em subcausas (espinhas menores), até o nível desejado.
  • D. Determina a causa potencial dentro de uma categoria que nunca contribui com o efeito, sendo as flechas desenhadas em linhas verticais, aportando para o ramo de categoria.
  • E. Buscar opiniões para possíveis causas de cada um dos seis grupos M (método, máquina, medida, meio ambiente, mão de obra, material).

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos para garantir a qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

Com relação às ferramentas da gestão da qualidade, as folhas de verificação são ferramentas que questionam o processo e são relevantes para alcançar a qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A qualidade percebida por um cliente ou usuário de um serviço no momento de um atendimento pode conter duas dimensões: a relacionada ao processo do atendimento (I) e a relacionada ao processo organizacional (II). As duas dimensões são chamadas, respectivamente,

  • A.

    I-Agressiva e II-de Suporte.

  • B.

    I-Mecânica e II-Orgânica.

  • C.

    I-Técnica e II-Funcional.

  • D.

    I-Compacta e II-Transversal.

  • E.

    I-Diversificada e II-Flexível.

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