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Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, inerentes à relação entre cliente e fornecedor.
A gestão da qualidade de empresas de fabricação de bens centrada no processo produtivo não é uma prática comum nesse segmento de empresas.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue o item seguinte, relativo ao controle estatístico de processo.
A partir de medidas de centralização e dispersão de amostras representativas de uma população, podem ser feitas inferências sobre a própria população. Nesse sentido, uma das principais medidas de centralização utilizadas no controle estatístico de processos é o desvio-padrão dos dados da amostra.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir.
O sistema da qualidade, conforme apresentado nas normas NBR ISO série 9000, estabelece que, ao longo da cadeia de produção de uma empresa, devem ser definidos procedimentos e responsabilidades para processos e atividades que afetam a qualidade do produto, bem como devem ser mantidos registros que evidenciem que o processo foi executado conforme estabelecido na documentação.
Em um programa de qualidade, são ações básicas de gerenciamento dos processos:
missão, objetivos, metas e estratégias.
missão, objetivos, metas e políticas.
pessoas, tecnologias, sistema de informações e estrutura organizacional.
planejamento, desenvolvimento, controle e ação corretiva.
tecnologias, estruturas, fatores de produção e processos.
Na execução de um programa de qualidade, melhorias em um processo significa
manter um controle rígido nos padrões de qualidade já estabelecidos, consolidando-se o atual desempenho do processo.
agregar novos valores aos padrões estabelecidos nas rotinas, buscando-se um melhor desempenho e inovações no processo.
definir o conjunto de padrões que irão parametrizar as ações da instituição já consolidadas.
criar mecanismos que impeçam distorções no fluxo das ações já consolidadas e de bom desempenho.
formalizar as rotinas de modo que sejam conservadas as práticas já consagradas na instituição.
Os programas de qualidade se consolidaram no Japão visando basicamente produzir ganhos de competitividade para as indústrias; no entanto, as idéias e métodos da qualidade se espandiram para outras realidades. Assinale a opção que não corrresponde ao enfoque dado por um programa de qualidade.
A implantação de um programa de qualidade tem como foco garantir a qualidade do produto, promover melhorias contínuas por meio de estímulo à inovação, atender às expectativas dos clientes, mantendo-os satisfeitos.
A implantação de um programa de qualidade tem como foco padronizar a produção, promover melhorias por meio de um processo de especialização e criar unidades de atendimento ao cliente.
A implantação de um programa de qualidade tem como foco produzir um único produto padronizado, promover melhorias por meio de um processo de especialização e crer na fidelização do mercado.
A implantação de um programa de qualidade tem como foco garantir a qualidade do produto, promover melhorias contínuas por meio da diminuição de desperdícios, atender às expectativas dos clientes, mantendo-os satisfeitos.
A implantação de um programa de qualidade tem como foco produzir certo na primeira vez, promover melhorias contínuas por meio de estímulo à inovação, criar unidades de atendimento ao cliente.
Administração - Administração da Qualidade - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Segundo Juran, o gerenciamento para a qualidade é feito pelo uso de três processos universais de gerenciamento: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoramento da qualidade. Correlacione os processos com as etapas correspondentes:
( I ) Planejamento da qualidade
( II ) Controle da qualidade
( III ) Melhoramento da qualidade
( ) Avaliar o desempenho da qualidade.
( ) Estabelecer a infra-estrutura necessária para assegurar a criação organizada de mudanças benéficas.
( ) Determinar quem são os clientes.
( ) Comparar o desempenho com as metas de qualidade.
( ) Desenvolver características de produtos que correspondam às necessidades dos clientes.
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:
II - III - I - II - I
III - II - II - I - I
I - II - III - III - I
III - I - I - II - III
I - I - II - III - II
Administração - Administração da Qualidade - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
O modelo de Gerenciamento da Qualidade Total, descrito por John Oakland é composto por cinco elementos: processo, cliente/fornecedor, grupos, sistemas e ferramentas. As ferramentas fornecem o meio para análise, correlação e prognóstico sobre o que fazer quanto aos sistemas. Existe um conjunto de "métodos" que Ishikawa denominou de "as sete ferramentas básicas".
Assinale a alternativa que não contém uma dessas ferramentas básicas.
Diagrama de Causa e Efeito
Histograma
Análise de Pareto
Diagrama de Dispersão
Harmonograma
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto à reengenharia e a qualidade nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A qualidade total focaliza o cliente e é um processo de melhoria contínua.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo em vista o incremento de seu desempenho, as empresas buscam, de modo continuado, modelos de gestão que possam auxiliar no alcance dos retornos que elas esperam. A qualidade e a reengenharia são dois desses modelos que podem servir como instrumentos eficazes para o alcance dos objetivos organizacionais. Tendo em vista os dois modelos acima citados, julgue os itens que se seguem.
Os círculos da qualidade têm como objetivo essencial o desenvolvimento da qualidade na organização, melhorando a comunicação nos grupos de trabalho, sem que haja a necessidade de envolver os funcionários no processo de resolução de problemas.
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