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Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a modelos para gerenciamento da qualidade, julgue os itens a seguir.
São princípios de gestão da qualidade total satisfação total dos clientes, gerência participativa, constância de propósitos, aperfeiçoamento contínuo, garantia da qualidade, não aceitação de erros, delegação, eliminação de perdas e desperdícios e gestão por processos.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às ferramentas estatísticas de qualidade, julgue os itens que se seguem.
Se todos os pontos de um gráfico de controle estiverem entre os limites superior e inferior de controle, o processo deverá ser considerado sob controle.
Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produtividade.
Para tanto, a empresa incentivou a(o)
constância de propósitos para a melhoria do serviço, objetivando, desse modo, tornar-se competitiva e manter-se em atividade.
prática da inspeção em massa, introduzindo a qualidade no serviço, desde o seu primeiro estágio.
avaliação anual de desempenho e de mérito, bem como a avaliação da administração por objetivos.
adoção de metas para a mão de obra, as quais exijam nível zero de falhas, estabelecendo, assim, novos níveis de produtividade.
processo de administração por objetivos numéricos e o processo de administração por cifras.
Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).
Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)
implantação, dentro das organizações, de equipes de trabalho autodirigidas (ETA), plenamente responsáveis por criar um produto específico.
manutenção do compromisso de jamais estar satisfeito, do muito bom nunca ser o suficiente na busca da melhoria contínua.
eliminação da necessidade de algumas posições de supervisão, à medida que os funcionários assumem maiores responsabilidades.
criação de um sistema de remuneração dos empregados, baseado nas qualificações, segundo demonstração de proficiência em uma determinada tarefa.
favorecimento das reuniões em equipe e da rotatividade obrigatória de cargos para que os funcionários obtenham conhecimento de um conjunto mais amplo de tarefas.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue o próximo item, relativo à gestão da qualidade.
Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.
As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam sob controle. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.
Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.
Os projetos de melhoria visam a saltos qualitativos de níveis de qualidade.
O comprometimento para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços pela organização vai além da mera alocação de recursos, passando inclusive por definições claras das prioridades negociais.
A alta direção da organização deve delegar o papel de formadora de opinião e difusora dos conceitos-chave para a área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que é a responsável por elaborar a estratégia organizacional para a melhoria na qualidade da gestão.
Pressões de curto prazo tendem a ocupar mais e mais esforço gerencial em detrimento dos esforços de melhoria de qualidade.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Dentre os princípios fundamentais que regem a Gestão pela Qualidade Total, está aquele que diz que sempre é possível buscar e encontrar novas maneiras de melhorar a qualidade e o desempenho dos processos e do trabalho em si. O nome desse princípio é
qualidade do processo.
qualidade do produto/serviço.
satisfação do cliente.
melhoria contínua.
kanban.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue os itens a seguir.
Requisitos não funcionais, também conhecidos como restrições ou requisitos de qualidade, expressam as condições ou as qualidades específicas a que o produto e(ou) componentes do produto deve(m) atender.
O conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores. Assinale-os:
Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação dos clientes.
Redução de custos, aumento de produtividade, satisfação dos clientes.
Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação exclusiva dos acionistas.
Redução de desperdícios, aumento de produtividade, participação da comunidade local no processo decisório.
Redução de efetivo, aumento da eficiência, satisfação dos clientes.
NÃO é considerado como Princípio da Qualidade:
Envolvimento das pessoas.
Foco no cliente.
Melhoria contínua.
Abordagem sistêmica para a gestão.
Aumento do faturamento.
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