Questões sobre Administração da Qualidade

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Em relação a modelos para gerenciamento da qualidade, julgue os itens a seguir.

São princípios de gestão da qualidade total satisfação total dos clientes, gerência participativa, constância de propósitos, aperfeiçoamento contínuo, garantia da qualidade, não aceitação de erros, delegação, eliminação de perdas e desperdícios e gestão por processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ferramentas estatísticas de qualidade, julgue os itens que se seguem.

Se todos os pontos de um gráfico de controle estiverem entre os limites superior e inferior de controle, o processo deverá ser considerado sob controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produtividade.

Para tanto, a empresa incentivou a(o)

  • A.

    constância de propósitos para a melhoria do serviço, objetivando, desse modo, tornar-se competitiva e manter-se em atividade.

  • B.

    prática da inspeção em massa, introduzindo a qualidade no serviço, desde o seu primeiro estágio.

  • C.

    avaliação anual de desempenho e de mérito, bem como a avaliação da administração por objetivos.

  • D.

    adoção de metas para a mão de obra, as quais exijam nível zero de falhas, estabelecendo, assim, novos níveis de produtividade.

  • E.

    processo de administração por objetivos numéricos e o processo de administração por cifras.

Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).

 Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)

  • A.

    implantação, dentro das organizações, de equipes de trabalho autodirigidas (ETA), plenamente responsáveis por criar um produto específico.

  • B.

    manutenção do compromisso de jamais estar satisfeito, do “muito bom” nunca ser o suficiente na busca da melhoria contínua.

  • C.

    eliminação da necessidade de algumas posições de supervisão, à medida que os funcionários assumem maiores responsabilidades.

  • D.

    criação de um sistema de remuneração dos empregados, baseado nas qualificações, segundo demonstração de proficiência em uma determinada tarefa.

  • E.

    favorecimento das reuniões em equipe e da rotatividade obrigatória de cargos para que os funcionários obtenham conhecimento de um conjunto mais amplo de tarefas.

Julgue o próximo item, relativo à gestão da qualidade.

Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam “sob controle”. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.

  • A.

    Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.

  • B.

    Os projetos de melhoria visam a saltos qualitativos de níveis de qualidade.

  • C.

    O comprometimento para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços pela organização vai além da mera alocação de recursos, passando inclusive por definições claras das prioridades negociais.

  • D.

    A alta direção da organização deve delegar o papel de formadora de opinião e difusora dos conceitos-chave para a área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que é a responsável por elaborar a estratégia organizacional para a melhoria na qualidade da gestão.

  • E.

    Pressões de curto prazo tendem a ocupar mais e mais esforço gerencial em detrimento dos esforços de melhoria de qualidade.

Dentre os princípios fundamentais que regem a Gestão pela Qualidade Total, está aquele que diz que sempre é possível buscar e encontrar novas maneiras de melhorar a qualidade e o desempenho dos processos e do trabalho em si. O nome desse princípio é

  • A.

    qualidade do processo.

  • B.

    qualidade do produto/serviço.

  • C.

    satisfação do cliente.

  • D.

    melhoria contínua.

  • E.

    kanban.

Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue os itens a seguir.

Requisitos não funcionais, também conhecidos como restrições ou requisitos de qualidade, expressam as condições ou as qualidades específicas a que o produto e(ou) componentes do produto deve(m) atender.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores. Assinale-os:

  • A.

    Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação dos clientes.

  • B.

    Redução de custos, aumento de produtividade, satisfação dos clientes.

  • C.

    Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação exclusiva dos acionistas.

  • D.

    Redução de desperdícios, aumento de produtividade, participação da comunidade local no processo decisório.

  • E.

    Redução de efetivo, aumento da eficiência, satisfação dos clientes.

NÃO é considerado como Princípio da Qualidade:

  • A.

    Envolvimento das pessoas.

  • B.

    Foco no cliente.

  • C.

    Melhoria contínua.

  • D.

    Abordagem sistêmica para a gestão.

  • E.

    Aumento do faturamento.

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