Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Podemos citar como alguns, dentre outros, mandamentos da Gestão de Qualidade, exceto:
Tolerar reincidências de erros
Total satisfação do cliente
Zelar pelo aperfeiçoamento contínuo
Promover forma de engajamento e participação
Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para
analisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.
solucionar problemas causados por brainstormings.
analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.
ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.
Um cliente pretende adquirir um plano de saúde. Conversando com o corretor do plano, questiona quais os seus direitos, qual a cobertura do plano, o que não será coberto e quais as penalidades a que a empresa estará sujeita caso não cumpra o que foi prometido. Todos esses itens são descritos em um contrato que, depois de assinado, regulamenta a relação entre aquele prestador de serviço e seu cliente. Para a qualidade, essa é uma descrição
de uma relação normal de compra e venda.
da maneira como ocorre uma venda.
da formalização do acordo de nível de serviço entre o cliente e a empresa.
das responsabilidades de um fornecedor.
das responsabilidades do cliente para com o fornecedor.
As ferramentas da qualidade se tornaram populares por sua contribuição para sistematizar a busca pelas causas raízes dos problemas de qualidade enfrentados pelas empresas. A utilização de cada ferramenta tem um objetivo específico, e as ferramentas podem ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. São ferramentas de qualidade e suas respectivas aplicações as definidas abaixo, EXCETO
o diagrama de Ishikawa, utilizado para sistematizar as ações de melhoria, os responsáveis, os prazos e os custos.
o gráfico de Pareto, utilizado para priorizar problemas de qualidade de um processo.
o histograma, utilizado para identificar frequências e variabilidade nos processos.
o CEP, utilizado para controlar a centralização e a variação dos processos.
as folhas de verificação, utilizadas para contabilizar os problemas de processo.
O Just in Time é um conjunto de técnicas de administração da produção a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão dos recursos humanos. São expressões geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time, EXCETO
produção com estoques reduzidos
eliminação de desperdícios
manufatura de produção contínua
modelo de produção empurrada
melhoria contínua de processos
Uma das ferramentas mais utilizadas na Gestão da Qualidade, seja na indústria ou em serviços, é o CEP - Controle Estatístico de Processos. Através dessa técnica, é possível controlar a média e a variação dos processos. Sobre a relação entre os Limites de Controle (LSC e LIC) de um processo e os Limites de Especificação (LSE e LIE) afirma-se que
LSC = LIE + amplitude do processo
LIC = média do processo − LIE
LSE = LIE + 3 desvios padrão
LSC = LIE + 6 desvios padrão
não há relação matemática entre os Limites de Controle e os Limites de Especificação.
Desde a década de 30, diversos pensadores sugeriram abordagens distintas para a gestão da qualidade e propuseram metodologias e ferramentas estatísticas e não estatísticas como técnicas para garantir a qualidade de produtos e serviços. Uma das definições para a qualidade é a de que ela é inversamente proporcional à variabilidade. A metodologia, em particular, que se tornou popular e adotada em muitas empresas, por combater a variabilidade nos processos, é a
Seis Sigma
Lean Manufacturing
Reengenharia
5S
Teoria das Restrições
Administração - Administração da Qualidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A técnica que tenta captar o que o cliente precisa e como isso pode ser conseguido é denominada:
método de Taguchi;
engenharia de valor;
triagem;
engenharia de função;
desdobramento da função qualidade.
Administração - Administração da Qualidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Dentre as Limitações à Tarefa de Planejamento existe uma em que os produtos e serviços devem ter conformidade com os dados limites de tolerância projetados para o produto ou serviço. Esta é a limitação de:
espaço;
custo;
capacidade;
tempo;
qualidade.
Os custos da qualidade constituem as bases por meio das quais os programas de qualidade podem ser avaliados em termos de melhoramento de custos, aumento da lucratividade e outros benefícios para organizações que buscam a melhoria da qualidade dos seus produtos e/ou serviços.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando o conceito de cada categoria de custo e, a seguir, assinale a sequência correta.
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