Questões sobre Administração da Qualidade

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A ferramenta de controle da qualidade que, através de uma representação gráfica com distribuição de frequências de um conjunto de medições, evidencia a de capacidade de gerar produtos que atendam às especificações, é o(a)

  • A.

    histograma

  • B.

    Diagrama de Causa e Efeito

  • C.

    gráfico de servqual

  • D.

    amostragem

  • E.

    folha de verificação

Dentre as dimensões da qualidade, aquela que indica com que frequência um produto fica fora de operação é conhecida como:

  • A.

    capacidade;

  • B.

    conformidade;

  • C.

    durabilidade;

  • D.

    operacionalidade;

  • E.

    confiabilidade.

Juran é um dos principais estudiosos da gestão pela qualidade nas organizações. Segundo ele, deve-se praticar qualidade em qualquer organização porque:

1) falta de qualidade é sinônimo de perda de vendas e dinheiro.

2) baixa qualidade gera custos advindos das reclamações, retrabalho e refugo.

3) baixa qualidade é resultado de má gestão nas organizações.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2 e 3.

“A busca pela perfeição a fim de encantar clientes cada vez mais conscientes” é uma definição de:

  • A.

    gestão.

  • B.

    qualidade.

  • C.

    marketing.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    BSC – Balanced Scorecard.

O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores, tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se seguem.

O senso de arrumação ou Seiton refere-se à limpeza da área de trabalho e investigação das rotinas que geram sujeira, objetivando modificá-las.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme descrito na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, para atuar como instrumentos de avaliação de desempenho, devem ser criados indicadores de desempenho e de qualidade que buscam medir a eficiência, a eficácia e a efetividade. Os indicadores são instrumentos de medição do desempenho da meta, e é preciso, antes de qualquer coisa, determinar o que medir e, para isso, deve-se considerar a complexidade dos processos a serem avaliados, além da importância das informações para verificar o alcance dos objetivos e metas. Ainda de acordo com a Diretriz, de acordo com dados das Normas Internacionais ISO 11620:1998, um indicador deve buscar relacionar determinadas características.

  • A.

    4, 3, 2, 5, 1

  • B.

    2, 1, 3, 5, 4

  • C.

    3, 1, 2, 5, 4

  • D.

    1, 3, 4, 5, 2

TakeshyTachizawa e Oswaldo Scaico (Organização Flexível – Qualidade na gestão por processos) afirmam que: “Os objetivos da empresa que garantem o preenchimento das necessidades fisiológicas e psicológicas são seus objetivos sociais. Sobre objetivos sociais fisiológicos, analise os itens abaixo:

I. salários;

II. benefícios;

III. planos de assistência médica;

IV. treinamento e qualificação.

Assinale a afirmativa CORRETA.

  • A.

    Apenas o item II está correto.

  • B.

    Apenas os itens III e IV estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

  • D.

    Apenas o item I está correto.

  • E.

    Todos os itens acima estão corretos.

TakeshyTachizawa e Oswaldo Scaico (Organização Flexível – Qualidade na gestão por processos), fazem a seguinte observação: “Um dos grandes problemas com que se defrontam as empresas é que a visão que a maioria tem dela mesma é extremamente segmentada, setorizada, ou atomística”. Podemos dizer que, na abordagem analítica, existem quatro características. A partir da identificação das características, identifique os conceitos e enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

  • A.

    1, 4, 3, 2.

  • B.

    3, 2, 1, 4.

  • C.

    2, 3, 4, 1.

  • D.

    3, 2, 4, 1.

  • E.

    4, 2, 3, 1.

Quanto menor o número de falhas, mais alta é a qualidade do ponto de vista da ausência de deficiências. Isso significa:

I – Maior eficiência dos recursos produtivos.

II – Maior satisfação do cliente com o desempenho dos produtos e serviços.

III – custos maiores de inspeção e controle.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente a I, II estão corretas.

  • B.

    Somente a II, III estão corretas.

  • C.

    Somente a I e III estão corretas.

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas.

Podemos citar como alguns, dentre outros, obstáculos a abordagem da Qualidade, exceto:

  • A.

    Comprometimento insuficiente da alta direção;

  • B.

    Centralizar no máximo, creditar para si o bônus e distribuir o ônus;

  • C.

    Criar expectativas reais, e confiar demais em ferramentas e técnicas;

  • D.

    Não estabelecer uma estimativa de aferição da liderança ou não estabelecer objetivo vinculado.

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