Questões sobre Administração da Qualidade

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A qualidade é definida por JURAN como adequação ao uso. Esse conceito prioriza elementos como

  • A. controle das não-conformidades dos processos.
  • B. leveza, embalagem do produto e normas de processamento.
  • C. atendimento cortês e competente e programa de treinamento.
  • D. características de um produto ou serviço que atende às necessidades do consumidor/usuário.

O sucesso da implantação de um processo de qualidade depende sempre

  • A.

    da conscientização e do compromisso permanente de cada um dos funcionários de toda a organização, inclusive de seus dirigentes.

  • B.

    da existência de um programa e do espírito crítico das chefias e encarregados.

  • C.

    do envolvimento de uma assessoria interna e/ou de uma consultoria externa especializada.

  • D.

    da necessidade de uma estrutura organizacional flexível para coordenar e controlar cada etapa do programa.

  • E.

    da ausência de conflitos interpessoais no relacionamento interno, bem como da ausência de padrões de qualidade.

A maneira como as relações humanas são conduzidas em uma organização tem forte impacto na produtividade e na qualidade do trabalho. Com referência a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O manejo inteligente das relações humanas no trabalho pode levar à superação de dificuldades organizacionais, como o alto índice de absenteísmo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A maneira como as relações humanas são conduzidas em uma organização tem forte impacto na produtividade e na qualidade do trabalho. Com referência a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A diminuição da qualidade das relações interpessoais entre os empregados de uma empresa está diretamente relacionada ao aumento de produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A maneira como as relações humanas são conduzidas em uma organização tem forte impacto na produtividade e na qualidade do trabalho. Com referência a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A valorização do ser humano no ambiente profissional é fato gerador de produtos e serviços de melhor qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os programas adotados pelas empresas quando da implantação de processos de qualidade total visam, dentre outros objetivos, a melhoria da eficiência e da qualidade do produto, a redução de custos e a

  • a.

    aplicação de técnicas estatísticas.

  • b.

    satisfação do consumidor.

  • c.

    identificação dos melhores desempenhos.

  • d.

    avaliação dos resultados.

  • e.

    inspeção de testes.

O primeiro passo para implantação de um sistema da Qualidade é a formalização, pela alta direção, de sua política da qualidade que deve

  • A. transmitir a identidade da organização e ser amplamente difundida e debatida com todos os colaboradores.
  • B. ser elaborada por profissionais do escritório da Qualidade por tratar-se de uma referência permanente para os clientes.
  • C. nortear as recomendações para melhor conhecer as rotinas operacionais e gerenciais, visando ao cumprimento das ações corretivas.
  • D. registrar todos os processos para garantir que as informações e procedimentos necessários estejam alinhados aos objetivos organizacionais.
  • E. apresentar soluções para os problemas com produtos e processos para o tratamento de não conformidades potenciais e não conformidades já ocorridas.

Para a análise da qualidade, pode-se lançar mão de algumas ferramentas difundidas pelo movimento da Qualidade Total. Uma destas ferramentas é o Benchmarking, que consiste em um(a)

  • A. abordagem estratégica que visa, através da análise do ambiente interno, à identificação de ameaças e oportunidades e de pontos fortes e fracos da organização.
  • B. método que favorece a avaliação e o controle do sistema da qualidade com os padrões especificados pelas normas.
  • C. agrupamento sequencial de passos ou atividades com um ou vários inputs e que termina por agregar algum valor ao consumidor direto e à organização.
  • D. abordagem de gestão empresarial que conduz à tão desejada excelência, utilizando-se de procedimentos de investigação que pretendem reunir e adaptar as respostas encontradas por outras organizações.
  • E. técnica de gestão para o controle de processos de melhoria contínua, evitando erros lógicos a partir de parcerias estabelecidas com outras empresas que também adotam a gestão da qualidade total.

Um sistema de Qualidade Total deve utilizar-se de ferramentas de apoio. Uma delas é o “Just-in-time” que tem como propósito

  • A. prevenir os erros de estoque por meio da identificação e padronização de etiquetas dos produtos.
  • B. estabelecer padrões de estoque com base na não existência de erros e deficiências.
  • C. produzir e manter plenamente os estoques para atender às possíveis demandas do mercado.
  • D. eliminar totalmente os estoques, equilibrando a produção de acordo com o consumo e em níveis superiores de qualidade.
  • E. definir qualidade conforme as necessidades do cliente e sua completa satisfação.

A qualidade é definida por JURAN como adequação ao uso. Esse conceito prioriza elementos como

  • A.

    características de um produto ou serviço que atendem às necessidades do consumidor/usuário.

  • B.

    padronização do produto e da embalagem do produto e normas de processamento.

  • C.

    manuseio cuidadoso do produto e atendimento respeitoso.

  • D.

    controle das não-conformidades dos processos para a melhoria contínua.

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