Questões sobre Administração da Qualidade

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Um conceito de qualidade está relacionado com a conformidade com as especificações. Quando um trabalho é realizado de maneira correta da primeira vez, deve ficar claro para todos. A qualidade se encontra na prevenção, e esta, por sua vez, origina-se do treinamento, do exemplo, da disciplina, liderança e persistência. Na perspectiva desse conceito, está contido o princípio da qualidade denominado

  • A. Ciclo PDCA.
  • B. Satisfação total do cliente.
  • C. Comprometimento da alta administração.
  • D. Melhoria contínua.
  • E. Zero defeito.

O termo qualidade é um dos temas mais debatidos e difundidos no meio empresarial e no ambiente macroeconômico. Interligados ao conceito de qualidade existem outros, complementares, tais como produtividade, gestão ambiental, competitividade, globalização, etc. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir. O grande movimento da qualidade teve início, no Brasil, no início da década de 90, em função do cenário econômico na época, e todo e qualquer programa de qualidade tem como foco o cliente

PORQUE

O conceito primário de qualidade é atender às expectativas implícitas e explícitas do cliente.

Analisando essas informações, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Dentro de uma visão sistêmica da gestão é preciso controlar as variáveis envolvidas com os principais processos da organização, sejam elas nitidamente internas ou externas, como, por exemplo, aspectos ligados a fornecedores, parceiros e clientes. O controle ocorre em dois níveis, que são:

  • A.

    controle da qualidade dos serviços e produtos - antes, durante e após o processo - e controle da quantidade das metas efetivamente alcançadas.

  • B.

    controle da qualidade dos serviços - apenas antes do processo - e controle da quantidade das metas que deverão ser alcançadas.

  • C.

    controle da qualidade dos serviços - depois do processo - e controle da quantidade das metas que não foram alcançadas.

  • D.

    controle da qualidade dos serviços - durante o processo - e controle da qualidade das metas efetivamente alcançadas.

  • E.

    controle da qualidade dos serviços - antes, durante e após o processo - e controle da qualidade das metas que poderão ser alcançadas.

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

O diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade indicada para descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

A organização privada que adota o modelo da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o nível de suas práticas de gestão tem a sociedade como critério de excelência a ser analisado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muito embora, em seu início, a adoção de práticas de qualidade empresarial tenha sido olhada, de certo modo com descrédito pelos empresários, logo se percebeu que a adoção de programas de gestão da qualidade poderia representar significativos ganhos em vantagens competitivas, de modo que várias iniciativas de melhoria contínua se popularizassem rapidamente. A respeito da Gestão da Qualidade Total (TQM), considere as afirmativas abaixo.

I - Estabelece objetivos abrangentes, determinando ações necessárias para alcançá-los.

II - Prevê o treinamento necessário para cada ação prevista.

III - A implementação de programas de qualidade total tende a aumentar o custo de produção.

IV - Pode ser implantado sem a participação da gerência média.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Acerca das principais ferramentas da qualidade, o gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e em que sua altura diz respeito à respectiva frequência é chamado de

  • A.

    histograma.

  • B.

    folhas de verificação.

  • C.

    gráficos de dispersão.

  • D.

    diagrama de pareto.

  • E.

    diagramas de causa-efeito.

O sistema desenvolvido no Japão que visa, sobretudo, ao combate ao desperdício de materiais e à busca por estoques cada vez mais baixos é conhecido como

  • A.

    MRP.

  • B.

    MRP II.

  • C.

    just in time.

  • D.

    UEPS.

  • E.

    PEPS.

 

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos às teorias administrativas.

O ambiente no qual estão inseridas as organizações está em constante mudança, fazendo-se necessária a observação cautelosa da realidade e a boa adaptabilidade. Essas são as características centrais da administração da qualidade total, na qual a flexibilidade organizacional é um ponto essencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à gestão da qualidade, julgue os próximos itens.

O controle por processos, o cliente como processo e a orientação por prioridades são alguns dos princípios da qualidade total.

  • C. Certo
  • E. Errado
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