Questões sobre Administração da Qualidade

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De acordo com Greg Hutchins, a qualidade está relacionada à satisfação de muitos detentores de participações numa organização, incluindo comunidade, fornecedores, acionistas, empregados e gerência. Dados os itens seguintes quanto aos elementos da qualidade total,

I. Foco no cliente.

II. Liderança.

III. Excelência de produtos/processos.

IV. Envolvimento dos funcionários.

verifica-se que estão corretos

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II e V, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

A gestão pela qualidade pode implicar a formalização de um modelo que releve as características próprias da unidade de informação, em dimensões distintas, relacionadas às qualidades técnica, funcional, física, corporativa e interativa.

Dessas qualidades, a qualidade corporativa é aquela relacionada à(ao)

  • A. capacidade de a unidade de informação manter serviços atualizados.
  • B. imagem que a unidade de informação possui no mercado.
  • C. estrutura física da unidade e aos equipamentos disponíveis.
  • D. envolvimento direto entre quem oferece e quem usa os serviços.
  • E. comprometimento, sem restrições, da unidade de informação.

A respeito dos principais teóricos e de suas contribuições para a gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

Deming recomendava a independência da inspeção no processo de produção em massa, pois acreditava que a qualidade deveria ser construída junto com o produto ou serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos principais teóricos e de suas contribuições para a gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

De acordo com as ideias de Feigenbaum e Ishikawa, precursores da teoria do Controle da Qualidade Total (TQC), a qualidade dos processos organizacionais é de responsabilidade específica da própria gerência de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas normas industriais para processos de certificação são: 1) Série ISO 9000, formada por uma família de normas que orientam a implantação de sistemas de garantia da qualidade. 2) A série ISO 14000, composta por normas que orientam a implantação de sistemas para gerenciamento dos impactos ambientais. 3) A série ASTM 14000, composta por normas que orientam a implantação de sistemas para gerenciamento dos impactos ambientais. Marque a resposta errada.

  • A. A afirmativa 1 está certa.
  • B. A afirmativa 2 está errada.
  • C. A afirmativa 3 está errada.
  • D. As afirmativas 1 e 2 estão certas.
  • E. A afirmativa 1 está certa e a afirmativa 3 está errada.

Apesar dos critérios estabelecidos no capítulo 7.4 da ISO 9001, cada empresa tem a independência para definir seus próprios critérios para credenciar, selecionar e avaliar seus fornecedores, podendo definir seus critérios de criticidade considerandose, dentre outros aspectos o peso dos itens inclusos na cadeia produtiva, o cumprimento dos prazos acordados, produtividade, aspectos financeiros, fornecedor exclusivo, certificações existentes, índice de não conformidades no recebimento e processo e etc. Portanto, para a avaliação da criticidade do fornecedor esse não poderá ser classificado como:

  • A. N = necessário: requisito importante que pode influir em grau menos crítico.
  • B. R = recomendável; requisito importante que pode contribuir na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • C. I = imprescindível; requisito essencial que influi em grau crítico.
  • D. N/A = não aplicável.
  • E. N/T = não tolerável.

A Gestão pela Qualidade Total significa

  • A.

    reestruturar de forma radical os processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho quanto ao custo dos serviços e produtos.

  • B.

    um processo contínuo de medir produtos, serviços ou processos com relação aos concorrentes mais fortes ou a líderes internacionais do setor.

  • C.

    uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.

  • D.

    delegar poder aos funcionários para que estes possam desenvolver cada vez melhor o seu trabalho, consagrando aqueles que têm capacidade de manter e adquirir poder.

  • E.

    um processo de enxugamento de pessoal, no qual é delegada maior responsabilidade a gerentes e funcionários de níveis mais baixos, com o objetivo de diminuir a burocracia e os custos da organização.

Em relação às ferramentas de gestão da qualidade, julgue os itens consecutivos.

Um dos princípios da teoria da qualidade total é o trabalho proativo voltado para a prevenção de defeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ferramentas de gestão da qualidade, julgue os itens consecutivos.

Para que a política da melhoria contínua seja consolidada, os colaboradores da organização devem ser capacitados e treinados para resolver problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, julgue os itens que se seguem.

O sucesso de uma organização está diretamente relacionado a sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus colaboradores, que devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para a melhoria dos processos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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